Juiz de Fora é candidata a sediar treinamento nas Olimpíadas do Rio

Juiz de Fora (MG), 22 de março de 2011

Juiz de Fora é candidata oficial a local de treinamento dos Jogos Olímpicos de 2016. A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) finalizou as fases seletivas iniciais, que correspondem à inscrição e ao envio de informações sobre a infraestrutura oferecida pelo município. No dia 15 de abril, o Comitê Rio 2016 divulgará o resultado das cidades pré-selecionadas para as próximas etapas.

As informações apresentadas pela SEL apontam como instalações de treinamento o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio (foto) e o Ginásio Poliesportivo Antônio Marcos Nazaré Campos, que está em construção. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também inscreveu o complexo esportivo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). A SEL informou, ainda, a estrutura das redes hoteleira, hospitalar e de transporte oferecidas pelo município.

As cidades aprovadas nessa primeira etapa deverão participar do Seminário de Capacitação de Gestores, agendado para o dia 5 de maio. Entre as observações avaliadas pelo comitê na escolha das cidades está o clima, que deverá ser o mais próximo possível do país de origem das equipes. Para o secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda (foto), Juiz de Fora tem muitas chances de aprovação, pois além de oferecer bons hotéis e hospitais, apresenta um clima favorável.

De acordo com o secretário, as instalações oferecidas pela cidade se destacam em alguns pontos, que são mais fortes, podendo atender, principalmente, modalidades como futebol de campo, atletismo e esportes de quadra. “Outro fator que pesa é o Aeroporto da Zona da Mata, que já estará em funcionamento”, afirma. O secretário revela que já articula com representantes do comitê uma visita a Juiz de Fora antes do processo final, para dar mais força ao município. “É importante que eles conheçam pessoalmente a estrutura que oferecemos”, explica.

“Juiz de Fora será outra cidade, se for escolhida como local de treinamento, com benefícios que se afirmam no esporte, na economia, na projeção para o Brasil e o mundo. Enfim, em todas as áreas do desenvolvimento municipal”, afirma o secretário, lembrando que “os Jogos Pan-americanos Escolares demonstraram o potencial que a cidade tem para a realização de grandes eventos esportivos”.

Texto: Secretaria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer

Foto: Arquivo do Toque de Bola

Toque de Bola

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário