Leonardo Condé quebra cabeça pelo melhor esquema

Juiz de Fora (MG), 24 de janeiro de 2011

O esquema tático do Tupi de 2011 não deve ser muito diferente do ano passado. Isso porque, provavelmente, o técnico Leonardo Condé vai utilizar dois esquemas táticos ao longo da temporada: o 4-4-2 e o 3-5-2. Além do gosto do treinador pela utilização dos dois esquemas, a versatilidade de jogadores do atual elenco carijó possibilita essa variação, que pode deixar o time mais ofensivo jogando nos seus domínios e mais precavido quando atuar fora de casa ou enfrentar as equipes de maior expressão. A mudança pode acontecer até mesmo dentro de uma mesma partida.

“A gente vem trabalhando em cima dos dois sistemas, já que nós temos jogadores no elenco com características para isso. Por exemplo, o Fabiano é um ala, não um lateral. Trouxemos esse jogador pensando nisso. No ano passado, o Uberaba usava o 3-5-2 com ele na ala. O Levy também é um ala. Já o Felipe é mais lateral. O Michel joga tanto de ala como de lateral. Temos trabalhado essa variação de sistema para que dentro dos jogos a gente possa dificultar para os adversários. No ano passado, também no Campeonato Mineiro, trabalhamos cinco jogos no 3-5-2 e oito jogos no 4-4-2”, relatou Condé.

Além de variar o esquema tático, Leonardo Condé pretende trabalhar os jogadores para que eles possam alternar de posições dentro das partidas a fim de dificultar a marcação adversária. Esse é um dos pontos que ele pretende trabalhar na última semana de preparação antes do jogo contra o Villa Nova.

“Ainda vamos trabalhar algumas trocas de posição. A equipe já tem uma maneira definida de jogar e, esta fase, é o momento de começar a inverter a posição dos jogadores para dificultar os adversários. Nossa equipe ainda está um pouco travada, com cada jogando única e exclusivamente na sua posição. Vamos trabalhar isso para dificultar a marcação dos adversários”, comentou o treinador.

Regularização

O vice-presidente e médico do clube, José Roberto Maranhas, informou ao blog nesta segunda, 24, que a resposta sobre a utilização dos atletas Michel Cury e Edílson na estreia do Estadual só deve ocorrer na sexta-feira, véspera da estreia contra o Villa Nova. Segundo Maranhas, por se tratar de transferências internacionais, o clube juizforano fica na dependência da homologação pelos clubes de origem, para posterior publicação no BID – Boletim Informativo Diário – da Federação Mineira de Futebol.

Sobre a situação do zagueiro Leonardo Devanir, que não enfrentou o Serrano sábado, 22, Maranhas afirma que foi apenas uma entorse leve no tornozelo esquerdo. A princípio, não será problema para o jogo diante do Villa.

Evento

Nesta terça, 25, será realizado, em Belo Horizonte o evento de lançamento do Campeonato Mineiro. O Tupi será representado pelo presidente, Áureo Fortuna, e pelo Gerente de Futebol, Pitti.

Deixe seu comentário