21 jun 2012

Professor juiz-forano participa da Rio+20 nesta quinta. Veja como acompanhar e participar



O professor juiz-forano Luiz Carlos Pessoa Nery participa da Rio+20 e está em contato permanente com o Toque de Bola para trazer as novidades do evento na área esportiva.

Fala, Professor:

“Estou na organização. A Coordenação Geral é do meu orientador,  Professor Dr. Lamartine Pereira DaCosta. Ele é o Coordenador do Grupo de Estudos em Gestão do Conhecimento do Curso de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Exercício e Esportes da Universidade Gama Filho. O evento tem a chancela da East London University, USP-Nutaum e Universidade Gama Filho.”

“Serei o responsável pela conexão entre o público da internet (o evento será exclusivamente virtual). Logo após cada palestra, os participantes poderão enviar suas perguntas para serem respondidas”.

Transmissão em Português:

 http://www.confef.org.br/CupulaEsporte

Facebook: https://www.facebook.com/forumdegestaoesporte.nucleoesportivo

Cúpula Internacional da Sustentabilidade no Esporte + Esporte Para a Paz

A Cúpula Internacional da Sustentabilidade no Esporte + Esporte para a Paz, acontece nesta quinta, 21, na ECEME – Rio de Janeiro com a presença do Sr. Ministro do Esporte do Brasil, Aldo Rebelo.

As entidades dirigentes internacionais e nacionais brasileiras do esporte participarão da Cúpula Internacional da Sustentabilidade no Esporte + Esporte para a Paz / International Summit of Sport Sustainability and Sport for Peace, organizada pela University of East London – UEL (Reino Unido), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Gama Filho (UGF) do Rio de Janeiro.

Esta promoção está incluída entre os eventos paralelos da UN Conference on Sustainable Development – Rio+20 que terá lugar na Cidade do Rio de Janeiro no período 20 – 22 de junho de 2012, que se propõe a mobilizar a sociedade civil global para obter posições e contribuições para os debates da Conferência.

O tema principal da Rio+20 é o re-exame da sustentabilidade diante da transição da economia tradicional para a chamada “economia verde”, ou economia de baixo carbono, que solicita também inclusão social das populações mais pobres.

Nesta oportunidade, a Cúpula da Sustentabilidade no Esporte está proposta para atualizar os esforços das entidades lideres do esporte quanto às suas responsabilidades ambientais as quais recentemente passaram a incorporar o Esporte para a Paz como alternativa de prática esportiva sustentável.

A abertura será liderada pelo Ministro do Esporte do Brasil, Aldo Rebelo com a condução dos trabalhos pelo Presidente da Academia Olímpica Brasileira e do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber; a coordenação científica está a cargo de Lamartine DaCosta, representando as universidades UEL, USP e UGF.

As demais entidades brasileiras que apoiam o evento são o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Filosofia e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército que cedeu suas instalações para o evento.

 TEMAS E OBJETIVOS

Participação Voluntária – Este evento esta sendo organizado e desenvolvido sem qualquer tipo de transação comercial como também as pessoas nele envolvidas estão trabalhando de modo voluntário pela alta relevância dos objetivos propostos.

A organização da Rio+20 em seus eventos paralelos não busca conclusões mas sobretudo convergências de opiniões e consensos entre participantes. Portanto, presume-se que haverá posteriormente a mobilização de governos e entidades diversas – sobretudo de esportes – em escala global no sentido de ações futuras a serem desenvolvidas.

Nestas condições, os tópicos principais de abordagem da Cúpula são:

(a) sustentabilidade na gestão e prática esportiva e (b) Economia Verde no enfoque da governança das entidades e dos megaeventos esportivos.

Partindo-se destas referências, os objetivos propostos para as apresentações e debates são os seguintes:

(A) Identificar resumidamente avanços e retrocessos do desenvolvimento da sustentabilidade no esporte em âmbito internacional desde a Conferência Rio 1992 e relatar tendências atuais que possam dar discernimento de ações futuras do esporte sustentável e do Esporte para a Paz, incluindo a transição para a Economia Verde com efeitos e influências nos megaeventos esportivos com ênfase na Copa FIFA 2014 e nos Jogos Olímpicos 2016 no Brasil;

(B) Sugerir linhas de ações que possam reforçar tendências atuais e conter desvios de validade social, econômica e ambiental da sustentabilidade no esporte em perspectivas locais, nacionais e globais, incluindo nestas circunstâncias o Esporte para a Paz desde suas raízes no Esporte para Todos;

(C) Sugerir recomendações baseadas em (A) e (B) que no plano internacional ou nacional possam orientar entidades públicas, privadas e comunitárias relacionadas ao esporte de competição, de lazer e promotor da paz na assimilação, gestão e desenvolvimento das propostas de sustentabilidade e da implantação Economia Verde no esporte;

(D) Responder à convocação das Nações Unidas nos termos do documento “Painel de Alto Nível do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre Sustentabilidade Global (2012, especialmente páginas 80 – 86, de acesso livre em www.un.org/gsp

Os interessados poderão assistir e participar do eventos através dos seguintes canais:

Transmissão em Português:

 http://www.confef.org.br/CupulaEsporte

Facebook: https://www.facebook.com/forumdegestaoesporte.nucleoesportivo


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


20 out 2018
Voltando a rolar! Copa Toque de Bola retorna para agitar a garotada

18 out 2018
Superliga masculina 2018/2019: veja tabela, novidades e projeções

18 out 2018
Primeiro Tu-Tu! Times de JF na elite mineira se reúnem com a SEL

18 out 2018
Tupynambás: objetivo é manter-se na elite do Campeonato Mineiro

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.