27 set 2017

Estudantes de escolas rurais participam de evento esportivo em Juiz de Fora



Organizado pela PJF, jogos fomentam a prática esportiva em comunidades rurais

     O 22º Festival Esportivo das Escolas Rurais (Festeru) ocorre nesta quinta feira, 28, e reúne cerca de 300 pessoas – entre estudantes, professores, comunidades escolares e profissionais envolvidos na realização dos jogos – na sede campestre da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército (ASE), no Barbosa Lage. O evento é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

   O Festeru é disputado anualmente pelas escolas municipais Camilo Guedes (Valadares), Dom Justino José de Santana (Torreões), Professora Helena Antipoff (Rosário de Minas), Padre Caetano (Monte Verde), Padre Wilson (Igrejinha), e Doutor Pedro Marques (Caeté).

   Além de cumprir com as diretrizes do governo municipal no que se refere ao fomento e a oportunidades de participação em atividades esportivas e de lazer, o Festeru tem como objetivos incentivar a mobilização e organização esportiva nas escolas da zona rural, integrar, através da pratica esportiva, os alunos das escolas da comunidade escolar da zona rural e ainda destacar a prática esportiva como instrumento de formação da personalidade e cidadania. Incentivada por uma arbitragem educativa e apoiada pelos profissionais envolvidos.

A competição conta com cinco modalidades tanto no feminino como no masculino

  O festival conta com competições em cinco modalidades. Pela manhã ocorrem três provas de atletismo (revezamento 4 x 100, salto em distância e arremesso do peso), xadrez, futebol feminino, vôlei masculino e queimada masculina. À tarde, a partir de 13 horas, novas disputas coletivas: futebol masculino, vôlei feminino e queimada feminina. Às 16 horas, corrida rústica de um quilômetro, encerrando o evento.

  De acordo com os organizadores, a importância de eventos como o Festeru vai além dos resultados das partidas: o esporte na escola é uma ação pedagógica. Atrás da educação física escolar e dos projetos esportivos se tem a prática pedagógica importantíssima para o desenvolvimento de valores para a formação integral dos alunos. O Festeru é o ponto que culmina o trabalho anual desenvolvido nas escolas. É importante também para a integração e o intercâmbio entre os alunos das escolas rurais.

 

 

Texto a partir de informações da assessoria da SEL

Fotos: Divulgação/SEL

Edição: Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


19 fev 2018
JF Vôlei tem semana de desafios seguidos em busca da reação na Superliga

17 fev 2018
Baeta perde na estreia do Módulo 2

17 fev 2018
Tupynambás estreia no Módulo 2 fora de casa

16 fev 2018
Com Leão ainda treinador interino, Tupi visita URT

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse