Prefeitura lança programa “Viva + JF” de incentivo à prática esportiva ao ar livre

Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e incentivar a prática esportiva diária e de forma gratuita, o prefeito Custódio Mattos, acompanhado do secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, lançou nesta quinta-feira, 21, o programa “Viva + JF”. O evento aconteceu às 10h, na esquina da Rua Halfeld com Avenida Brasil, onde diferentes equipamentos de ginástica foram instalados pela Prefeitura.

Os aparelhos também estão sendo implantados nas praças do Bom Pastor, de Santa Luzia e do Monte Castelo, e em seis pontos ao longo do Rio Paraibuna (Corpo de Bombeiros Militar, ponte de Santa Terezinha, rodoviária, Bairro Industrial, Parque de Exposições e Demlurb). A previsão é que todos os equipamentos estejam instalados em um período de 30 dias. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 229 mil, entre aquisição, instalação e obras complementares.

Cada praça receberá sete equipamentos voltados à musculação e ao alongamento. Já ao longo do Rio Paraibuna, foram priorizados aparelhos com foco em alongamento, exceto no ponto próximo ao Demlurb, na esquina da Rua Halfeld com Avenida Brasil, que conta com seis equipamentos. Além de revitalizar os espaços públicos, a iniciativa permite que qualquer pessoa possa se exercitar, sem precisar pagar nada por isso.

Prefeito aproveitou lançamento do programa para testar os aparelhos

Segundo o prefeito Custódio Mattos, a meta é que o programa seja levado a outras regiões da cidade. “Já observamos que a Avenida Brasil é um local com grande fluxo de caminhada. A partir de agora, estudaremos o grau de utilização e resistência dos equipamentos para que o ‘Viva + JF’ possa ser levado a outras praças e pontos ao longo do Rio Paraibuna”, destaca.

Na oportunidade, o prefeito ainda ressaltou a importância de conservação das áreas. “Quero conclamar a todos os juiz-foranos para que tenham cuidado com os aparelhos, para que possam durar muito tempo e servir de incentivo e ânimo àqueles que querem melhorar sua condição física”, disse.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), responsável pelo desenvolvimento do programa, os moradores do entorno das praças e do ponto próximo ao Demlurb poderão contar com a orientação de profissionais de Educação Física da própria secretaria. Em Santa Luzia, os atendimentos estão sendo feitos às terças e quintas-feiras, das 16h às 19h, e às segundas-feiras das 8h às 10h. Na esquina da Rua Halfeld com Avenida Brasil, um professor estará à disposição às quartas, sextas e aos sábados, das 8h às 10h.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, a SEL já está fazendo um estudo nas praças do Bom Pastor e Monte Castelo para identificar os dias e horários com maior movimento. “Dessa forma, após a instalação dos equipamentos, um profissional também será encaminhado aos locais para orientar a população quanto ao uso adequado de cada equipamento”, disse. A comunidade atendida pelos programas “JF Esporte e Cidadania” e “Gente em primeiro lugar” da PJF também irá usufruir do local com aulas direcionadas.

Texto e informações: Assessoria de Comunicação da SEL

Foto: Fernando Barbosa   – PJF

 

 

Deixe seu comentário