Panathlon JF


Fundação

O professor Carlos de Campos Sobrinho, o Carlito, movido pelo seu particular amigo, jornalista Henrique Nicolini, fundador e primeiro Presidente do pioneiro Panathlon Club de São Paulo, tomou a iniciativa de promover a fundação de um Clube de Panathlon na cidade de Juiz de Fora.

Assim, no auditório da Rádio Sociedade de Juiz de Fora, no dia primeiro de outubro de 1976, foi realizada a primeira reunião oficial para a sua fundação.

Compareceram os seguintes convidados: o jornalista Mário Helênio de Lery Santos, o médico José Sabe Musse, os irmãos desportistas Hamlet e Heitor Pernisa, o atleta e desportista Sérgio Alberto Maestrini e o dirigente esportivo Mário Eugênio Gomes Freire de Andrade, ale, é claro, do pioneiro Professor Carlos de Campos Sobrinho, que explanou aos apresentes sobre as finalidades e significação para nossa comunidade da criação de um Clube de Serviços, exclusivamente ligado ao esporte.

Marcada a nova reunião para o dia 10 de outubro de 1976, ficou escolhida a data de 27 de novembro daquele ano para a festiva e solene instalação do Panathlon Club de Juiz de Fora, realizada nos salões do Clube Bom Pastor. Na oportunidade foi eleita e empossada a primeira diretoria, assim composta:

Presidente – Professor Carlos de Campos Sobrinho
1º Vice-Presidente – Dr. Mário Eugênio Gomes Freire de Andrade
2º Vice Presidente – Dr. José Sabe Musse

Além de personalidades do desporto local, uma representativa caravana do Panathlon Clube de São Paulo se fez presente: jornalista Henrique Nicolini, Presidente daquele Clube, jornalista Caetano Carlos Paiole, bem como os dirigentes desportistas Jorge Fabiano Ferreira e Marcelo de Castro Leite.

O Panathlon Club de Juiz de Fora constituiu-se assim no primeiro clube do estado de Minas Gerais, terceiro do Brasil e 143º no Panathlon International.

(o texto e a pesquisa acima foram realizados em setembro de 2000, pelos até hoje panathletas Hamlet Pernisa e Rolf Benda)

GALERIA DOS PRESIDENTES
1976/77 – Professor Carlos de Campos Sobrinho
1978/79 – Dr. Fernando Pacheco Paranhos
1980/87 – Jornalista Arides Braga
1988 – Dirigente esportivo Ivan Antônio Tavares
1989/90 – Jornalista Mário Helênio de Lery Santos
1991/93 – Professor Sérgio Costa de Paula
1994/97 – Dra. Glória Kalil Jacob Arantes
1998/2001 – Professor Sérgio Schmidt de Andrade
2002/04 – Dr. José Roberto Maranhas
2005/07 – Professor Gilmar Quaresma
2008/09 – Professor Cláudio Esteves
2010 – Professor Juarez de Carvalho Venâncio

error: Conteúdo protegido.