26 set 2017

Semana Paralímpica: veja como foram atletismo e natação



A história do atletismo paralímpico anda de mãos dadas com os próprios Jogos Paralímpicos. Desde 1960, em Roma, na Itália, quando a primeira edição dos jogos foi disputada, o atletismo estava presente. Na sexta-feira, dia 22, a modalidade ganhou a pista da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF) e foi a atração do dia na Semana Paralímpica.

Desde 8h30 e sob forte sol, alunos de dez instituições – entre elas Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Leopoldina e Lima Duarte, JF Paralímpico, Escola Municipal (E.M.) Núbia Pereira Magalhães (Caic), Escola Estadual (E.E.) Adalgisa de Paula Duque de Lima Duarte – participaram das diversas atividades que englobam o Atletismo Paralímpico. A modalidade é praticada por atletas com deficiência auditiva, física, visual ou intelectual. Há provas de corrida, salto em distância, lançamento de disco e arremesso de peso, tanto no feminino quanto no masculino, com disputas específicas.

   Os destaques ficaram por conta do Caic, que enfileirou cinco primeiros lugares: Maria Eduarda venceu no salto em distância, nos 100 m e nos 400 m rasos feminino; Renan Esteves nos 400 m rasos masculino e Wendell Lúcio no salto em distância masculino; e do JF Paralímpico, que veio logo atrás, com quatro conquistas: Bruno Guedes levou a melhor nos 1500 m, Mariane da Silva Rocha venceu nos 100 m da caminhada feminina, André Luiz no arremesso de peso misto, e Rosângela Aparecida no lançamento de disco misto.

   Ao final das disputas, todos os alunos receberam medalhas das mãos da supervisora do Departamento do Lazer e Esporte Físico, Karla Belgo.

   

  Clique aqui e veja como foi a disputa do goalball na Semana Paralímpica

   Clique aqui e veja como foi a disputa de bocha, futebol  e polybat na Semana Paralímpica 

      Natação

Natação encerrou a Semana Paralímpica de Juiz de Fora

   A Semana Paralímpica teve seu último dia de competições no sábado, 23, com as provas de natação na piscina do Colégio dos Jesuítas e em seguida a cerimônia de encerramento do evento.

   Desde as 9 horas, pôde-se notar movimentação nas águas da piscina do Colégio dos Jesuítas, local que sediou as provas. A natação paralímpica acontece como na olímpica, tendo adaptações somente nas largadas, viradas e chegadas. Deficientes auditivos, físicos, intelectuais e visuais, são habilitados a participar.

   Nesta edição, 32 alunos de sete instituições participaram das 15 provas, algumas delas divididas em séries. Os destaques ficaram por conta do Programa JF Paralímpico, que venceu em seis provas; do programa JF Esporte e Cidadania e da Escola Professora Núbia Pereira de Magalhães – Caic, que venceram três cada.

     Na sequência, houve a entrega de medalhas pela supervisora do Departamento do Lazer e Esporte Físico, Karla Belgo, para todos os alunos, e a cerimônia oficial de encerramento. Em homenagem ao Dia Internacional do Atleta Paralímpico e do aniversário da professora Adriana Guarino, todos os presentes cantaram parabéns e celebraram o sucesso do evento.

   Realizada para marcar o mês da pessoa com deficiência, a semana paralímpica teve recorde de inscrições, com 249 participantes. As atividades ocorreram ao longo da semana, divididas em competições de uma modalidade por dia. 

  

Texto, informações e fotos enviados ao Toque de Bola pela SEL – Divulgação

Edição: Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



19 out 2017

Copa Toque de Bola de Futsal: Academia destaca “movimento esportivo” gerado pela competição


19 out 2017

Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos


18 out 2017

Fajardo: “Copa Toque de Bola é espetacular”. Treinador estuda propostas, se não for o “salvador anti-queda”

Notícias


21 out 2017

Sem qualquer substituição, JF Vôlei volta a perder por 3 a 1 em Montes Claros


20 out 2017

Interdição do estádio do Baeta expõe “racha” entre dirigentes e ADJF. Eleições e cota de Danilo Luiz geram polêmica


20 out 2017

Partiu Rússia? Danilo Luiz, de Bicas, é novamente convocado para defender a seleção brasileira


20 out 2017

Com Leozinho na seleção da rodada, JF Vôlei busca vitória contra Montes Claros, que já afastou treinador


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse

error: Conteúdo protegido.