04 dez 2017

Tupi 2018: Nicanor vê “no papel, um time competitivo” e aposta na qualidade do setor de meio-campo



Marcel é o único considerado titular na Série C que permanece no elenco. Tupi quer evitar em 2018 fazer a cada competição um novo time

  O entrosamento entre dirigentes e Comissão Técnica, encabeçada pelo recém-chegado Alexandre Barroso, e a confiança que está sendo montado um elenco competitivo, não só para o Campeonato Mineiro como para a Série C do Campeonato Brasileiro, tornam otimista o discurso do dirigente que responde pelo futebol do Tupi, Nicanor Pires. O grupo de jogadores começou a se apresentar na sexta-feira, dia 1º, e de forma oficial o elenco será revelado na noite desta segunda-feira, na sede social do clube.

   No futebol do Carijó desde o Campeonato Mineiro 2017, Nicanor reforça ao Toque de Bola a expectativa positiva sobre o atacante Reis, manifestada pelo técnico. Outros nomes citados por ele como promessas de bom futebol entre as novidades no grupo são  Renato Kayser, do Vasco, Welington, zagueiro, ex-Ponte Preta e Cruzeiro, Arthur Sanches, ex-Madureira e Flamengo, e Cristopher, meia, revelado no Palmeiras. O dirigente vê, na análise do elenco, um “meio de campo muito forte, com bons volantes, que sabem sair para o jogo, com boa pegada, boa altura”. 

 

 Veja a íntegra da entrevista de Nicanor Pires ao Toque de Bola

Toque de Bola: O torcedor tem sempre a preocupação, e o clube também já manifestou isso até em entrevistas, que quer tentar manter pelo menos a grande base do Mineiro para o Brasileiro. E só um jogador permanece titular da Série C (Marcel). É um novo time? Como o futebol do Tupi está encarando esse começo de trabalho para 2018?

Nicanor Pires: “Na verdade são oito atletas que ficam de 2017 para 2018, mas de titular somente o Marcel. O Kalu fez muitos jogos, o Afonso fez alguns. Mas o nosso objetivo é esse: ao fim do Campeonato Mineiro a gente conseguir manter no mínimo uma base muito boa desses atletas para a serie C. Você ganha em conjunto, em entrosamento…

A maioria dos atletas que farão parte desse início de temporada de 2018 tem contrato até o término do Brasileirão, e eu creio que as trocas vão ser pontuais, se precisarmos contratar ou vai ser por uma oportunidade boa que aparecer no mercado ou porque a gente ou a comissão técnica entendam que atleta A ou atleta B não rendeu o esperado, mas eu acredito que isso vai ser muito pouco. O planejamento está sendo feito para o ano de 2018, e não visando apenas Campeonato Mineiro”.

Toque de Bola: Fala um pouquinho desses nomes. Os que mais repercutiram na divulgação inicial foram o Kayser, que vem da base do Vasco, e o Reis, atacante. Fale um pouco sobre esses nomes, que o torcedor fica sempre na expectativa de brilhar pelo Tupi.

Nicanor Pires: “O Reis é um atleta que dispensa comentários. Um atacante nato, chuta com as duas pernas. Jogou na Ponte Preta, no Cruzeiro, no Bahia, no exterior. Eu acredito que o Reis em forma vai ajudar muito o Tupi no estadual, vai dar muita alegria para a torcida. É da casa, morador do (bairro) Benfica e estamos muito confiantes nele.

Renato Kayser é um atleta do Vasco, era uma promessa do Vasco, disputou o Campeonato Mineiro esse ano pelo Vila Nova, de Nova Lima, estava no Ferroviário de Araraquara, onde teve uma boa passagem também. O Welington, zagueiro, jogou na Ponte Preta, no Cruzeiro. O Arthur Sanches, que foi revelado pelo Madureira, posteriormente contratado pelo Flamengo, fez alguns jogos no Flamengo, também zagueiro.

Meio de campo nosso, estamos confiantes de que vai ser muito forte, com bons volantes, que sabem sair para o jogo, com boa pegada, boa altura. O Cristopher, meia, revelado no Palmeiras, foi uma promessa muito grande lá também. 

Nós acreditamos muito que o Tupi vem forte em 2018. No papel temos um time competitivo, e vamos torcer para que a Comissão Técnica consiga executar, colocar em prática tudo aquilo que eles imaginam, e que o time encaixe, ganhe corpo e que seja um ano de sucesso para o Tupi.”

Toque de Bola: Em relação ao novo técnico (Alexandre Barroso), como tem sido esse período importante que ele tem tido, até mesmo antes da chegada desses atletas? Como ele participou dessa formação de primeiro elenco?

Nicanor Pires: “Foi tudo feito em conjunto. O Alexandre é morador de Belo Horizonte, o Ricardo Leão, auxiliar, também, e eu também moro em Belo Horizonte. E nesse período que eu fiquei fora de Juiz de Fora nós conseguimos nos reunir diversas vezes para discutir o elenco.

Todo atleta que veio para o Tupi, veio em comum acordo entre comissão técnica e diretoria. O que eu achei um fator preponderante foi que alguns nomes que o Alexandre sugeriu, nós já estávamos conversando, ou até mesmo tínhamos esse mesmo nome na lista e vice-versa. O Welington zagueiro, por exemplo, eu já tinha interesse em trazê-lo, e o Alexandre também indicou. O mesmo aconteceu com um volante que virá posteriormente.

As coisas casaram e eu acho que tem tudo para dar certo. Quando o elenco é montado dessa forma, em que diretoria e comissão técnica acreditam estar fazendo o melhor, o sucesso do trabalho pode vir. Não digo de maneira “mais fácil”, mas talvez de maneira “menos difícil”, talvez.”

Toque de Bola: E o Sidimar? O torcedor pergunta é claro, pela inatividade (não jogou profissionalmente em 2017). Está pronto para jogar?

Nicanor Pires: “Da parte médica, sim. O Doutor (José Roberto) Maranhas (vice-presidente e médico do clube) já avaliou o Sidimar. Ele esteve aqui em Juiz de Fora, e o Doutor Maranhas deu o “ok” para a gente seguir com a contratação do atleta. Agora é ritmo de jogo e parte física. Ele chega na cidade nesta segunda feira (dia 4) e será avaliado pela preparação física para  sabermos qual é a condição dele. Talvez não tenhamos isso de imediato, pelo período inativo, mas eu acredito que assim que ele adquirir a forma física desejada pela comissão, e o ritmo de jogo, ele vai poder brigar de igual para igual com os demais zagueiros.”

 

Texto: Ivan Elias – Toque de Bola

Foto: Arquivo Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse