No sufoco! ADJF/Vianna conquista o bi do Mineiro feminino. Veja fotos

O time feminino da ADJF/Vianna Júnior conquistou, na manhã deste domingo, 16, o título do Campeonato Mineiro de Handebol. As finais do Estadual foram realizadas no ginásio do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), o antigo CTU, no bairro Fábrica. A conquista veio com uma vitória apertada sobre Montes Claros: 22 a 21. Foi o segundo título mineiro consecutivo da equipe e o sexto na história do Campeonato Mineiro. Os destaques da equipe juiz-forana, que na semifinal eliminou São João Nepomuceno por 25 a 23, ficaram por conta das atuações de Letícia Ramos, autora de nove gols na decisão, e Daiane Almeida, goleira que parou o ataque de Montes Claros com lindas defesas.

Leia também:
ADJF/Vianna entra em quadra por bi e tri do Mineiro
ADJF/Vianna e SJN/Sport garantem vaga na fase final do Mineiro. Matias campeã na Juvenil feminina
Granbery fica com dois dos quatro títulos dos Jogos Intercolegiais

O jogo começou com a equipe visitante dominando o placar. Chegou a abrir 6 a 4, mas não demorou muito e a ADJF conseguiu a virada. O primeiro tempo terminou em 11 a 9 para o time juiz-forano. O jogo seguiu equilibrado no segundo tempo. Mas, aos 13 minutos, Paula Nascimento, de Montes Claros chegou sozinha para concluir e parou em Daiane. No lance seguinte, Letícia Ramos fez 17 a 14. Mais um ataque para a ADJF e Tuany ampliou a vantagem para quatro gols.

A essa altura, a impressão era que Montes Claros estava abatido em quadra. Mas o time do Norte de Minas mostrou que ainda tinha forças e foi buscar o empate, que chegou em 20 a 20. Contanto com a experiência de suas jogadoras, o time juiz-forano soube frear a reação adversária e coube a Letícia Silva, a dois minutos do fim, marcar o gol que garantiu a conquista: 22 a 21.

Após a partida, o técnico Carlos Silva comentou a reação adversária e o bicampeonato da ADJF no Campeonato Mineiro de Handebol feminino. “Foi um desequilíbrio momentâneo. A equipe não soube administrar a vitória naquele momento, mesmo estando quatro gols na frente. Um adversário competitivo como Montes Claros, você não pode dar margem ao erro. Se tiver oportunidade de fazer, tem que fazer. Deixamos o time deles voltar para o jogo. A nossa vantagem é que a experiência, no final, nos ajudou a chegar  à vitória”.

Jogadoras da ADJF posam com o troféu de campeão. Foi o segundo título consecutivo do Mineiro e o sexto na história da competição

Após a partida, a Federação Mineira de Handebol premiou os destaques da competição. Daiane Almeida acabou eleita como revelação do Mineiro. “Estou muito orgulhosa. Eu trabalhei para isso. Não gostei da minha última competição. Dessa vez eu entrei em quadra querendo ajudar o meu time a ser campeão. Graças a Deus eu consegui”, disse.

Letícia Ramos recebeu homenagem por ter sido considerada a melhor atleta da competição. “Acho que o nome disso é superação. É muito tempo treinando, se dedicando, para chegar na final e conseguir dar o melhor. Foi isso que eu tentei fazer”, disse, para depois comentar as dificuldades encontradas no final do jogo. “Essa é a ADJF, que ao longo de anos vem se destacando”.

Os outros destaques foram: Daniele Guerra (melhor goleira), Fábio Evangelista (melhor técnico) e Adélia Moreira (artilheira, com 42 gols). Todos os três integram o time de Ipatinga.

ADJF/Instituto Vianna Júnior: Daiane Almeida (16), Letícia Silva (3), Tuany (5), Amanda Ribeiro (8), Letícia Ramos (9), Fabíola Neves (14) e Leila Fonseca (15). Demais jogadoras: Fernanda Araújo (2), Patrícia Aguiar (4), Laura Silva (6), Prícia Fernandes (10), Daniele Soares (11), Ludmila Castro (12), Natália Correa (13), Flávia Abreu (20). Técnico: Carlos Dias. Auxiliares: Victor Costa e João Paulo Evaristo.

Montes Claros: Emily Macedo (1), Mercês (4), Ana Paula Nascimento (6), Clarissa Nogueira (7), Francielle Santos (8), Jordana Oliveira (10), Elisângela Cruz (11), Simone Resende (12), Mariana Mariano (14) e Fabíola Santos (15). Técnica: Francileia Almeida.

Árbitros que atuaram na fase final: Geraldo Felix, Amaury Brito, Ricardo Maciel e Marcílio Cunha. Delegado da competição: André Oliveira.

CLASSIFICAÇÃO FINAL CAMPEONATO MINEIRO ADULTO FEMININO 2012:

1º LUGAR – ADJF/VIANNA JÚNIOR – JUIZ DE FORA
2º LUGAR – MONTES CLAROS
3º LUGAR – IPATINGA
4º LUGAR – SÃO JOÃO NEPOMUCENO

Texto e fotos: Thiago Stephan

Deixe seu comentário