Faça da Gorduchinha o nome da bola da Copa 2014

Juiz de Fora (MG), 30 de agosto de 2011  

O blog Toque de Bola é o novo parceiro, em Minas Gerais,  da campanha Gorduchinha 2014.

Saiba o que é:

A Campanha Gorduchinha 2014, que visa batizar a bola da Copa do Mundo com este nome, ganhou reforços nesta semana. O diretor de arte, Renato Butori, e o ilustrador, Henrique Polisel , desenvolveram voluntariamente duas logomarcas para fortalecer a identidade visual da Campanha.

Uma das imagens traz a caricatura do locutor Osmar Santos. A segunda, para ser usada no twitter, é a hashtag: #gorduchinha 2014. O objetivo é que as imagens sejam espalhadas nas redes sociais com a criação de botons personalizados para os seguidores da bola da copa.

O movimento tem o Twitter e o Facebook como interface, e conta com quinze administradores e o apoio de mais de mil pessoas nas duas redes. As postagens no Facebook foram vistas cerca de 91.459 vezes no último mês (30/07 a 28/08/2011).

A campanha foi iniciada em dezembro de 2010 pelo publicitário Delen Bueno que, durante um almoço com o Osmar, teve a ideia de batizar a bola. “O Osmar aprovou prontamente”, disse Bueno. Ao contar a idéia para a radialista Mariangela Ribeiro e publicitário André Voltareli, a campanha tomou forma e as páginas foram criadas.

Porém, foi apenas no aniversário de Osmar Santos, em julho deste ano, que a empreitada ficou mais conhecida. “Muitos portais na internet noticiaram a pretensão de chamar a bola de Gorduchinha. Agora, a campanha vem crescendo todos os dias”, contou Bueno.

“O interessante é que as pessoas que apóiam a campanha nos mandam conteúdo”, explicou Mariangela. Entre as postagens mais vistas e replicadas estão os gols históricos narrados por Osmar.

“Celebrar”, esse é o significado de Jabulani – nome da bola usada na Copa de 2010, na África do Sul. Gorduchinha é fruto do exemplo de superação que o Osmar foi e é para todos seus amigos e fãs. Osmar Santos sofreu um acidente em 1994 que afetou sua fala e mobilidade. Desde então, dedica-se a pintar quadros.

Se perguntado “por que Gorduchinha?” para cada um que adere a campanha diariamente a resposta será: “é o nome da bola”. E se ela herdar a mesma energia do padrinho Osmar Santos teremos uma Copa do Mundo ainda mais emocionante.

Quem aderiu à campanha não sai. Todo dia um dos administradores descobre mais uma novidade. Se no inicio eram só três cuidado das redes sociais, agora tem a Marina, o Lucas, o Paulo, a Giovanna e mais 982 colaboradores curtiram a pagina GORDUCHINHA COPA 2014 do Facebook, e 1.137 seguidores no Twitter – @gorduchinha2014 (até 30/08/2011).

 

Deixe seu comentário