Hugo nem olhou para fazer o golaço. A ciência do esporte explica

Propriocepção e automativa de movimento ajudaram o Tupi a conquistar a segunda vitória no Campeonato Brasileiro da Série C. No último sábado, o Carijó derrotou a Chapecoense por 1 a 0, com um gol de Hugo, aos 12 minutos do primeiro tempo. Ele recebeu passe fora da área e acertou um chutaço no ângulo do goleiro Nivaldo.

Acesse aqui para ouvir o gol com a narração de Rodrigo Rocha, na transmissão pela rádio web do Toque de Bola.

Na saída para o intervalo, surpreendeu ao afirmar que não olhou para o gol na hora do chute. “Uma grande parcela é do Salino, que me deu a bola, avisou que eu estava sozinho e pediu para eu chutar. Só tive o trabalho de dominar. Nem olhei”, disse Hugo, com sinceridade.

Diante da afirmação, alguns poderiam até dizer que foi fruto da sorte. Mas não é bem assim. Segundo o mestre em Psicologia do Esporte, doutor em Ciências da Saúde e pós-doutorando da Faculdade de Educação Física da UFJF, Emerson Filipino Coelho, a propriocepção é a capacidade que o corpo tem de se localizar espacialmente utilizando para isso vários sentidos, não só a visão.

“Como já está ambientado ao campo, não precisou da visão para saber onde estava. É a propriocepção. Sem olhar para nada, tomou uma decisão motora”, explicou o pesquisador. No caso, a tomada de decisão e o tempo de reação foram estimulados pela audição, quando Léo Salino pediu: “gira e chuta”. E o belo resultado obtido – a bola entrou no ângulo – é fruto também de automativa de movimento.

“Esse tipo de movimento é treinado repetidamente. Pode ser realizado mesmo sem a necessidade de consciência”, explicou Emerson, exemplificando algumas defesas em que o goleiro pega por “reflexo”, também automativa de movimento, uma vez que já estão condicionados para este tipo de situação. Por fim, o pesquisador destacou que o sucesso do lance, na sua avaliação, se deve, principalmente, aos treinamentos pelos quais o jogador passou ao longo de sua carreira.

Texto: Thiago Stephan

[wpfootball id_league=7 id_template=2]

Deixe seu comentário