27 set 2017

Estudantes de escolas rurais participam de evento esportivo em Juiz de Fora



Organizado pela PJF, jogos fomentam a prática esportiva em comunidades rurais

     O 22º Festival Esportivo das Escolas Rurais (Festeru) ocorre nesta quinta feira, 28, e reúne cerca de 300 pessoas – entre estudantes, professores, comunidades escolares e profissionais envolvidos na realização dos jogos – na sede campestre da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército (ASE), no Barbosa Lage. O evento é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

   O Festeru é disputado anualmente pelas escolas municipais Camilo Guedes (Valadares), Dom Justino José de Santana (Torreões), Professora Helena Antipoff (Rosário de Minas), Padre Caetano (Monte Verde), Padre Wilson (Igrejinha), e Doutor Pedro Marques (Caeté).

   Além de cumprir com as diretrizes do governo municipal no que se refere ao fomento e a oportunidades de participação em atividades esportivas e de lazer, o Festeru tem como objetivos incentivar a mobilização e organização esportiva nas escolas da zona rural, integrar, através da pratica esportiva, os alunos das escolas da comunidade escolar da zona rural e ainda destacar a prática esportiva como instrumento de formação da personalidade e cidadania. Incentivada por uma arbitragem educativa e apoiada pelos profissionais envolvidos.

A competição conta com cinco modalidades tanto no feminino como no masculino

  O festival conta com competições em cinco modalidades. Pela manhã ocorrem três provas de atletismo (revezamento 4 x 100, salto em distância e arremesso do peso), xadrez, futebol feminino, vôlei masculino e queimada masculina. À tarde, a partir de 13 horas, novas disputas coletivas: futebol masculino, vôlei feminino e queimada feminina. Às 16 horas, corrida rústica de um quilômetro, encerrando o evento.

  De acordo com os organizadores, a importância de eventos como o Festeru vai além dos resultados das partidas: o esporte na escola é uma ação pedagógica. Atrás da educação física escolar e dos projetos esportivos se tem a prática pedagógica importantíssima para o desenvolvimento de valores para a formação integral dos alunos. O Festeru é o ponto que culmina o trabalho anual desenvolvido nas escolas. É importante também para a integração e o intercâmbio entre os alunos das escolas rurais.

 

 

Texto a partir de informações da assessoria da SEL

Fotos: Divulgação/SEL

Edição: Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


19 out 2017
Oficial: Tupi informa que treinador Aílton Ferraz não fica no clube

19 out 2017
Copa Toque de Bola de Futsal: Academia destaca “movimento esportivo” gerado pela competição

19 out 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

18 out 2017
Faefid-UFJF recebe nota máxima em avaliação, foca em “atuar com pessoas” e vê trabalho dobrado

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.