31 de março de 2011
No primeiro jogo de Alecsandro como titular, nesta quarta-feira, 30, o Vasco não saiu de um empate sem gols com o ABC no Frasqueirão, em Natal, na partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil.
O ex-atacante do Internacional teve as melhores chances do cruzmaltino no primeiro tempo, mas a pontaria não ajudou muito. Já na etapa final o time potiguar melhorou e só não abriu o placar por causa das boas defesas de Fernando Prass.
Com este resultado, quem vencer a partida de volta, no dia 6 de abril, em São Januário, estará nas oitavas de final. Empate com gols dará a classificação ao ABC, e um novo jogo sem gols levará a disputa para os pênaltis. O ganhador do confronto enfrentará o Náutico.
O jogo
A partida começou com as duas equipes muito fechadas. O Vasco tentava armar jogadas, mas esbarrava nos erros de passe no meio-de-campo. Sem sofrer pressão dos cariocas, o ABC conseguiu ter a prmeira chance de gol, aos seis minutos. Após bola levantada na área cruzmaltina, a bola chegou no atacante Leandrão. No entanto, o jogador potiguar chutou longe do gol de Fernando Prass.
O panorama da partida seguiu o mesmo até os 16 minutos, quando o Vasco teve sua primeira oportunidade de gol. Bernardo arriscou de fora da área, mas a bola passou a esquerda de Wellington. O lance animou os cruz-maltinos, que criaram nova chance no minuto seguinte. Alecsandro foi lançado dentro da área, pelo lado direito, e chutou cruzado. No entanto, a bola passou longe do gol potiguar.
Após os lances, o Vasco tomou conta da partida e passou a ter o domínio da posse de bola. Com boa marcação, os cariocas impediam os ataques do ABC e buscavam a abertura do placar com mais ênfase. Aos 22 minutos, Éder Luís arriscou de fora da área e a bola passou perto do travessão Wellington. No minuto seguinte, foi a vez de Alecsandro tentar de longe, só que também para fora.
O ABC voltou a melhorar a marcação e conseguiu equilibrar novamente a partida. Com isso, os donos da casa passaram a chegar com mais facilidade no campo de ataque. O time potiguar assustou o Vasco aos 30 minutos, quando Cascata arriscou de fora da área, mas a bola passou a esquerda de Fernando Prass.
Depois de um longo período de equilíbrio e sem chances de perigo, o ABC voltou a assustar aos 40 minutos. O lateral-direito Pio arriscou um chute com muito efeito e a bola passou muito perto do gol de Fernando Prass. O lance animou o time potiguar, que quase abriu o placar dois minutos depois. Após troca de passes na entrada da área, a bola sobrou novamente para Pio, que acertou a rede do lado de fora do gol vascaíno. No fim, as equipes foram para o intervalo com a igualdade no Frasqueirão.
O segundo tempo começou com o Vasco errando muitos passes e não conseguindo criar bons lances no ataque. O ABC, mesmo que sem tanta qualidade, teve a primeira chance de abrir o placar aos sete minutos. O lateral-direito Pio arriscou de longe e obrigou Fernando Prass a espalmar para escanteio.
O Vasco conseguiu criar sua primeira boa jogada na etapa final aos 15 minutos. O volante Felippe Bastos recebeu na entrada da área e tentou o ângulo de Wellington. No entanto, a bola passou por cima do travessão. O lance surtir efeito na equipe carioca, que melhorou em campo e quase marcou aos 18. Allan tabelou com Alecsandro e chutou cruzado dentro da área. A bola passou raspando a trave do ABC.
Depois de um período em que a marcação das equipes sobressaiu sobre os ataques, o ABC teve a melhor lance da partida aos 28 minutos. O atacante Ray, que havia acabado de entrar, foi lançado e ficou de frente para Fernando Prass. O jogador potiguar finalizou, mas em cima do golerio vascaíno, que salvou os cariocas.
Com a proximidade do fim, as duas equipes ainda buscaram o gol da vitória, mas não tiveram qualidade de criar bons lances no ataque adversário. Assim, o confronto terminou como começou no Frasqueirão para a decepção da torcida presente.
FICHA TÉCNICA
ABC-RN 0 X 0 VASCO-RJ
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal (RJ)
Data: 30 de março de 2011 (Quarta-feira)
Horário: 21h50(de Brasília)
Árbitro: João Bosco da Nóbrega (PB)
Assistentes: Griselildo Dantas (PB) e Luis Felipe Correia (PB)
Cartões amarelos: Ray e Bileu (ABC); Rômulo e Márcio Careca (Vasco)
ABC: Wellington; Pio, Tiago Garça, Irineu e Renatinho Potiguar (Renatinho Carioca); Basilio, Bileu, Reinaldo e Cascata (Gabriel); Ederson (Ray) e Leandrão. Técnico: Leandro Campos
VASCO: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Eduardo Costa (Felippe Bastos), Rômulo, Bernardo (Enrico) e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro (Élton). Técnico: Ricardo Gomes
Todos os resultados da quarta-feira, 30:
Taça Libertadores da América: (Fase de grupos – 4ª e 5ª rodadas)
Deportes Tolima-COL 1 x 1 Estudiantes-ARG – rodada 5
Internacional 3 x 0 Jorge Wilstermann-BOL – rodada 4
Guaraní-PAR 0 x 2 Cruzeiro – rodada 5
Copa do Brasil: (Segunda fase)
Paraná 1 x 2 Botafogo
Guarani 2 x 2 Horizonte-CE – Horizonte-CE classificado
ABC 0 x 0 Vasco
Santa Cruz 1 x 0 São Paulo
Paysandu 0 x 0 Bahia
Coritiba 3 x 1 Atlético-GO – Coritiba classificado
Avaí 4 x 1 Ipatinga – Avaí classificado
Ceará 2 x 1 Brasiliense – Ceará classificado
Campeonato Gaúcho: (Taça Farroupilha – 1ª e 3ª rodadas)
Novo Hamburgo 0 x 0 Caxias – 1ª rodada
Juventude 3 x 2 Grêmio – 1ª rodada
Inter de Santa Maria 2 x 1 Cruzeiro-RS – 3ª rodada
Campeonato Paranaense: (Segundo turno – 3ª rodada)
Rio Branco-PR 0 x 0 Cascavel
Campeonato Potiguar: (Copa Rio Grande do Norte – 3ª rodada)
Palmeira 3 x 1 Corintians-RN
Baraúnas 6 x 1 Centenário
Campeonato Paraibano: (12ª rodada)
Desportiva 0 x 2 Botafogo-PB
Campinense 3 x 0 Miramar
Esporte 1 x 1 Treze
Sousa 2 x 3 CSP
Auto Esporte 0 x 2 Nacional-PB
Campeonato Sergipano: (Taça Cidade de Aracaju – final – jogo de ida)
River Plate 2 x 2 São Domingos
Campeonato Amazonense: (Taça Cidade de Manaus – 1ª rodada)
Sul América 2 x 2 América-AM
Texto Vasco: www.espn.com.br
Texto resultados: www.globoesporte.com
Foto Vasco: site da ESPN – Agência Estado