09 abr 2018

Luis Maurício, do CRIA-UFJF, alcança índice para o Mundial no dardo



Luis Maurício Dias: topo do pódio que vai consolidando carreira vitoriosa. À esquerda, o treinador Jefferson Verbena de Freitas

    O Campeonato Mineiro de Atletismo Sub-23, disputado neste sábado, dia 7, na pista internacional do Complexo Esportivo da UFJF, reservou mais um momento especial para professores e atletas do projeto CRIA (Centro Regional de Atletismo) da Faculdade de Educação Física da instituição.

  Luis Maurício Dias conquistou, no Lançamento do Dardo, índice para o Campeonato Mundial que será disputado na Finlândia, em julho. O índice era 69m45 e ele bateu 70m20.

  A pedido do Toque de Bola, o professor Jefferson Verbena de Freitas analisou a trajetória de crescimento do atleta (que recebeu, em 2017, o Mérito Esportivo Panathlon)  e as perspectivas na temporada.

 Jefferson está desde o início no Cria. Começou como aluno da graduação e hoje está no doutorado, “fato que demonstra o perfil acadêmico que envolve nosso projeto dentro da UFJF”, observa.

   Confira o depoimento do treinador Jefferson Verbena sobre o desempenho de Luis Maurício:

Luis Maurício, concentrado: “Disciplina imensurável”

“Luis é um atleta que está há 5 anos no projeto, passou por todo o processo de formação esportiva que temos como base dentro do projeto. Começou na iniciação esportiva e agora está se especializando nas provas de lançamento de dardo e disco. Desde o início sempre foi um aluno de muito potencial e agora está se tornando um atleta de nível internacional.

  Digo atleta não só pelos resultados alcançados mas sim por tudo que ele faz para alcançar esses resultados. Com uma disciplina imensurável nos treinamentos, o controle de sua alimentação e com o descanso necessário que um atleta de esporte individual precisa ter.

  Sempre passamos a ele as necessidades que se tem de fazer para atingir o alto nível e perguntamos se é isso mesmo que deseja, afinal, “cada escolha há uma renuncia”, e ele tem de se privar de muitas coisas de um adolescente para estar em alto nível. Festas e alimentação descontrolada são exemplos que limitam o que fazer. Luis sempre figurou entre os melhores do País, sendo Campeão brasileiro em 2015 pela categoria sub-16 e vice-campeão brasileiro em 2017 pelo sub-18. 

  Agora em seu primeiro ano no sub 20, alcança um objetivo que já vinha buscando há algum tempo: o índice para um Campeonato Mundial organizado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Com o objetivo inicial alcançado, agora iremos (Eu, Carlos Mackleyton treinadores, Diego Torga, acadêmico que a partir de um projeto da faculdade de nutrição nos orienta sobre a alimentação, e Jorge Perrout, gestor do projeto) organizar todo o planejamento do mesmo para a competição.

  O índice ainda não lhe dá a vaga certa ao Mundial, porém o aproxima muito, uma vez que cada país tem direito a apenas dois atletas na prova. Caso Luis seja superado, pode ainda acontecer de ficar de fora, porém pelo que acompanhamos pelo ranking brasileiro a marca obtida por ele dá grandes chances da confirmação de sua ida, o que ocorrerá em junho. Até lá, estaremos trabalhando para que o atleta melhore ainda mais sua marca e se carimbe de vez sua ida. No próximo dia 26, estaremos indo para Porto Alegre para o Campeonato Brasileiro sub 23, tentar melhorar sua marca.”

  Jefferson informa, ainda, que o professor Guilherme Matta também passou a integrar a equipe de treinadores e acrescenta que “durante a preparação busca desse resultado, Luis passou, em dois momentos, por um período de treinamento no no Centro de Treinamento de Atletismo (CNTA) na cidade do Rio de Janeiro, onde teve apoio do professor Fernando Barbosa.”

 

Texto: Toque de Bola

Fotos: Divulgação

(confira vídeo do lançamento que valeu o índice de Luis nas redes sociais do Toque de Bola – Instagram toquedebolajf, Twitter toquedebolajf e fanpage Portal de Notícias Toque de Bola)


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


19 abr 2018
Baeta confiante para buscar o “combo”: vitória, acesso e vaga na final

19 abr 2018
Futsal: Léo Aleixo vibra com títulos e adaptação da família na Bélgica

19 abr 2018
Copa Prefeitura Bahamas de Futsal: resultados do Boletim 6

18 abr 2018
Pelo sonho do futebol, Luiz Gustavo finca pé (e mãos) em Portugal

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.