América e Palmeiras empataram em 1 a 1 nesta quinta-feira, na Arena do Jacaré, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, em jogo muito equilibrado. Depois de um primeiro tempo sem gols, de muita marcação da equipe paulista, o time do Mauro Fernandes voltou para o segundo determinado a superar o bloqueio adversário e conseguiu. O artilheiro Alessandro fez 1 a 0 e teve chance de ampliar. A vitória parecia certa, mas, novamente, em lance de muito azar, o time paulista conseguiu igular o placar.
EQUILÍBRIO
Como havia antecipado nas entrevistas à imprensa, o técnico Mauro Fernandes armou a equipe com dois volantes e dois armadores. O volante Dudu foi vetado pelo departamento médico, com o técnico formando o quarteto do meio com Amaral, Leandro Ferreira, Rodriguinho e Fabrício.
O América chegou pela primeira vez ao ataque aos 10 minutos, em tabela entre Amaral e Marcos Rocha. O lateral, desequilibrado, cruzou por cima do gol. Aos 13 minutos, em cobrança de falta do volante Amaral, o goleiro Deola mandou para escanteio.
O time americano, bem posicionado em campo, forçava a equipe adversária a tentar os chutões. Aos 18 minutos, Marcos Rocha pegou de primeira rebote da zaga palmeirense e, de canhota, chutou forte, com a bola raspando a trave esquerda do goleiro Deola. Aos 23, Alessandro, de calcanhar, tocou na grande área para Rodriguinho, mas zaga cortou para lateral.
Aos 30 minutos, o volante Amaral soltou a bomba em cobrança de falta pela esquerda. O goleiro palmeirense defendeu firme, sem dar rebote. Aos 35, o atacante Luan chutou forte de fora da área e obrigou o goleiro Flávio a se esticar e desviar para escanteio.
Para o goleiro Flávio, o time marcou bem, mas precisa pressionar mais a equipe adversária. “O time estava bem postado atrás, mas criamos poucas chances de gol. Espero que no segundo tempo a gente possa agredir mais a equipe do Palmeiras e conseguir sair com a vitória”, falou o goleiro
GARRA
O técnico Mauro Fernandes voltou para o segundo tempo com a mesma formação que iniciou o jogo, mas com uma postura mais ofensiva pelas laterais com Gilson e Marcos Rocha. Fábio Júnior tabelou com Alessandro, que chutou forte, por cima do gol. Aos 10 minutos, Amaral recuperou a bola, entrou na área e cruzou rasteiro para Alessandro, sozinho na marca do pênalti. Mas o atacante Fábio Júnior chegou junto com o companheiro e os dois não conseguiram concluir a gol.
Aos 14 minutos, com lance já invalidado por impedimento, o goleiro Flávio mostrou o porquê é considerado a muralha verde ao defender uma cabeçada à queima-roupa. Em seguida, o técnico Mauro Fernandes trocou o armador Fabrício por Netinho.
GOL
Aos 20 minutos, Mauro Fernandes colocou o time ainda mais ofensivo, colocando o atacante Kempes no lugar de Fábio Júnior. Em sua primeira jogada, Kempes arrancou do grande área americana até a grande área do Palmeiras. O atacante cruzou rasteiro para o artilheiro Alessandro, que ajeitou e chutou à direita do goleiro adversário, marcando seu quinto gol no campeonato.
O América seguia bem em campo e estava perto de conseguir o segundo gol. Aos 30 minutos, porém, em lance de “bola parada”, o volante Marcos Assunção cruzou a bola na entrada da grande área e os defensores americanos não conseguiram afastar a bola da área, que sobrou para o zagueiro Maurício Ramos empatar.
O gol de empate não abalou a equipe, que continuou buscando a vitória. Em mais uma demonstração de seu estilo ofensivo, o técnico Mauro Fernandes tirou o meia Rodriguinho para a entrada do atacante Léo, que fez sua estreia no Campeonato Brasileiro.
Porém, do outro lado, o técnico Felipão fechou ainda mais sua equipe e a vitória acabou não acontecendo.
A equipe americana volta a jogar domingo, na Arena do Jacaré, no clássico contra o Atlético.
FICHA TÉCNICA
América 1 x 1 Palmeiras
Data: 7 de julho de 2011, quinta-feira
Horário: 21h
Local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas
Público: 1.503 pagantes
Renda: R$ 25.310,00
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Auxiliares: José Maciel Linhares (ES) e Vanderson Antônio Zanotti (ES).
Cartões amarelos: Fabrício, Kempes, Marcos Rocha (América); Mauricio Ramos, Thiago Heleno , Maicon Leite (Palmeiras)
Gol: Alessandro (20′ – 2T); Maurício Ramos (30′ – 2T)
AMÉRICA: Flávio, Marcos Rocha, Anderson, Gabriel; Gilson, Leandro Ferreira, Amaral, Fabrício (Netinho) e Rodriguinho (Léo); Alessandro e Fábio Júnior (Kempes). Técnico: Mauro Fernandes.
Palmeiras: Deola, Cicinho (João Vitor), Maurício Ramos, Thiago Heleno e Chico; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Lincoln(Patrik) e Luan; Maikon Leite e Wellington Paulista (Dinei) . Técnico: Luis Felipe Scolari.
Texto: site oficial do América Mineiro