29 jun 2012

Fab Melo “carimbado” na NBA: vai jogar no Celtics



O atleta juiz -forano Fabrício Melo, revelado no Projeto Basquetebol do Futuro, transformou o sonho de chegar à NBA em realidade. O Toque de Bola vem acompanhando a trajetória de Fab Melo, como é chamado, e publica, abaixo, texto divulgado no site da ESPN, que traz detalhes de sua seleção, ocorrida na noite desta quinta-feira.

Veja, abaixo, o texto com informações do “carimbo” de Fab Melo na NBA:

A noite desta quinta-feira teve emoções contrastantes para duas promessas do basquete brasileiro. Quebrando as expectativas iniciais, o draft da NBA terminou com apenas um dos dois atletas do país inscritos. O pivô juiz-forano Fab Melo foi selecionado logo na primeira rodada, na 22ª posição, pelo Boston Celtics, e terminou a noite sorrindo. O sentimento de Scott Machado, porém, foi bem diferente. O armador tinha boas chances de entrar na principal competição de basquete do mundo, mas acabou ficando sem time.

(Leia também: Fab Melo, de Juiz de Fora para a NBA

Juiz-forano Fab Melo pode ser quinto brasileiro na NBA

Com 22 anos, Scott Machado jogou a última temporada da NCAA pela modesta universidade de Iona e, mesmo assim, acabou como líder em assistências da competição. Ele teve excelentes médias de 13,6 pontos, 5 rebotes e 9,9 assistências por partida no último ano. Esperava-se que o brasileiro fosse selecionado na segunda rodada do draft.

A não seleção no draft, porém, não significa que Scott esteja totalmente fora da NBA. O brasileiro ainda pode ser contratado por alguma equipe. Esta alternativa, porém, é muito mais complicada de acontecer.

Já Fab Melo, que também tem 22 anos foi um dos destaques de Syracuse e teve médias de 7,8 pontos, 5,8 rebotes e 2,9 tocos por jogo na última temporada. Especialista em defesa, o pivô brasileiro poderia até ter uma posição melhor no draft se não tivesse tido problemas acadêmicos, que acabaram o deixando de fora do March Madness, a fase final da NCAA.

Fab Melo se tornou o nono brasileiro a ser draftado na NBA e, se não for trocado, chega para suprir uma posição que ainda é carente nos Celtics. Na última temporada, Kevin Garnett – que é ala-pivô -, acabou sendo bastante improvisado na posição. O novato Greg Stiemsma, outro especialista de defesa, também acabou ganhando bastante espaço.

“É isso mesmo, sou do Celtics! Estou me sentindo muito bem. Agora é hora de comemorar com a minha família. Amanhã eu volto com vocês”, postou Fab Melo no Twitter. O pivô será o quinta brasileiro na NBA, que já conta com Nenê (Washington Wizards), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Tiago Splitter (San Antonio Spurs) e Leandrinho (Indiana Pacers).

Com Scott Machado de fora, o Brasil não consegue repetir seu melhor ano no draft. Em 2004, o país teve dois atletas selecionados: Rafael Baby Araújo, pelo Toronto Raptors, e Anderson Varejão, pelo Cleveland Cavaliers.

Hornets em destaque – Como já era mais do que esperado, o New Orleans Hornets usou a primeira escolha para selecionar Anthony Davis. Com apenas 19 anos, o ala-pivô da Universidade de Kentucky terminou a temporada da NCAA com 14,3 pontos, dez rebotes e 4,6 tocos de média, além de uma porcentagem de acerto de 64,2 nos seus arremessos de quadra. O total de tocos de Davis foi um recorde da tradicional universidade de Kentucky.

O time de New Orleans também selecionou Austin Rivers, filho de Doc River, atual técnico do Boston Celtics. Com a camisa de Duke, o armador Austin teve médias de 15,5 pontos, 2z1 assistências e 3,4 rebotes por jogo na última temporada.

   Veja todos os brasileiro já selecionados no draft da NBA:

1984 – Oscar Schmidt: 131ª escolha, New Jersey Nets

1988 – Rolando: 26ª escolha, Portland Trail Blazers

2002 – Nenê Hilário: 7ª escolha, New York Knicks

2003 – Leandrinho Barbobsa: 28ª escolha, San Antonio Spurs

2004 – Babby (Rafael Araújo): 8ª escolha, Toronto Raptors

2004 – Anderson Varejão: 30ª escolha, Orlando Magic

2006 – Marquinhos: 43ª escolha, New Orleans Hornets

2007 – Tiago Splitter: 38ª escolha, San Antonio Spurs

2010 – Paulão Prestes: 45ª escolha, Minnesota Timberwolves

Texto principal e informações: www.espn.com.br

Foto: Divulgação


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


13 dez 2018
Aquecendo! JF Vôlei recebe oponentes da Superliga B em torneio

13 dez 2018
Primeiro teste! Depois de receber atletas, Tupi faz jogo-treino em JF

13 dez 2018
Copa Zico Verão JF: entrevistas, resultados e próximos jogos

07 dez 2018
Esquentando! JF Vôlei faz amistoso e lança Superliga B 2019

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse