Quem segura o Lucão? RJX faz 3 a 0 sobre a UFJF

A UFJF foi ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 7, enfrentar o RJX, atual líder da competição nacional, em jogo válido pela sétima rodada do returno. O time juiz-forano até que conseguiu equilibrar a partida no primeiro set, mas nos dois seguintes viu a equipe carioca fechar com boa vantagem. No final, o placar de 3 a 0 (25/21, 25/17 e 25/17) foi um reflexo do momento que as duas equipes vivem: o RJX segue na liderança isolada, enquanto o time de Juiz de Fora começa a se preocupar com o rebaixamento. A UFJF volta a quadra somente no dia 21, contra o Sada Cruzeiro, em Contagem.

O jogo

A Federal dominou o primeiro set até a sua metade. No primeiro tempo técnico, vencia por 8 a 5. Mas, comandada por Lucão, a equipe carioca foi encostando até chegar à igualdade em 13 pontos. Na segunda parada, já estava na frente: 16 a 14. A equipe juiz-forana não desisitiu e chegou à igualdade em 19 pontos. Experiente, o RJX soube controlar o ímpeto da UFJF e fechou o primeiro set em 25 a 21 após Lucão, da Federal, sacar na rede. O outro Lucão, do RJX, marcou dois pontos de saque em momentos importantes do set.

O segundo set começou equilibrado. Na primeira parada, o time da casa vencia por 8 a 7. O equilíbrio seguiu até o segundo tempo técnico, com o RJX vencendo por 16 a 14. Mas, a partir daí, o time de Bruninho, Dante e Lucão, que foi substituído, deslanchou, fechando em 25 a 17.

No terceiro set, com Clinty e Victor Hugo em quadra, a Federal conseguiu equilibrar somente até o primeiro tempo técnico, quando o RJX vencia por 8 a 6. Depois, o RJX abriu vantagem e vencia por 16 a 9 na segunda parada. Theo tinha grande atuação. Técnico do RJX, Marcelo Fronckowiak, substituiu alguns jogadores titulares. Do lado da Federal, Maurício Bara mandou Juninho à quadra a promoveu a estreia do levantador Xuxa. Mesmo assim o RJX não perdeu o ritmo e fechou o terceiro set em 25 a 17. Walas foi eleito o melhor jogador em quadra e faturou o Troféu Viva Vôlei. Theo foi o maior pontuador: 14 pontos.

Bloqueio da Federal não funcionou (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Após a partida, o ponteiro Hugo, em entrevista ao SporTV, comentou o motivo de a Federal não conseguir manter o mesmo nível ao longo do jogo. “Acho que faltou equilíbrio emocional nos momentos importantes. Combinamos de segurar o saque forçado do Lucão e não conseguimos”, destacou, para depois analisar a situação da equipe juiz-forana na Superliga: “A primeira meta agora é fugir do rebaixamento. Mas enquanto houver chances matemáticas para a classificação, temos que acreditar.”

Para o técnico da UFJF, Maurício Bara, a equipe mineira poderia ter feito algo a mais nesta partida. “A tristeza maior é não ter jogado o nosso melhor voleibol. Até começamos bem, um pouco mais equilibrados, mas quando não conseguimos manter esse nível a sensação é amarga. Poderíamos ter perdido de 3 a 0 da mesma forma, mas jogando melhor do início ao fim. Isso não aconteceu e é decepcionante”, disse.

EQUIPES

RJX – Bruno, Theo, Riad, Lucão, Thiago Alves e Dante. Líbero – Mário Júnior
Entraram: Ualas, Athos, Thiago Sens, Bernardo e Paulo Victor
Técnico: Marcelo Fronckowiak

UFJF – Gelinski, Luan Weber, Lucão, Victor Hugo, Japa e Hugo. Líbero – Fábio Paes
Entraram: Clinty, Wand, Aureliano e Juninho
Técnico: Maurício Bara

SÉTIMA RODADA DO RETURNO

06.02 (QUARTA-FEIRA) – Sesi-SP 3 x 0 São Bernardo Vôlei (25/18, 25/21 e 25/15), em 1h21, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
TROFÉU VIVAVÔLEI – Thiago Barth (Sesi-SP)
MAIOR PONTUADOR – Cléber (Sesi-SP), com 12 pontos

06.02 (QUARTA-FEIRA) – Volta Redonda 3 x 1 Funvic/Midia Fone (20/25, 25/23, 29/27 e 25/16), em 2h26, na Ilha de São João, em Volta Redonda (RJ)
TROFÉU VIVAVÔLEI – Ezinho (Volta Redonda)
MAIOR PONTUADOR – Léozão (Volta Redonda), com 18 pontos

06.02 (QUARTA-FEIRA) – Vôlei Futuro 1 x 3 Medley/Campinas (25/23, 17/25, 20/25 e 18/25) em 2h, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP)
TROFÉU VIVAVÔLEI – Jurquin (Medley/Campinas)
MAIOR PONTUADOR – Jurquin (Medley/Campinas), com 20 pontos

07.02 (QUINTA-FEIRA) – RJX 3 x 0 UFJF (25/21, 25/17 e 25/17), em 1h23, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ)
TROFÉU VIVAVÔLEI – Ualas (RJX)
MAIOR PONTUADOR – Theo (RJX), com 14 pontos

Deixe seu comentário