17 abr 2018

Árbitro Igor Monteiro, de JF, convocado para Mundial na Espanha



Igor Monteiro

 O árbitro e associado do Panathlon Club Juiz de Fora, Igor Monteiro, que já atuou nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, tem presença confirmada em nova competição internacional: foi convocado para a Copa do Mundo de futebol de 7 sub-19, programado para a Espanha. “A competição será em agosto e fará parte do CP World Games Sant Cugat 2018”, informa Igor.

   “Quero agradecer a todos que contribuíram para essa conquista, em especial meus pais e irmão, aos amigos da Liga Juizforana de Futsal, arbitragem do futebol de 7 PC brasileira e colegas da Federação Internacional”, comemora, com um agradecimento.

 Clique aqui e acesse reportagem feita pelo Toque de Bola sobre a participação de Igor nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016. Na oportunidade, foi o primeiro árbitro com paralisia cerebral a atuar na arbitragem da modalidade na competição.

  Depoimento exclusivo

 

Igor Monteiro: brilho na arbitragem. Na foto, Jogos Parapan-americanos de Jovens em março de 2017, em São Paulo

Atendendo solicitação do Toque, o juiz-forano fez um resumo de sua trajetória na arbitragem

“Possuo deficiência, uma hemiparesia braquio-crural esquerda congênita. Tenho 27 anos e iniciei na arbitragem em 2009, quando realizei um curso de arbitragem em futsal na Liga Juizforana de Futsal com o árbitro Adilson Mattos.

Comecei apitando na Copa Prefeitura Bahamas de Futsal em 2010. Esta já é a nona edição da copa que atuo como árbitro. Em 2012, em uma aula do curso de licenciatura em Educação Física pela UFJF, o professor e ex-árbitro FIFA, Álvaro Quelhas, ao saber da minha deficiência e que eu era árbitro, fez o convite para que eu fosse atuar no Campeonato Brasileiro de futebol de 7 PC (para pessoas com paralisia cerebral).

 Foi aí que se iniciou minha trajetória na arbitragem do futebol paralímpico. Atuei como árbitro em três Campeonatos Brasileiros de Futebol de 7 PC (2013, 2015 e 2017).

Campeonato Brasileiro de Futebol de 7, em novembro, na capital paulista

  Em 2016 recebi a convocação para atuar como árbitro de futebol 7 nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Atuei em quatro partidas e fui considerado o primeiro árbitro de futebol 7 que possuía Paralisia Cerebral da história dos Jogos Paralímpicos.

  Uma das partidas em que atuei, Ucrânia e Irlanda, foi transmitida ao vivo pelo Sportv 2. Neste mesmo ano, fui agraciado com o Mérito Esportivo Panathlon Club Juiz de Fora 2016.

  Em 2017, o diretor de arbitragem da International Federation of Cerebral Football (IFCPF-Federação Internacional de Futebol para pessoas com paralisia cerebral), Skye Arthur-Banning, me promoveu ao quadro de árbitros da entidade, ao me convocar para o Parapan-americano de jovens São Paulo 2017.

  Em 2018, recebi a convocação para a minha terceira competição internacional, a primeira fora do Brasil, a Copa do Mundo IFCPF Sub-19 2018, a ser realizada entre 9 e 16 de agosto na cidade de Sant Cugat, Espanha.”

 

Texto: Toque de Bola

Fotos: Arquivo Pessoal e Arquivo Toque de Bola e arte: Just Design


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


21 abr 2018
Gol de Adê, 43 anos, aos 43 minutos! Baeta vence e sobe

19 abr 2018
Baeta confiante para buscar o “combo”: vitória, acesso e vaga na final

19 abr 2018
Futsal: Léo Aleixo vibra com títulos e adaptação da família na Bélgica

19 abr 2018
Copa Prefeitura Bahamas de Futsal: resultados do Boletim 6

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.