11 jun 2012

Luz no fim do túnel: CBF pode “peitar” liminares e iniciar a Série C



A “chatice das liminares” pode estar com os dias contados, ou pelo menos interrompidos. Enquanto na tarde desta segunda-feira, 11, o Tupi anunciava a programação da semana de treinos somente até quinta-feira, 14, justamente em função da indefinição, o site Futebol Interior informava que a CBF pode “ignorar” as liminares e dar início às  Séries C e D neste final de semana.

  Veja, abaixo, íntegra do texto publicado no site Futebol  Interior:

Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) – Pressionada nos bastidores, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deverá, nesta terça-feira, confirmar o inicio das Séries C e D do Campeonato Brasileiro para o próximo final de semana. Reunião deverá decidir com que a entidade ignore todas as liminares obtidas por Treze, Brasil de Pelotas, Rio Branco e Araguaína na Justiça Comum.

Estarão presentes no encontro o presidente da CBF, José Maria Marin, e membros do departamento jurídico da entidade, hoje dirigido por Carlos Eugênio Lopes. A pauta será referente aos clubes que conseguiram ações para estar na Série C. Os documentos deverão ser ignorados. A atitude, a princípio para ser a melhor, mas ainda é suspeita, já que a Justiça pode decidir ao longo dos dias por uma nova paralisação.

Terceira e Quarta Divisão começariam a partir da quarta rodada, ou seja, a primeira do segundo turno. O novo calendário para as partidas também já estaria sendo estudado pelo departamento de competições, que compete ao arrogante Virgílio Elísio. Sobre arbitragem, o sorteio poderia acontecer na quarta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Para integrarem a Série C, Treze, Brasil de Pelotas, Rio Branco e Araguaína entraram na Justiça Comum. Ambos conquistaram liminares ao seu favor, colocando a CBF numa verdadeira “sinuca de bico”. Todas as ações pediam a inclusão dos times em um dos dois grupos (regionalizados), tendo multa diária de R$ 50 mil por seu descumprimento. O maior valor chegaria a R$ 1,2 milhões.

Treze e Araguaína brigam pela vaga do Rio Branco, que no ano passado acionou a Justiça Comum para jogar no seu estádio e sequer foi punido pela CBF. Já o Brasil de Pelotas, rebaixado para a Série D no ano passado por escalar um jogador de forma irregular, quer tirar o Santo André, clube que só não caiu na temporada passada por causa da pena. Brasil foi perdoado perante aos Tribunais e se viu no direito de jogar.

Capítulo do dia: STJ manda suspender liminares de AC e TO e mantém Treze na Série C

No “plantão” do Toque de Bola, destaque para o capítulo desta segunda-feira, 11, texto publicado no Site Globoesporte.com, dando conta que duas liminares já estão suspensas pelo Superior Tribunal de Justiça.

Acompanhe o texto, abaixo:

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça, deferiu em caráter liminar o Conflito de Competência impetrado pelo Treze, em que o clube questionava as decisões das justiças do Acre e de Tocantins que colocaram respectivamente Rio Branco e Araguaína na Série C do Brasileirão. Dono de uma liminar anterior que o coloca na competição nacional, o clube paraibano questionava a competência dos juizes acriano e tocantinense no caso, que ia de encontro ao que já fora decidido na Paraíba.

Em seu parecer, o ministro-relator aponta a juíza Ritaura Rodrigues, da 1ª Vara Cível de Campina Grande, como competente para “resolver as medidas urgentes” e torna sem validade as liminares conquistadas pelos outros dois clubes na Justiça do Acre e de Tocantins.

Na prática, pelo menos em caráter provisório e baseado em decisão liminar, o Treze conquista a vaga na Série C e exclui o Rio Branco e o Araguaína, os outros dois clubes que pleiteavam a mesma vaga. A CBF reconhece a vaga como sendo do time acriano, mas por enquanto a justiça entende que essa é do Treze.

Os méritos da questão, no entanto, ainda serão julgados posteriormente pelo Superior Tribunal de Justiça, sendo que esta decisão tratou exclusivamente sobre qual dos três juízes tinha competência para decidir sobre o caso em primeira instância.

O relator entendeu que a juíza paraibana era a competente por ter expedido a primeira das decisões. Apenas depois dela é que o acriano Anastácio Lima de Menezes Filho expediu liminar favorável ao Rio Branco e o tocantinense Sérgio Aparecido Paio expediu liminar favorável ao Araguaína.

Pelo Twitter, o advogado trezeano Ari Filho comemorou o que ele chamou de “mais uma vitória do Treze”, ponderando que desta vez a conquista foi no STJ.

 Tupi

Como já havia sido divulgado, caso a CBF autorize o início das competições, o jogo do Tupi neste final de semana seria o jogo original da tabela. As partidas anteriores, não disputadas, é que seriam remanejadas. Assim, a estreia carijó seria contra o Caxias-RS, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, às 16h.

Os três jogos que seriam remanejados: Tupi x Duque de Caxias-RJ (data original: 26/5),  Macaé-RJ x Tupi (data original: 2/6) e Madureira-RJ x Tupi (data original: 9/6)

A programação de treinos divulgada no início da tarde desta segunda-feira, 11, é a seguinte:

Segunda-feira (11 de junho)

14h30 – Reapresentação, com trabalhos de musculação, na Academia Higéia, mais treino técnico (por volta das 16h) em Santa Terezinha.

Terça-feira (12)

9h – Treino físico-técnico, em Santa Terezinha

15h – Treino físico-técnico, em Santa Terezinha

Quarta-feira (13)

14h30 – Trabalhos de musculação, na Academia Higéia, mais treino tático (por volta das 16h) no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio

Quinta-feira (14)

15h – Treino tático, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio

Observação: esta programação pode sofrer alterações, caso ocorra a confirmação oficial do início da Série C neste final de semana

Informações: site Futebol Interior e assessoria Tupi


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


09 nov 2018
Cesta! Encontro na Faefid e semifinal da Liga agitam basquete em JF

09 nov 2018
Pedido de ajuda! Tupi Futsal faz evento para levantar fundos

08 nov 2018
Em quadra! Pautando o Esporte traz Tupi Futsal e tradição da modalidade

08 nov 2018
Centenária! Liga de Futebol de JF é destaque no Pautando o Esporte

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse