Juiz de Fora (MG), 16 de março de 2011
A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) divulga nesta quarta-feira, 16, o calendário do XXV Ranking Prefeitura de Juiz de Fora de Corridas de Rua. Entre os meses de abril e dezembro serão realizadas nove provas.
Confira abaixo todas as provas de 2011:
Provas do Ranking Corridas de Rua 2011
A abertura do ranking acontece com a I Corrida da Universidade Federal de Juiz Fora (UFJF), no dia 10 de abril, prova que terá um percurso de 5,5 Km.
Em seguida, no mês de maio, acontece a I Corrida APD, Associação dos Cegos, Camilo dos Santos e Grama, de 5 Km. Em junho, será realizada a V Corrida Rústica do Asfalto de Chácara (10 Km); em agosto, a XXIV Corrida Duque de Caxias (10 Km) e, em setembro, a II Granbery / Medquímica (6 Km). Duas provas estão marcadas para o mês de outubro: a II Corrida da Primavera (8 Km) e a I Corrida Instituto Cidade, Graminha e Estácio de Sá (7 Km). Em novembro, acontece a I Corrida do SESI (7Km) e, encerrando o ano, a I Corrida Mercedes-Benz (6 Km).
Com o objetivo de garantir a segurança dos corredores, os percursos que passavam pelas ruas do centro da cidade foram eliminados, seguindo orientações da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra). De acordo com o chefe do Departamento de Iniciação, Formação e Rendimento Esportivo da SEL, Orlando Benício, o objetivo é promover corridas que ofereçam uma boa infraestrutura, inclusive com percursos que atendam bem às necessidades dos corredores.
Conforme dados do Arquivo Histórico da SEL, em oito anos, o ranking computou a participação de 27.235 atletas, em 145 provas. A participação dos corredores tem crescido a cada ano, subindo de 154 pessoas em 2003 para 321 em 2011. Para Orlando, o aumento deste número é resultado de um esforço contínuo da SEL para oferecer corridas de qualidade, com premiações atraentes, kits, balizamento, segurança, entre outros.
Texto e informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora
Juiz de Fora é a única cidade do Brasil (quiçá mundial)onde o número de participantes das corridas de rua cresce inversamente proporcional ao numero de eventos. Enquanto cidades de menor porte como Petrópolis, Cabo Frio, dentre inumeras outras cidades possuem um calendário efervecente o ano inteiro, com provas de diversas distancias, Juiz de Fora lança este ano um minguado calendário com 9 provas de curta distancia. Retrato de uma politica de descaso com o esporte. Cadê a tradicional CORRIDA DA FOGUEIRA, MAIS ANTIGA PROVA DE MINAS GERAIS??? Tirar as provas do centro por convêniencia da SETTRA para evitar mais trabalho dos seus agentes, como o que aconteceu este ano é uma total falta equilibrio e bom senso. Cidade como São Paulo, Rio de Janeiro estão fechando o centro comercial para praticas esportivas, enquanto por aqui, pelo contrário, incentivamos mais a utilização de carros e veiculos.As restriçoes impostas pela SETTRA só desestimulam as empresas e patrocinadores a apoiarem eventos na cidade. Triste ver o esporte que mais cresce no Mundo em número de participantes não ter um calendário de provas digno de nossa cidade .Proibir a prática do esporte no centro da cidade por comodidade das autoridades é coisa que só se vê por aqui…e vamos nós RUMO AS OLIMPIADAS NO BRASIL…pelo jeito as autoridades locais não estão gostando nada desta idéia:..”deve dar um trabalhão organizar uma maratona pelas ruas da cidade né???…”
Wanderson, as informações solicitadas estão no endereço a seguir. Obrigado pelo contato.
http://toquedebola.esp.br/noticias/2011/03/corrida-da-ufjf-inscricoes-abertas/
Gostaria de saber o local e quando estára aberta a inscrição para a corrida do 10 de abril