26 set 2017

Semana Paralímpica: veja como foram atletismo e natação



A história do atletismo paralímpico anda de mãos dadas com os próprios Jogos Paralímpicos. Desde 1960, em Roma, na Itália, quando a primeira edição dos jogos foi disputada, o atletismo estava presente. Na sexta-feira, dia 22, a modalidade ganhou a pista da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF) e foi a atração do dia na Semana Paralímpica.

Desde 8h30 e sob forte sol, alunos de dez instituições – entre elas Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Leopoldina e Lima Duarte, JF Paralímpico, Escola Municipal (E.M.) Núbia Pereira Magalhães (Caic), Escola Estadual (E.E.) Adalgisa de Paula Duque de Lima Duarte – participaram das diversas atividades que englobam o Atletismo Paralímpico. A modalidade é praticada por atletas com deficiência auditiva, física, visual ou intelectual. Há provas de corrida, salto em distância, lançamento de disco e arremesso de peso, tanto no feminino quanto no masculino, com disputas específicas.

   Os destaques ficaram por conta do Caic, que enfileirou cinco primeiros lugares: Maria Eduarda venceu no salto em distância, nos 100 m e nos 400 m rasos feminino; Renan Esteves nos 400 m rasos masculino e Wendell Lúcio no salto em distância masculino; e do JF Paralímpico, que veio logo atrás, com quatro conquistas: Bruno Guedes levou a melhor nos 1500 m, Mariane da Silva Rocha venceu nos 100 m da caminhada feminina, André Luiz no arremesso de peso misto, e Rosângela Aparecida no lançamento de disco misto.

   Ao final das disputas, todos os alunos receberam medalhas das mãos da supervisora do Departamento do Lazer e Esporte Físico, Karla Belgo.

   

  Clique aqui e veja como foi a disputa do goalball na Semana Paralímpica

   Clique aqui e veja como foi a disputa de bocha, futebol  e polybat na Semana Paralímpica 

      Natação

Natação encerrou a Semana Paralímpica de Juiz de Fora

   A Semana Paralímpica teve seu último dia de competições no sábado, 23, com as provas de natação na piscina do Colégio dos Jesuítas e em seguida a cerimônia de encerramento do evento.

   Desde as 9 horas, pôde-se notar movimentação nas águas da piscina do Colégio dos Jesuítas, local que sediou as provas. A natação paralímpica acontece como na olímpica, tendo adaptações somente nas largadas, viradas e chegadas. Deficientes auditivos, físicos, intelectuais e visuais, são habilitados a participar.

   Nesta edição, 32 alunos de sete instituições participaram das 15 provas, algumas delas divididas em séries. Os destaques ficaram por conta do Programa JF Paralímpico, que venceu em seis provas; do programa JF Esporte e Cidadania e da Escola Professora Núbia Pereira de Magalhães – Caic, que venceram três cada.

     Na sequência, houve a entrega de medalhas pela supervisora do Departamento do Lazer e Esporte Físico, Karla Belgo, para todos os alunos, e a cerimônia oficial de encerramento. Em homenagem ao Dia Internacional do Atleta Paralímpico e do aniversário da professora Adriana Guarino, todos os presentes cantaram parabéns e celebraram o sucesso do evento.

   Realizada para marcar o mês da pessoa com deficiência, a semana paralímpica teve recorde de inscrições, com 249 participantes. As atividades ocorreram ao longo da semana, divididas em competições de uma modalidade por dia. 

  

Texto, informações e fotos enviados ao Toque de Bola pela SEL – Divulgação

Edição: Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



14 dez 2017

IOR 2018 tem excelente resposta na abertura antecipada de inscrições


12 dez 2017

Sistema FIEMG inaugura Parque Aquático do SESI em Juiz de Fora


11 dez 2017

Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

Notícias


15 dez 2017

JF Vôlei volta a fazer sets equilibrados, mas não pontua diante do Corinthians-Guarulhos: 3 sets a 0


14 dez 2017

JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga


13 dez 2017

Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador


12 dez 2017

Sistema FIEMG inaugura Parque Aquático do SESI em Juiz de Fora


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse