SEL tem projeto de resgate da memória do esporte publicado em livro da UFJF

Juiz de Fora (MG), 17 de novembro de 2011

Após dois anos de muito trabalho, o projeto Higienização, Organização e Digitalização do Acervo da Secretaria de Esporte e Lazer de Juiz de Fora (SEL) tem sua trajetória narrada no livro “Histórias e Memórias do Esporte em Minas Gerais”, organizado pelo professor da UFJF, Carlos Fernando Ferreira Cunha Júnior.

O artigo sobre a SEL inserido no livro foi escrito pelo secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, e por Antônio Walter Sena Júnior (Toninho Buda), responsável pelo Laboratório de Avaliação Física da SEL (Selab) e retrata a importância da recuperação da memória do esporte na cidade. Hoje já são mais de 80 mil documentos digitalizados pelo projeto que conta com uma equipe de apoio de seis pessoas da SEL (Antônio Walter Sena Júnior, Helder Zimmermann, Iriê Salomão de Campos Júnior, Daniel Fontinelli, Ana Cláudia da Costa e Adriana Helena Campos Guarino), além de duas bolsistas. No artigo também é possível conhecer a história da Secretaria de Esporte e Lazer, desde a sua criação em 2009, e de alguns eventos que fizeram parte da vida da cidade como o futebol e as corridas de rua.

O livro reúne trabalho de pesquisadores de diversas universidades mineiras (UFMG, Unimontes, UFOP, PUC-MG e UFSJ) que analisam o esporte na sua dimensão histórica em Minas Gerais. A publicação resulta de projetos de pesquisa financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e foi editada através da UFJF. “Histórias e Memórias do Esporte em Minas Gerais” estará disponível para venda a partir da próxima semana na Editora UFJF e custará R$27,00. Também serão distribuídos exemplares para bibliotecas de universidades públicas e grupos de estudo.

 Texto e informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer

 

Deixe um comentário