18 set 2017

Emoção marca abertura da Semana Paralímpica em Juiz de Fora



Semana Paralímpica é promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer de Juiz de Fora

Sorrisos, lágrimas e muitos aplausos fizeram parte da solenidade de abertura da “9ª Semana Paralímpica de Juiz de Fora”. O evento, realizado no ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no sábado, 16, reuniu atletas, familiares e autoridades para marcar oficialmente o início das disputas.

O prefeito Bruno Siqueira declarou aberta a Semana, reforçando a importância dos atletas para o evento. “Eles são o motivo desta paralimpíada. É um momento de socialização e valorização das pessoas com necessidades especiais”.

São 249 atletas inscritos para as disputas de atletismo, bocha, futebol paralímpico, goalball, natação e polybat (ou tênis de mesa lateral). Para a coordenadora da Semana Paralímpica, Karla Belgo, a expectativa “é que tenhamos nas modalidades esse grande congraçamento que vimos na abertura, essa alegria e superação que a cada dia os atletas nos mostram. Mais do que a inclusão, temos troca de experiências, interação, e eles mostram todo o seu potencial”.

A abertura também contou com as participações especiais da banda “Nova Visão”, da Associação dos Cegos de Juiz de Fora, e do teatro do grupo “Arteiros do CEM”, da Secretaria Municipal de Educação, com a apresentação “Criar e Atuar”, que emocionou a todos os presentes. O gerente do Departamento do Lazer e Exercício Físico da SEL, Abemar Tadeu, destacou que “os atletas estão sempre preparados e fazem dessa disputa um sonho de vida”.

A Semana Paralímpica marca o mês da pessoa com deficiência e é organizada pela SEL. As disputas começam na segunda-feira, 18, e seguem até sábado, 23.

Confira a programação e conheça as modalidades:

Futebol paralímpico – é praticado por atletas com paralisia cerebral, deficiência física, auditiva e intelectual. É uma alternativa ao Futebol de 7, que é praticado apenas por paralisados cerebrais. As disputas do futebol acontecem na segunda-feira, 18, a partir das 14 horas, no ginásio da SEL. Para outras informações, acesse o regulamento aqui.

Polybat (ou tênis de mesa lateral) – surgiu como alternativa de esporte para pessoas que não conseguem praticar o Tênis de Mesa tradicional e nem são elegíveis para a bocha. Inclui pessoas com distrofia muscular, paralisia cerebral, ossos quebradiços, traumatismo craniano e outras limitações severas, como também deficiência intelectual e visual. O polybat será disputado na terça-feira, 19, a partir das 14 horas, no ginásio da SEL. O regulamento e os detalhes podem ser conferidos aqui.

Bocha – é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. As provas podem ser individuais, em duplas ou por equipes, no gênero feminino e masculino. O objetivo é aproximar as bolas coloridas da branca. As disputas da Bocha acontecem na quarta-feira, 20, a partir das 14 horas, no ginásio da SEL. Mais detalhes podem ser vistos neste link.

Goalball – foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei, e as partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária. O Goalball será disputado na quinta-feira, 21, a partir das 14 horas, no ginásio da SEL. Para outras informações, acesse o regulamento por aqui.

Atletismo – é praticado por atletas com deficiência auditiva, física, visual ou intelectual. Há provas de corrida, salto em distância, lançamento de disco e arremesso de peso, tanto no feminino quanto no masculino, com disputas específicas. As provas acontecem na sexta-feira, 22, na pista de atletismo da Faefid/UFJF, a partir das 8h30. O regulamento pode ser conferido aqui.

Natação – acontece como na natação olímpica, tendo adaptações somente nas largadas, viradas e chegadas. Podem praticar deficientes auditivos, físicos, intelectuais e visuais. As provas acontecerão no sábado, 23, na piscina do Colégio dos Jesuítas, localizado na Av. Presidente Itamar Franco, 1600 – Centro, a partir das 9 horas. Os detalhes estão neste link. O encerramento da Semana Paralímpica ocorre na sequência, às 11 horas, no mesmo local.

 

Informações e fotos enviadas ao Toque de Bola pela assessoria da SEL (texto Gabriel Nascimento e foto Thiago Britto)  

Edição: Toque de Bola


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



02 dez 2017

Festival de basquete com jovens emociona e motiva professores da cidade e região na Faefid-UFJF


02 dez 2017

JF Imperadores celebra temporada 2017 com amistoso diante do Flamengo


01 dez 2017

Matias Barbosa comemora título feminino da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador. Veja fotos

Notícias


09 dez 2017

Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!


06 dez 2017

Novo MasterChef Profissional Pablo Oazen lembra passagem vitoriosa pelo PBF e “melhores amigos” no basquete


05 dez 2017

Tupi aparece em 46º lugar em ranking atualizado da CBF. Palmeiras e Cruzeiro empatados na liderança


04 dez 2017

Tupi 2018: Nicanor vê “no papel, um time competitivo” e aposta na qualidade do setor de meio-campo


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse

error: Conteúdo protegido.