05 fev 2018

Perrout ganha vaga na seleção e Pedro é bi! CRIA-UFJF brilha na Copa Brasil Cross Country



 

Pedro Henrique de Oliveira: topo do pódio

Diversos atletas juiz-foranos, principalmente do projeto CRIA Atletismo da Faefid-UFJF, brilharam na Copa Brasil Caixa de Cross Country, promovida pela Confederação Brasileira de Atletismo e disputada na Marina Estância Confiança, em Bragança Paulista (SP). A competição serviu como seletiva para a Copa Pan-americana de Cross Country, programada para El Salvador (América Central), em 16 de fevereiro.

   Nos 8 km, categoria Sub-20 masculino, Francisco Perrout (CRIA) conquistou o primeiro lugar e, consequentemente, vaga para a seleção brasileira que participará da competição. 

  Nos 6 km, categoria Sub-18 masculino, Pedro Henrique de Oliveira (CRIA) faturou o primeiro lugar.ue é bi

 Nos 4 km, categoria Sub-18 feminino, outro pódio para o projeto da Faefid-UFJF: Noemi Alves da Cruz ficou em terceiro lugar.

 Nos 10 km Feminino, Amanda Aparecida de Oliveira, da Faculdade Metodista Granbery, também alcançou a terceira colocação.

Outra terceira posição na competição foi obtida por Eberth Silvério nos 10 km masculino.

 Noemi e Pedro são alunos do Apogeu. Todos os atletas representaram a equipe da UFJF em Bragança Paulista.

  Pedro Henrique conquistou, em 2017, o Mérito Esportivo Panathlon, principal premiação do esporte local conferida pelo Panathlon Club Juiz de Fora.  

Site da Confederação

 Veja as informações sobre a competição, divulgadas no site da Confederação Brasileira de Atletismo

 O mineiro Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis) conquistou na manhã deste domingo a quinta vitória da carreira na Copa Brasil Caixa de Cross Country, disputada em um circuito de 2 km, montado dentro da Marina Estância Confiança, em Bragança Paulista (SP). Gilberto completou os 10 km da prova em 31:22, abrindo boa vantagem sobre o capixaba Valério de Souza Fabiano (Cruzeiro/CAIXA), segundo colocado, com 32.18.

“Foi uma prova equilibrada até o 6º km, mas depois consegui forçar o ritmo, abri vantagem e administrei a diferença até o final”, comentou Gilberto, campeão das edições de 2012, 2015, 2016 e 2017. “Não tem segredo correr cross country. É só treinar muito”, disse logo cruzar a linha de chegada. A prova foi disputada sob sol forte, temperatura de 25 graus e 66% de umidade relativa do ar. 

Gilberto e Valério estão qualificados para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de San Salvador, em El Salvador, no próximo dia 17. Gilberto tem duas medalhas de prata na competição. “Fiquei em segundo lugar na Colômbia em 2015 e na Venezuela em 2016. Espero que dessa vez eu consiga chegar ao ouro”, afirmou.

Depois do PAN, Gilberto voltará todas as suas atenções para a Maratona Internacional de Milão, na Itália, marcada para o dia 1º de abril.

Uma das atrações da prova, Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimep), que estreou na categoria adulta, abandonou a competição. Segundo o técnico Ricardo D’Angelo, o atleta “cansou” ao tentar forçar o ritmo.

Na prova adulta feminina, que abriu a competição, dobradinha do Pinheiros. Jenifer do Nascimento Silva e Maria Aparecida Ferraz completaram as cinco voltas no circuito de 2 km na frente, com os tempos de 40:09 e 40:10, respectivamente. As duas também estão qualificadas para o Pan-Americano.

Jenifer, especialista em 5.000 e em 10.000 m, ficou muito feliz com o seu primeiro título brasileiro de cross. “Fiquei em segundo lugar no ano passado e agora consegui vencer. O percurso tem uma subida dura, mas isso só valorizou a vitória”, disse a paulista, nascida em Osasco, de 26 anos, que treina com Claudio Castilho.

No Sub-20 feminino, Raquel de Carvalho Xavier (CE3) foi a campeã, depois de três segundos lugares consecutivos. “Finalmente veio a medalha de ouro”, comemorou a atleta de 18 anos, nascida em Brasília, que mora e treina em Ceilândia (DF). “Além do título, vou representar o Brasil no PAN, o que é uma grande honra”, completou. Ao contrário do adulto, que terá dois representantes, no Sub-20 apenas os campeões serão chamados.

 Francisco Perrout: “Minha primeira seleção”

 

Francisco Perrout: primeiro lugar e vaga na seleção

Já no masculino, Francisco Verissimo Perrout Lima (UFJF) venceu os 8 km, com o tempo de 27:17. Aos 18 anos, ele também se mostrou muito feliz por ter assegurado a vaga na Seleção Brasileira. “Participei de competições escolares, mas pela CBAt será minha primeira seleção”, comemorou Francisco, que acabou de passar por um estágio de um mês de treinamento na cidade de Iten, no Quênia. “Meu pai é o meu técnico e ele foi conhecer os métodos de preparação de lá”, disse, referindo-se a Jorge Perrout, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

  Pedro Henrique comemora bi

Na categoria Sub-18, Taina Beatriz Antunes (FECAM) e Pedro Henrique de Oliveira (UFJF) foram os vencedores. O juiz-forano Pedro Henrique, aliás, ganhou o bicampeonato da categoria.

Os participantes da competição, que reuniu 250 atletas de 57 clubes de todas as regiões do País, tiveram um percurso mais seco do que nos três anos anteriores, quando as provas foram realizadas no Parque Ecológico do Tietê, como muita lama e poças d’água, em São Paulo. Além disso, contaram com uma bela paisagem. O trecho final do percurso de 2 km foi percorrido às margens da represa Jaguari-Jacareí, a grande atração da Marina Estância Confiança.

Resultados (confira juiz-foranos em destaque)

Masculino

Eberth Silvério

10 km Masculino Adulto
1-Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento) – 31:22 
2-Valério de Souza Fabiano (Cruzeiro/CAIXA) – 32:18  
3-Eberth da Silva Silverio (UFJF) – 33:11

Por equipe
1-Pinheiros – 66 pontos
2-Orcampi Unimed – 58
3-UFJF – 55

8 km Sub-20

Francisco Perrout no pódio

1-Francisco Verissimo Perrout Lima (UFJF) – 27:17  
2-Evandro da Luz Bandeira (Barra do Garças) – 27:31
3-Mario Henrique Alves Brito (Barra do Garças) – 28:24

Por equipe
1-Barra do Garças – 71 pontos
2-SESI-SP – 68
3-UCA – 54

6 km Sub-18

Pedro Henrique de Oliveira: topo do pódio

1-Pedro Henrique de Oliveira (UFJF) – 20:42  bicampeão
2-Eduardo Bandeira Baltazar (ASCORT) – 21:11
3-Lucas Pinho Leite (Barra do Garças) – 21:20

Por equipe
1-ASCORT – 80 pontos
2-Orcampi Unimed – 54
3-ABDA Atletismo – 51

Feminino

Amanda Aparecida de Oliveira

10 km Adulto
1-Jenifer do Nascimento Silva (Pinheiros) – 40:09
2-Maria Aparecida Ferraz (Pinheiros) – 40:10
3-Amanda Aparecida de Oliveira (UFJF) – 40:26

Por equipe
1-Pinheiros – 26 pontos

6 km Sub-20
1-Raquel de Carvalho Xavier (CE3) – 24:28  
2-Bianca Vitoria dos Santos (C.V.C. MOTA) – 24:59  
3-Jeovana Fernanda dos Santos (ABDA Atletismo) – 25:25

Por equipe
Sem premiação

Noemi Alves da Cruz

4 km Sub-18
1-Taina Beatriz Antunes (FECAM) – 16:23 
2-Francielly da Silva Marcondes (Barra do Garças) – 16:31
3-Noemi Alves da Cruz (UFJF) – 16:42

Por equipe
1-Barra do Garças – 38 pontos
2-ABDA Atletismo – 19

A Copa Brasil faz parte do Programa Caixa de competições da CBAt, que realizou o evento, co-organizado pela Federação Paulista de Atletismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio da Prefeitura de Bragança Paulista e da Marina Estância Confiança.

 

Texto: Toque de Bola, com informações de Erik Chaves e da Confederação Brasileira de Atletismo

Fotos: Divulgação

Edição: Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



18 maio 2018

UFJF/Asepel volta à cena no Campeonato Mineiro de base


17 maio 2018

Agora é em casa! Uberabinha-Tupi recebe AMDH no Mineiro de Base


16 maio 2018

Loja oficial do Fla em JF comemora sucesso da troca de ingressos para jogo contra Emelec

Notícias


22 maio 2018

Perrout exalta “time” CRIA-UFJF em Recife: “Todos melhoraram marcas”


21 maio 2018

Após assinar com ArcelorMittal, JF Vôlei estuda parceria diferente com Sada


21 maio 2018

Acabou o amor? Torcedor cobra reforços e qualidade em derrota do Tupi


20 maio 2018

Que fase! Tupi perde a quarta na Série C


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse