Eberth, 20 anos, é bi na Fogueira

Um jovem bicampeão. Aos 20 anos, Eberth da Silva Silvério conquistou o bicampeonato da tradicional Corrida da Fogueira, em sua 65ª edição, prova realizada na noite deste sábado, 30, com percurso de 7km e largada e chegada na Praça do Bairro Bom Pastor. Eberth, da equipe Saúde Performance, marcou22min43 seg (tempo extra-oficial), superando, principalmente nos dois quilômetros finais, outro destaque da temporada: Flávio Carvalho Stuumpf, da equipe Super Amigos. “Foi depois do quinto quilômetro que eu consegui me manterem boa situação para conseguir chegar na frente dele”, revelou o bicampeão, pouco depois de cruzar a linha de chegada. Do terceiro ao quinto lugares, chegaram Edson do Nascimento, Edevaldo da Silva e Whellinton Douglas Nascimento.

No feminino, a enfermeira Erika Maria José Vieira, 29 anos, comemorava a sua primeira vitória na prova, com o tempo de 28min08. “Era um sonho. Sempre quis disputar a prova, e por algum motivo acabava não participando. Felizmente consegui trocar a minha escala e estou muito feliz com o resultado”, afirmou. A atleta explicou que é de Barbacena, mas que na prova representou Conselheiro Lafaiete. Érika revelou, ainda, estar vivendo uma temporada de ótimos resultados, como as vitórias nas provas Fundação Torino, em Belo Horizonte, prova da Polícia Militar, em Conselheiro Lafaiete, e na Corrida de D. Pedro, e um segundo lugar no Circuito Atenas, disputado na capital mineira.

Maior vencedora da prova, com seis canecos, Viviany Anderson ficou em segundo lugar, seguida de Ingrid Abrahão, Andriléia do Carmo Souza e Tânia Villaça. Andriléia defendia o título de 2011, já tendo  vencido a Fogueira em três oportunidades.

A prova registrou 1.800 inscrições, entre os participantes da corrida e da caminhada. Antes da largada principal, que ocorreu às 19h15, houve corridas para as crianças, que cumpriram percursos distintos. De 4 a 6 anos, 100m. De 7 a 9 anos, 300m. Atletas de 10 a 12 anos percorreram 600m, e na faixa de 13 e 14 anos a distância foi de 1km.

Homenagem póstuma

O atleta Fernando Santos, da Equipe Super Amigos, enviou ao Toque de Bola os detalhes da homenagem prestada a Sebastião dos Santos na Fogueira deste ano:

“Na sexta-feira, 29, fomos informados da morte do Sr.Sebastião dos Santos, carinhosamente apelidado de Quatí, que seria homenageado pelo Oscar Alvarenga, da Camorra  Tênis, na Corrida da Fogueira. Ele era de Juiz de Fora, mas morava no Rio de Janeiro há muitos anos e foi sepultado no dia 30 (sábado, justamente no dia da corrida), no Cemitério Parque da Saudade. Diante da falta de condições emocionais dos familiares para receberem a homenagem por ele, decidimos, eu e os demais atletas da Equipe Super Amigos homenageá-lo de forma diferente. Então providenciamos 500 fitas pretas e 500 pequenos alfinetes e distribuimos entre os atletas participantes da Corrida da Fogueira, contamos a eles a façanha do Sr. Sebastião e pedimos que corressem com a fita afixada no peito, em sinal de luto e ao mesmo tempo uma homenagem a quem ajudou a divulgar e perpetuar o espírito esportivo, numa época em que não se divulgava os benefícios da corrida para a saúde, nem havia assessoria esportiva ou muito menos prêmio em dinheiro para os campeões. Além de vencer por cinco vezes a Corrida da Fogueira, ele também ficou entre os dez primeiros colocados na corrida de São Silvestre em mais de uma edição.Também representou o Brasil em provas no exterior várias vezes.”

Corrida da Fogueira 2012  Resultados (com tempos extra-oficiais):

MASCULINO

1) Eberth da Silva Silvério, 20 anos (Saúde Performance): 22min43 seg

2) Flávio Carvalho Stumpf, 25 anos (Super Amigos): 22min45

3) Edson do Nascimento, 40 anos (Saúde Performance): 23min31

4) Edevaldo da Silva, 31 anos: 23min38

5) Whellinton Nascimento, 23 anos (Saúde Performance): 24min08

FEMININO

1) Erika Maria Vieira, 29 anos (Renan Arnoni/Arcolaf): 28min08

2) Viviany Anderson de Oliveira, 43 anos: 29min33

3) Ingrid Abrahão, 21 anos Saúde Performance): 30min13

4) Andriléia do Carmo Souza, 44 anos (Gemacom Tech): 30min54

5) Tania Cristina Villaça, 51 anos: 31min02

Por equipes, a Saúde Performance foi a campeão no masculino, e a Gemacom Tech, no feminino.

Clique nos links abaixo e confira os resultados:

GERAL MASCULINO
GERAL FEMININO
FAIXA ETÁRIA MASCULINO
FAIXA ETÁRIA FEMININO

(Resultados informados por: www.cronotag.com.br)

Veja, abaixo, galeria de fotos do repórter fotográfico Carlos Mendonça – PJF – http://www.factualfotojornalismo.blogspot.com/; http://www.carlos-mendonca.blogspot.com/

Este post tem 5 comentários

  1. José Luiz de Oliveira

    Realmente NOTA ZERO para a organizadora da prova, o que eu vi foram muitos participantes voltando sem ir no final da corrida e não teve tapete no retorno da mesma. Além disso o meu nome, como o de outras pessoas, não está constando na listagem do resultado…uma brincadeira de mau gosto. Pois fazer isso na corrida mais tradicional da cidade e cobrando 40 e 60 reais de inscrição, além de contar com inúmeros patrocinadores. Lembro, também, que a SEL e a MRS como outros que ajudaram no evento devem cobrar explicações e fornecê-las a nós participantes.

  2. Maria

    Ei pessoal,o que é isto?
    Além de demorar pra sair, o resultado está cheio de erros?
    Olha o proficionalismo!

  3. Pedro Henrique

    Tanta demora… ainda enviam o resultado com tantos erros!!!
    Lamentável a eficiência da empresa contratada…

  4. Maria

    Que demora pra sair o resultado de uma corrida tão pequena!

  5. Pedro Henrique

    Gostaria de parabenizar a organização da 65ª edição da corrida da fogueira. Foi um evento de grande magnitude que atraiu um enorme número de participantes. Esse fato se deu, sobretudo, devido à melhoria do nível das provas de corridas de rua de nossa cidade. Contudo, parece-me oportuno ressaltar alguns pontos que podem ser aperfeiçoados nas próximas edições, uma vez que é trabalhando sobre as nossas falhas que alcançamos a superioridade. Um ponto que merece destaque é o fato de a cronometragem contratada não ter colocado o ponto de controle no percurso, como consequência, diversos participantes burlaram o mesmo, invalidando, consequentemente, alguns resultados. Os resultados, por sinal, é outro ponto que merece destaque. Até o momento os mesmos ainda não foram divulgados em nenhum site e estão sendo aguardados ansiosamente pelos participantes, uma vez que a maioria demorou um bom tempo para passar sobre o tapete em virtude do grande número de atletas. Todavia, esses fatos ocorridos podem ser vistos, sob certo ponto de vista, como positivos. Positivos porque nos faz perceber a qualidade dos serviços prestados pela Secretária de Esporte e Lazer da nossa cidade que, como pudemos notar nas provas em que eles realizam esses serviços, não passamos por esse tipo de descontentamento.

Deixe seu comentário