Confira a classificação geral da Corrida da UFJF, que foi vencida por Eberth e Ingrid

Mais de duas mil pessoas, entre corredores, familiares e amigos, compareceram ao campus neste domingo, dia 13, para participar da 2ª Corrida e Caminhada Rústica da UFJF. O corredor Eberth da Silva Silvério ficou com a primeira colocação, completando o percurso de 5.800 metros com o tempo de 17’29’’. Já na categoria feminina a vitória ficou com a atleta Ingrid Abrahão Soares, que terminou o trajeto em 22’05’’. Ao todo, 1.239 atletas completaram a prova.

Conheça a promoção exclusiva do Toque de Bola e Talarico Representações:  Sanol faz o seu carro brilhar. É só clicar aqui http://www.toquedebola.esp.br/promocao-sanol/

Eberth Silva, 20 anos, que vem treinando forte para prova de dez mil metros rasos além de provas de cinco mil metros e três mil metros com obstáculos, disse que não teve dificuldade em completar o percurso. “Como estou nesse treinamento mais pesado, não foi complicado para mim.” Na primeira prova da Corrida Rústica deste ano ele ficou com a terceira colocação. No último ranking (25º), o atleta, que é natural de Coronel Pacheco, ficou com a sétima colocação, mesmo tendo participado em apenas quatro das nove provas ao longo do ano.

Ingrid Abrahão, 20 anos, também disse que não teve dificuldades para completar a prova, mesmo com o percurso íngreme na Faculdade de Odontologia. “Foi muito diferente da primeira prova, mas consegui manter o trajeto com ritmo forte o tempo todo e não senti na hora da subida.”

Entre as equipes, a vencedora da categoria masculina foi a Saúde e Performance e a Gemacon Tech se destacou na feminina. Confira, nos links abaixo, a classificação geral e por faixa etária no masculino e feminino, além das participações na caminhada.

GERAL MASCULINO

GERAL FEMININO

FAIXA MASCULINO

FAIXA FEMININO

CAMINHADA

Na avaliação do coordenador do ranking das Corridas Rústicas, Orlando Sérgio Alves, o crescimento do número de participantes contribuiu para o sucesso da prova. “O percurso foi muito bom e a participação foi excelente. As pessoas estão se interessando mais pelas corridas. Há pouco tempo, tínhamos uma média de 350 competidores.” A próxima corrida acontece no dia 24 de junho, em Chácara. Segundo o integrante do Comitê Organizador da Corrida Rústica e secretário-geral da UFJF, Basileu Tavares, o recorde de participantes mostra que a comunidade juiz-forana abraçou o evento. “A população prestigiou a corrida e fez uma bela festa no campus.“

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora, Renato Miranda, a Corrida Rústica tem grande valor para conscientizar a sociedade da importância de cuidar da saúde, de se exercitar com frequência e de se integrar. “No caso desta corrida especificamente, forma-se também a consciência da importância de incentivar as crianças”.

O reitor da UFJF, Henrique Duque, e o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos (PSDB), também participaram do evento. Segundo o prefeito, esta é apenas uma das muitas parcerias que a PJF mantém com a UFJF. “Estamos com vários projetos juntos na área do esporte, para trazer seleções da Copa e delegações das Olimpíadas. A estrutura e o prestígio da UFJF são fundamentais.” Segundo o reitor Henrique Duque, a UFJF não poderia ficar de fora desse evento, que tem como objetivo despertar o interesse da população para o esporte e incentivar a busca por qualidade de vida. “Temos aqui um grande laboratório, que é a Faefid, e estamos em fase de aperfeiçoamento deste espaço para atender a todas as exigências do Comitê Olímpico Internacional.”

   Dia das Mães

Mães e filhos aproveitaram o domingo de Dia das Mães para correr juntos, no campus. Marcia Bellini veio acompanhada da filha Marina, da irmã Mônica e das sobrinhas, Isabela e Isadora. Isadora também participou da edição infantil da corrida no sábado (12), na Faculdade de Educação Física (Faefid). A família Bellini, que tem o costume de correr na UFJF, participa pela segunda vez da Corrida Rústica só pelo prazer de se reunir em eventos esportivos “O importante é trazer a família para caminhar e praticar exercícios”.

A aluna do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Maria Eduarda Dias Assumpção, veio com a mãe, Martha Regina Assumpção, a prima e sete tios. Maria Eduarda, que começou a correr no ano passado e também participou da corrida da Primavera, conta que sua numerosa família tem muita disposição para a prática de esportes “É mais uma oportunidade de ficarmos juntos”.

Entre os mais idosos, estava o aposentado João Lafarini, de 82 anos, que mostrou muita disposição. “Corro há 26 anos e, se não fosse o esporte, certamente não estaria com o meu atual estado de saúde.” Outro exemplo de determinação é o corredor José Maria Dias, que é deficiente visual e participa do ranking há cinco anos, juntamente com a equipe Visão no Esporte, da Associação dos Cegos. “Além de praticar exercícios a gente também faz novas amizades.”

Quem também participou do evento foi o casal Karla Cristina Grosman e Sidimar José Damasceno. Casados há sete anos, eles se exercitam juntos fazendo caminhadas ao ar livre. Sidimar correu na edição de 2011, mas este ano veio acompanhado da esposa, que se animou com o clima do evento. “Ano passado eu vim só assistir a ele correr, mas vi que era legal e resolvi participar”.

O exército marcou presença, com o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). O grupo participa de outras corridas e veio pela segunda vez competir na UFJF. De acordo com o participante Leandro Delfino da Silva, a prática esportiva é muito comum e incentivada no Núcleo. “Faz parte do nosso treinamento.”

 Atividades no campus

Quem compareceu à Praça Cívica da UFJF na manhã de domingo, teve a oportunidade de participar de diversas atividades e receber serviços oferecidos nos estandes das faculdades de Medicina, Fisioterapia, da Pró-reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proacad) e também do Centro de Ciências. A Faculdade de Odontologia também apresentou às crianças o escovódromo e entregou kits de saúde bucal.

Os atletas e as pessoas que estavam presentes receberam assistência e orientação das alunas de Fisioterapia em atividades de relaxamento, alongamento e, no caso dos corredores, atividades preventivas para evitar lesões depois da prova. O professor Eduardo Assis conta que esta iniciativa partiu da própria faculdade “para disponibilizar ao público um atendimento adequado, treinar os alunos e mostrar um pouco do trabalho desenvolvido pelo grupo”.

No espaço da Faculdade de Medicina, organizado pela equipe da Atlética, os participantes tiveram como aferir a pressão após o término da corrida e também fazer exames de glicose e urina. “Não tivemos o objetivo de diagnosticar, apenas fazer uma triagem e orientar os pacientes a procurarem um médico se necessário”, explicou o presidente da Atlética, João Paulo Gonçalves dos Santos.

Ainda durante a manhã, aconteceu o show de dança sobre cadeira de rodas e a apresentação da Banda da Associação dos Cegos, na subida da faculdade de Odontologia, para motivar os corredores no ponto mais crítico da prova.

GERAL MASCULINO:

1º Eberth da Silva Silvério –17’29’’

2º Flávio Carvalho Stump – 17’36’’

3º Jocemar Correa – 18’06’’

4º Edson Nascimento – 18’24’’

5º Edevaldo da Silva – 18’34’’

GERAL FEMININO:

1º Ingrid Abrahão Soares – 22’05’’

2º Viviany Anderson – 22’14’’

3º Andriléia do Carmo Souza – 24’17’’

4º Mariângela de Paula Jenevain – 24’24’’

5º Zirlene Adriana Santos – 24’43’’

EQUIPE CAMPEÃ MASCULINA

Saúde Performance

EQUIPE CAMPEÃ FEMININA

Gemacon Tech

Texto: Secom UFJF

Veja galeria de fotos de Fernando Barbosa (PJF), Alexandre Dornelas (UFJF) e Toque de Bola

Este post tem um comentário

  1. Erika neves

    quando sairá o resultado geral??

Deixe seu comentário