Os jogos de ida das quartas de final da Copa Libertadores da América não foram tão bons para os times brasileiros. Na noite desta quinta-feira, 17 de maio, Santos e Fluminense foram à Argentina enfrentar Velez Sarsfield e Boca Juniors, respectivamente, e voltaram para o Brasil com derrota por 1 a 0. Na quarta, 16, Vasco e Corinthians empataram em 0 a 0 em São Januário. Os resultados deixam em aberto a vaga para a semifinal nos três confrontos.
Com um a menos, Flu perde para o Boca em jogo com arbitragem polêmica
Sem poder contar com Fred, Deco, Wellington Nem, Diguinho e Valência, que se recuperam de lesão, e com um jogador a menos desde os 34 minutos do primeiro tempo, quando Carlinhos recebeu o cartão vermelho, o Tricolor perdeu por 1 a 0 para o Boca Juniors em noite inspirada do goleiro Diego Cavalieri, que fez lindas defesas. Mesmo com vantagem numérica, a tradicional equipe argentina sofreu para conseguir a vitória, que veio com gol marcado no segundo tempo com Mouche.
Os jogadores tricolores reclamaram muito da arbitragem do colombiano José Buitrago principalmente em relação a um pênalti não marcado no fim do primeiro tempo, quando Roncaglia pôs o braço na bola dentro da área, em lance semelhante ao que custou a expulsão de Carlinhos, também questionada pelos tricolores. A tolerância do árbitro em relação a violência de Schiavi, que agrediu Marcos Júnior e Bruno foi outro alvo das críticas do elenco brasileiro.
Para conseguir a classificação para a semifinal, o Fluminense precisará ganhar por dois gols de diferença no Engenhão, na próxima quarta-feira (às 19h30m). Se fizer 1 a 0, a decisão será nos pênaltis. Qualquer outra vitória por um gol de diferença não será suficiente, por causa do critério de gols fora de casa.
Neymar joga mal e Santos passa em branco
Em noite apagada do atacante Neymar, o Santos saiu atrás na primeira partida das quartas de final da Libertadores, ao perder por 1 a 0, gol de Obolo, no estádio José Amalfitani. Esta é a primeira vez que o time passa em branco desde a final do Mundial, contra o Barcelona, no Japão.
Bem abaixo tecnicamente na primeira etapa e um pouco melhor na segunda – mas só um pouco -, o time de Muricy Ramalho esteve longe de seu normal. Neymar tentou pouco – mas tentou. E Ganso foi completamente omisso. E nas poucas vezes em que tentou passe, errou e armou contra-ataque para o adversário.
O Vélez, até por isso, dominou a partida, mesmo sem ser brilhante. Sempre contando com as boas jogadas de Martínez, disparado o melhor em campo. Obolo, após 16 jogos em jejum, desencantou – e só não fez outro por causa da boa atuação de Rafael.
Para chegar à semifinal, o Peixe precisará de um triunfo por pelo menos dois gols de diferença no jogo de volta, na próxima quinta-feira, 24, às 20h, na Vila Belmiro. Em caso de repetição do placar, a vaga será decidida nos pênaltis.
Vasco e Corinthians empatam em jogo com arbitragem polêmica
Na quarta-feira, 16, Vasco e Corinthians empataram debaixo de muita chuva, em uma partida marcada por um lance polêmico. Os cruz-maltinos, que tiveram dificuldades para penetrar no sólido sistema defensivo do Timão, reclamaram de um gol anulado de Alecsandro no segundo tempo, após a marcação de impedimento. O presidente Roberto Dinamite puxou o coro.
“Mais uma vez este árbitro e mais uma vez o Corinthians. Está difícil, cada vez mais complicado. Não quero ficar reclamando, mas peço apenas lealdade e igualdade para brigar dentro de campo. Jogamos melhor e merecíamos vencer – declarou o dirigente à Rádio Tupi, em referência ao empate por 2 a 2 entre os dois times, ano passado, pelo Brasileiro. Na ocasião, a equipe carioca teve um gol de Alecsandro corretamente anulado por impedimento.
No próximo duelo, quarta-feira, 23, às 21h50, no Pacaembu, novo empate sem gols leva a decisão para os pênaltis. Igualdade com gols favorece o time carioca. Quem passar deste confronto vai enfrentar na semifinal quem se classificar de Santos x Vélez Sarfield, cujo primeiro jogo será realizado nesta quinta, na Argentina.
No outro jogo da quarta-feira, Libertad e Universidad de Chile empataram em 1 a 1 no Estádio Nicolás Leoz, no Paraguai. As duas equipes voltam a se enfrentar quinta-feira, 24, às 22h30, no Estádio Nacional de Chile. Desse encontro vai o adversário do confronto entre Fluminense e Boca Juniors.
Resultados de quarta-feira pela Libertadores, Copa do Brasil e estaduais
Taça Libertadores da América 2012: (Quartas de final – jogos de ida)
Libertad-PAR 1 x 1 Universidad de Chile-CHI
Vasco 0 x 0 Corinthians
Copa do Brasil 2012: (Quartas de final – jogos de ida)
Atlético-PR 2 x 2 Palmeiras
São Paulo 2 x 0 Goiás
Vitória 0 x 0 Coritiba
Campeonato Amazonense 2012: (Taça Cidade de Manaus – Final)
Fast 2 x 0 Iranduba
*O Fast foi campeão do segundo turno e vai decidir o título do Amazonense contra o Nacional
Campeonato Sergipano 2012: (Final – jogo de ida)
Itabaiana 3 x 1 Confiança
Campeonato Piauiense 2012: (Primeira fase – 7ª rodada)
River 0 x 1 Piauí
Parnahyba 2 x 0 Quatro de Julho
Picos 2 x 0 Caiçara
Campeonato Rondoniense 2012: (Primeira fase – 12ª rodada)
Espigão 6 x 3 Rolim de Moura
Vilhena 3 x 0 União Cacoalense
Moto 1 x 1 Ji-Paraná
Campeonato Carioca Série B 2012: (Segunda fase – 3ª rodada)
Rio Branco-RJ 0 x 1 Goytacaz
Ceres 0 x 0 Artsul
Sampaio Corrêa-RJ 0 x 3 Tigres
Serra Macaense 1 x 2 Quissamã
Portuguesa-RJ 1 x 1 Audax Rio
Mesquita 2 x 1 Juventus-RJ
São Cristóvão 2 x 2 Imperial
Angra dos Reis 3 x 0 Carapebus – WO
Campeonato Paranaense Série B 2012: (Primeiro turno – 4ª e 5ª rodadas)
Grecal 4 x 2 Serrano-PR – rodada 4
Junior Team 1 x 0 Metropolitano-PR – rodada 4
Grêmio Maringá 0 x 2 Foz do Iguaçu – rodada 4
Nacional-PR 1 x 1 Paraná – rodada 5
Resultados de quarta-feira pela Libertadores, Copa do Brasil e estaduais
Taça Libertadores da América 2012: (Quartas de final – jogos de ida)
Boca Juniors-ARG 1 x 0 Fluminense
Vélez Sarsfield-ARG 1 x 0 Santos
Copa do Brasil 2012: (Quartas de final – jogos de ida)
Bahia 1 x 2 Grêmio
Campeonato Maranhense 2012: (Segundo turno – Final – jogo de ida)
Cordino 1 x 4 Sampaio Corrêa
Campeonato Piauiense 2012: (Primeira fase – 7ª rodada)
Flamengo-PI 2 x 2 Comercial-PI
Campeonato Rondoniense 2012: (Primeira fase – 12ª rodada)
Ariquemes 2 x 2 Genus
*Vilhena, Espigão e Ariquemes estão classificados para as semifinais
Campeonato Acreano 2012: (Semifinal – jogos de ida)
Atlético-AC 2 x 2 Independência
Plácido de Castro 1 x 2 Rio Branco-AC
Campeonato Amapaense 2012: (Primeira fase – 3ª rodada)
Trem 0 x 1 Independente-AP
Campeonato Carioca Série B 2012: (Segunda fase – 3ª rodada)
São João da Barra 1 x 0 Barra Mansa
Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 2012: (Segunda fase – 2ª rodada)
Riograndense 1 x 1 São Paulo-RS
Texto com informações do site www.globo.com