18 set 2017

Emoção marca abertura da Semana Paralímpica em Juiz de Fora



Semana Paralímpica é promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer de Juiz de Fora

Sorrisos, lágrimas e muitos aplausos fizeram parte da solenidade de abertura da “9ª Semana Paralímpica de Juiz de Fora”. O evento, realizado no ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no sábado, 16, reuniu atletas, familiares e autoridades para marcar oficialmente o início das disputas.

O prefeito Bruno Siqueira declarou aberta a Semana, reforçando a importância dos atletas para o evento. “Eles são o motivo desta paralimpíada. É um momento de socialização e valorização das pessoas com necessidades especiais”.

São 249 atletas inscritos para as disputas de atletismo, bocha, futebol paralímpico, goalball, natação e polybat (ou tênis de mesa lateral). Para a coordenadora da Semana Paralímpica, Karla Belgo, a expectativa “é que tenhamos nas modalidades esse grande congraçamento que vimos na abertura, essa alegria e superação que a cada dia os atletas nos mostram. Mais do que a inclusão, temos troca de experiências, interação, e eles mostram todo o seu potencial”.

A abertura também contou com as participações especiais da banda “Nova Visão”, da Associação dos Cegos de Juiz de Fora, e do teatro do grupo “Arteiros do CEM”, da Secretaria Municipal de Educação, com a apresentação “Criar e Atuar”, que emocionou a todos os presentes. O gerente do Departamento do Lazer e Exercício Físico da SEL, Abemar Tadeu, destacou que “os atletas estão sempre preparados e fazem dessa disputa um sonho de vida”.

A Semana Paralímpica marca o mês da pessoa com deficiência e é organizada pela SEL. As disputas começam na segunda-feira, 18, e seguem até sábado, 23.

Confira a programação e conheça as modalidades:

Futebol paralímpico – é praticado por atletas com paralisia cerebral, deficiência física, auditiva e intelectual. É uma alternativa ao Futebol de 7, que é praticado apenas por paralisados cerebrais. As disputas do futebol acontecem na segunda-feira, 18, a partir das 14 horas, no ginásio da SEL. Para outras informações, acesse o regulamento aqui.

Polybat (ou tênis de mesa lateral) – surgiu como alternativa de esporte para pessoas que não conseguem praticar o Tênis de Mesa tradicional e nem são elegíveis para a bocha. Inclui pessoas com distrofia muscular, paralisia cerebral, ossos quebradiços, traumatismo craniano e outras limitações severas, como também deficiência intelectual e visual. O polybat será disputado na terça-feira, 19, a partir das 14 horas, no ginásio da SEL. O regulamento e os detalhes podem ser conferidos aqui.

Bocha – é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. As provas podem ser individuais, em duplas ou por equipes, no gênero feminino e masculino. O objetivo é aproximar as bolas coloridas da branca. As disputas da Bocha acontecem na quarta-feira, 20, a partir das 14 horas, no ginásio da SEL. Mais detalhes podem ser vistos neste link.

Goalball – foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei, e as partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária. O Goalball será disputado na quinta-feira, 21, a partir das 14 horas, no ginásio da SEL. Para outras informações, acesse o regulamento por aqui.

Atletismo – é praticado por atletas com deficiência auditiva, física, visual ou intelectual. Há provas de corrida, salto em distância, lançamento de disco e arremesso de peso, tanto no feminino quanto no masculino, com disputas específicas. As provas acontecem na sexta-feira, 22, na pista de atletismo da Faefid/UFJF, a partir das 8h30. O regulamento pode ser conferido aqui.

Natação – acontece como na natação olímpica, tendo adaptações somente nas largadas, viradas e chegadas. Podem praticar deficientes auditivos, físicos, intelectuais e visuais. As provas acontecerão no sábado, 23, na piscina do Colégio dos Jesuítas, localizado na Av. Presidente Itamar Franco, 1600 – Centro, a partir das 9 horas. Os detalhes estão neste link. O encerramento da Semana Paralímpica ocorre na sequência, às 11 horas, no mesmo local.

 

Informações e fotos enviadas ao Toque de Bola pela assessoria da SEL (texto Gabriel Nascimento e foto Thiago Britto)  

Edição: Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



18 out 2017

Faefid-UFJF recebe nota máxima em avaliação, foca em “atuar com pessoas” e vê trabalho dobrado


12 out 2017

Especial Toque de Bola! Ex-Tupi e Baeta, Hudson mostra personalidade e brilha no Cruzeiro


10 out 2017

Pedro Henrique Oliveira, do Cria-UFJF, é campeão sul-americano nos Jogos da Juventude

Notícias


21 out 2017

Sem qualquer substituição, JF Vôlei volta a perder por 3 a 1 em Montes Claros


20 out 2017

Interdição do estádio do Baeta expõe “racha” entre dirigentes e ADJF. Eleições e cota de Danilo Luiz geram polêmica


20 out 2017

Partiu Rússia? Danilo Luiz, de Bicas, é novamente convocado para defender a seleção brasileira


20 out 2017

Com Leozinho na seleção da rodada, JF Vôlei busca vitória contra Montes Claros, que já afastou treinador


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse

error: Conteúdo protegido.