13 ago 2012

Esquiva Falcão é o porta-bandeira do Brasil na festa de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres



Quando a delegação brasileira passou com o puglista medalha de prata, Esquiva Falcão, como porta-bandeira, os quase 80 mil espectadores presentes ao Estádio Olímpico foram ao delírio. Eram 21h41 da noite mágica de Londres. Mais tarde, a chama de apagou, mas não a certeza de que quatro anos mais tarde ela voltará ainda mais reluzente nos Jogos Olímpicos 2016. Londres passou o bastão para o Rio na certeza de que o esporte brasileiro estará ainda mais forte na luta por medalhas.

Ao todo, foram mais de quatro mil artistas e sete mil voluntários mobilizados na festa de encerramento, que teve 2h30 de duração, sem contar a cerimônia de premiação da maratona masculina. No telão, o público pôde rever as imagens dos grandes momentos dos Jogos Olímpicos Londres 2012.

O segundo ato começou com o desfile dos atletas, com todos os porta-bandeiras das 204 delegações participantes juntos ‘como uma só nação’, e a entrada no estádio das bandeiras de Grécia, Grã-Bretanha e Brasil, próximo país a sediar o evento.

Um dos pontos altos da festa foi a homenagem ao beatle John Lennon, assassinado em 1981, e ao cantor Freddie Mercury, vocalista da banda Queen, que morreu dez anos mais tarde. Oitenta mil vozes cantaram “Imagine”, a canção mais popular de John Lennon. Depois, um holograma de Freddie Mercury abriu uma pequena apresentação de Brian May e Roger Taylor, os remanescentes do lendário grupo Queen.

Outro grupo homenageado foi o Pink Floyd. Ed Sheeran cantou “Wish you were here” acompanhado por Nick Mason, baterista original da banda. Também estiveram presentes à festa os cantores Liam Gallagher (Oasis), Ray Davies, George Michael, Jesse J., e Annie Lennox, as bandas Pet Shop Boys e One Direction, além das Spice Girls, que fizeram um histórico reencontro para delírio do público.

O fim do terceiro ato foi um ‘adeus a Londres e um olá ao Rio’, com o hasteamento das bandeiras de Grã-Bretanha, Brasil e Grécia e a cerimônia de entrega da bandeira olímpica pelo prefeito de Londres, Boris Johnson, ao prefeito do Rio, Eduardo Paes. Antes que a pira olímpica se apagasse, o estádio se transformou em um grande carnaval.

Os cantores Marisa Monte e Seu Jorge e o rapper BNegão comandaram a festa brasileira que ainda contou com a modelo Alessandra Ambrosio e o gari Renato Sorriso. Ao som de “Aquele abraço”, de Gilberto Gil, na voz de Seu Jorge, o eterno ‘Rei do Futebol’, Pelé, apareceu para abrilhantar a festa brasileira, que durou pouco mais de oito minutos, e dar uma pequena amostra ao mundo do que será a Rio 2016.

Após a chama olímpica ser apagada, o legendário grupo The Who fechou com chave de ouro a cerimônia de encerramento com as músicas “Baba O´Riley” e “See me, feel me”.

Texto: Alexandre Bittencourt para o Comitê Olímpico Brasileiro


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


23 out 2017
Primeiro árbitro de vídeo da Libertadores será brasileiro. Vangasse explica as 4 situações em que ele pode atuar

23 out 2017
Leozinho reaparece na seleção da rodada. Próximo adversário do JF Vôlei tem pedido de desculpas ao torcedor

23 out 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

19 out 2017
Oficial: Tupi informa que treinador Aílton Ferraz não fica no clube

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.