30 jul 2012

Londres 2012: vitórias brasileiras no basquete, futebol, vôlei de quadra e de praia



O primeiro domingo dos Jogos Olímpicos Londres 2012 marcou a classificação antecipada da seleção brasileira masculina de futebol para a segunda fase da competição. Com grande atuação de Neymar e Cia., o time brasileiro virou para cima da Bielorrússia (3 a 1) e chegou aos seis pontos ganhos. O jogo foi disputado no Estádio Old Trafford, do Machester United, conhecido como o “Teatro de Sonhos”. O que, a princípio, parece apenas uma coincidência representa para a equipe de Mano Menezes um bom presságio. Uma coisa, porém, é certa: o Brasil deu mais um passo rumo à sonhada e inédita medalha de ouro olímpica.

A classificação com uma rodada de antecedência deixou o time mais confiante. “Tenho certeza que todos os torcedores brasileiros também estão felizes. Demos um importante passo nestes Jogos Olímpicos”, comentou Mano Menezes.

   Basquete masculino bate Austrália

O retorno do time masculino de basquete do Brasil aos Jogos Olímpicos depois de 16 anos também foi animador. Apesar das dificuldades enfrentadas para manter o padrão esperado pela torcida do começo ao fim da partida, o time superou a Austrália por 75 a 71 em sua estreia pelo grupo B, no Basketball Arena.

O sempre exigente técnico da equipe, Ruben Magnano, sabe que os jogadores podem render muito mais. Ele criticou a postura do time, sobretudo no último quarto, quando demonstrou nervosismo. “Foi um momento muito importante do jogo que não soubemos aproveitar convenientemente. Falei com os jogadores no vestiário, depois da partida. Cometemos muitos erros no final simplesmente porque emocionalmente não estávamos bem. Faltou inteligência emocional”, analisou o treinador.

   Vôlei masculino vence Tunísia: 3 a 0

Outra estreia com vitória foi do time mais vitorioso do esporte coletivo do Brasil nos últimos anos. A seleção brasileira masculina de vôlei se impôs à Tunísia para vencer por 3 a 0 (parciais 25/17, 25/21 e 25/18). Londres 2012 pode valer a recuperação da hegemonia mundial da equipe brasileira, que conquistou o ouro em Atenas 2004 e a prata em Pequim 2008.

Vela começa bem

A vela, esporte que mais medalhas de ouro deu ao Brasil em Jogos Olímpicos (6), também teve início promissor. A dupla vice-campeã em Pequim 2008 chegou a Londres disposta a retomar a hegemonia da classe Star para o país. Robert Scheidt e Bruno Prada largaram na frente da concorrência, ao garantirem um quarto e um primeiro lugares nas regatas realizadas na tarde deste domingo, 29 de julho , na raia de Weymouth. ‘’Começamos de maneira conservadora para depois aumentar o ritmo e essa será nossa estratégia por enquanto. Se ficarmos entre os cinco primeiros nas próximas provas, ótimo. O nível está muito alto e qualquer erro custa caro’’, afirmou Bruno.

Vôlei de praia 

Já no vôlei de praia, mais duas estreias vitoriosas. O medalhista de ouro em Atenas 2004 e de bronze em Pequim 2008, Emanuel, agora atuando ao lado de Alison, impôs sua maior categoria sobre a dupla Doppler e Horst, da Áustria, por 2 a 1 (19/21, 21/17 e 16/14). “Eles jogaram muito bem, tivemos que usar da experiência para virar a partida”, analisou Emanuel. “Passamos por momentos difíceis, mas conseguimos vencer, o que é fundamental num jogo de estreia” disse Alison.

As brasileiras Maria Elisa e Talita tiveram uma vitória mais tranquila sobre as holandesas Madelein Meppelink e Sophie Van Gestel por 2 a 0 (21/ 10 e 21/19), embora tivessem que superar o nervosismo da estreia. “Mas acho que elas estavam mais nervosas que nós no início. Nosso mérito foi ter paciência e jogar ponto a ponto até a vitória”, analisou Talita. “Bate aquele friozinho na barriga. Mas consegui ser eu mesma dentro da quadra”, frisou Maria Elisa, que brincou com o fato de jogar na arena construída bem perto do Palácio de Buckingham. “Foi uma vitória no quintal da rainha”.

 Texto e informações: Comitê Olímpico Brasileiro

Foto: site da CBF


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


25 abr 2018
Copa Prefeitura Bahamas de Futsal: resultados do Boletim 7

24 abr 2018
Série C: Tupi perde seis posições e recebe Operário-PR sábado

24 abr 2018
Mais uma do Toque de Bola: baixe o seu wallpaper do acesso do Baeta!

23 abr 2018
Simão revela que Ademilson não disputaria Módulo 2 e garante artilheiro na Primeira

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.