13 ago 2012

Arbitragem polêmica tira o ouro de Esquiva Falcão, que perde por 14 a 13 para o japonês Ryoto Murata



O peso médio Esquiva Falcão ficou com a medalha de prata do torneio de boxe na categoria até 75kg dos Jogos Olímpicos Londres 2012. Ele foi derrotado na final por14 a13 pelo japonês Ryoto Murata, vice-campeão mundial. É o melhor resultado do boxe do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.

Esquiva deixou o ringue do Excel Arena 2 muito aplaudido e com cabeça erguida. Se ouro escapou por apenas um ponto, ele sabe que o brilho da prata representa sua entrada para a galeria dos imortais do boxe brasileiro. Foi o primeiro a subir no segundo lugar mais alto do pódio olímpico.

A luta foi muito equilibrada e polêmica. No primeiro round, Murata venceu por5 a3 sem apresentar golpes tão contundentes. No segundo, Esquiva deu o troco por5 a4. O árbitro do combate tirou dois pontos do pugilista brasileiro no terceiro round – sob a alegação que Esquiva estava agarrando o adversário e isso foi determinante para o resultado da luta, pois o último assalto terminou empatado:5 a5. No somatório geral, vitória de Murata pela diferença mínima:14 a13.

Os pontos tirados pelo árbitro irritaram Esquiva Falcão. “Os dois estavam se agarrando no ringue. Tanto eu quanto o Murata estávamos cansados. Não entendi porque ele só tirou ponto de mim. Tinha que ser dos dois ou então não tirar de nenhum atleta”, analisou.

Apesar da reclamação, o pugilista ressaltou que não irá apelar da decisão dos árbitros do combate. Mais sereno, ele disse que está feliz com a medalha de prata e por ter entrado para a história do boxe brasileiro. “Não tem essa de apelar. O esporte é assim. Estou de cabeça erguida e feliz por ter sido o primeiro brasileiro a conquistar a medalha de prata. A família Falcão representou muito bem o Brasil e todos estão de parabéns”, finalizou Esquiva, referindo-se ao irmão, Yamaguchi Falcão, que conquistou a medalha de bronze na categoria meio-pesado.”Com o resultado do boxe aqui em Londres, o Brasil terá condições de crescer ainda mais para 2016″, comemorou.

Texto: Comitê Olímpico Brasileiro


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse