18 jan 2011

Francês tricolor conta sua história ao blog



No Maracanã, um dos palcos preferidos de um apaixonado pelo futebol

 
Juiz de Fora (MG), 18 de janeiro de 2011
Entramos em contato por e-mail com o francês Marc Chavanette, cuja história de paixão pelo Fluminense surpreendeu os leitores do blog no domingo, 16.

Fizemos algumas perguntas, para melhor conhecer o personagem. Veja o teor das respostas, já com as devidas adaptações de eventuais erros na gramática. Acompanhe:

“Bom dia, desculpe por meus erros de ortografia, mas eu aprendi Português sozinho porque sou um apaixonado do futebol brasileiro desde minha infância. Meu nome completo é Marc Chavanette, tenho 27 anos, sou casado e tenho uma filha. Trabalho na construção, Engenharia Civil.

Estudei e tenho uma licenciatura literária (bacharel). Nunca vivi no Brasil, mas fui três vezes lá. Quando garoto, gostei muito do Romário, especialmente na Copa do Mundo de 94, no PSV (Holanda) e no Barça (Barcelona).

Sempre fui apaixonado pelo futebol, e fiquei interessado no Campeonato Brasileiro. Gostei muito da camisa do Fluminense. Um dia eu vi que Romário jogaria lá e passei a acompanhar o clube. Grandes craques como Castilho, Didi, Rivellino, Carlos Alberto Torres e Romerito jogaram lá e meu pai sempre me falou deles.

Recentemente, Vampeta, Asprilla, Washington, Dodô, Edmundo, Thiago Silva, Deco e Fred me fizeram ainda mais louco pelo flu. Fiz uma tatuagem do escudo do clube no coração na Barra da Tijuca.

Eu moro na cidade de Montpellier, no sul da França, e aqui o time nao é tão bom, gosto do Paris Saint Germain (Valdo, Ricardo Gomes, Ronaldinho Gaúcho, Alex Dias, Raí, Nené) porque tem sempre grandes jogadores brasileiros. Gosto também do Barcelona porque o estádio é somente a três horas de minha casa e vou três, quatro vezes por ano, ver jogo do Barça no Camp Nou. Gostei desse clube depois de Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Dani Alves, Beletti.

Mesmo assim nao encontrei meu clube de coração de verdade na Europa. Sou somente doente pelo fluzão, mesmo depois que o Baixinho saiu. Em 2010, trabalhei todo o verão para fazer viagem ao Brasil para ver meu clube de coração. Foi meu grande sonho ver um jogo do Fluminense no Maracanã. Fui ver o jogo contra o Atlético Paranaense no fim do ano com um amigo. Uma outra vez, no Brasil, em 2007, vi Flu-Cruzeiro pela primeira rodada do campeonato.

E em 2008 fui ao Brasil para minha viagem de lua de mel com minha esposa. Fomos a Ilha Grande, São Paulo, Manaus, Ouro Preto e Belo Horizonte, e no Rio, claro, para ver meu primeiro Fla-Flu (empate em 2 a 2 com golaço de Conca). Sempre quando posso vejo os jogos do futebol no mundo. Fui a Argentina ver Boca, River, Velez e o jogão Racing-Independiente. Também vi jogos na Argélia, Alemanha (final da Copa das Confederações Brasil-Argentina) e em Dortmund, Munique, em Portugal (Benfica x Porto), na Ingletera, no estádio do Emirates (Brasil x Suécia, a primeira convocação de Thiago Neves pela seleção) em Manchester (Liverpool x Chelsea), na Bélgica, Itália, França, e como gosto muito do Campeonato Espanhol fui ver todos os grandes clubes do país. Vi Real Madrid x Barcelona 4 a 2 com Ronaldo, Zidane, Owen, Figo, Beckham, Ronaldinho, Deco, Eto’o em campo!

Mas eu gosto muito do Real Bétis, porque é um clube de tradição de brasileiros: Denilson, Edu, Ricardo Oliveira, Robert, Diego Tardelli, Marcos Assunção. Não fui ainda ver um jogo da Copa do Mundo mas vou ao Brasil em 2014!

Vou este ano ao México no dia 2 de março para ver meu Fluzão na Copa Libertadores contra o América Club no Estádio Azteca! Eu sempre acompanho o Flu via internet com muitos sites como o globo esporte, o lancenet, placar, net flu, fluminense eterno amor, canal flu, flumania…Eu faço parte do site sambafoot.com que é um grande site francês sobre futebol brasileiro. Vejo os jogos do Flu na televisão de graça na internet em podcast. Se quiser saber mais, será um prazer para mim.

Muito obrigado. Saudações tricolores da França”

Marc Chavanette


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


21 set 2017
Tupi pode ter até quatro desfalques. Aílton receita “guerrear e batalhar demais para conseguir o objetivo”

20 set 2017
Tupi fecha treino. Fortaleza em Sampa. Marcelo apita. Ingressos, gramado, reconhecimento, recepção. Veja o diário da decisão

20 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

19 set 2017
Com vídeo! Evaldo anula Éder, domina, toca para os companheiros e emenda: “Tupi tem totais condições de reverter”

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.