Ciclistas locais vencem Elite no Downhill do Imperador

Juiz de Fora (MG), 7 de novembro de 2011 

Quarenta e nove ciclistas de Mountain Bike de dez cidades de Minas Gerais (Juiz de Fora, Belo Horizonte, Ubá, Matias Barbosa, Rio Novo, São João Del Rei, Santa Cruz de Minas, Tiradentes, Chácara e Astolfo Dutra) mostraram as suas habilidades na competição Downhill do Imperador, nas trilhas do Morro do Imperador, no último fim de semana. Este é o primeiro evento de esporte radical promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) de Juiz de Fora que vem desenvolvendo, desde 2009, o fomento aos eventos de esportes de aventura ligados à natureza na cidade.

A competição atraiu cerca de 500 pessoas que assistiram de perto à aventura dos ciclistas durante os dois dias de evento. A Astransp disponibilizou quatro ônibus urbanos para a locomoção dos atletas e público espectador. Dessa forma, quem esteve presente pôde acompanhar o percurso da prova desde a largada no Morro do Imperador até a chegada na Rua Constantino Paleta, no Centro.

O vencedor na categoria Elite foi o ciclista Miguel Giovannini (atual Campeão Mundial Master de Downhill), seguido do também juizforano Lair Gonçalves da Silva. Miguel Giovannini, campeão e também organizador técnico do evento, destacou o empenho das categorias júnior e juvenil: “Foram as mais disputadas e a garotada deu show de coragem, isso demonstra que o esporte vem crescendo na cidade e região”.

Segundo Idelfons Rudi Berchtold, ícone do Downhill brasileiro e responsável pela cronometragem do evento, “além do campeonato Brasileiro e Mundial, realizado em Balneário Camboriú, nunca vi uma estrutura como a do Downhill do Imperador”.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros especializada em resgate em montanha permaneceu durante todo o evento nas trilhas, com estrutura de primeiro socorros e remoção, além de duas ambulâncias (Samu e Unimed, que também apoiaram o evento).

Durante a competição foi realizada uma ação ambiental de distribuição de mudas de plantas ornamentais e livretos explicativos com o objetivo de conscientização ecológica e cultural do Morro do Cristo. Foi montado no local um stand, em parceria com o Curso de Biologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES) para orientação aos presentes.

Segundo a supervisora de Esportes Radicais da SEL, Fabiana Duarte, o objetivo mais importante do projeto foi envolver o principal ponto turístico da cidade, num evento extremamente radical, com olhos voltados à preservação ecológica. O secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, disse que os aplausos ficam para todos os participantes do evento e que a segunda competição do Downhill do Imperador já está confirmada para 2012.

 Texto, fotos e informações: Assessoria de Comunicação da SEL

Deixe seu comentário