23 jul 2017

São-joanense Marco Aurélio Ayupe é um dos ilustres “Descobridores” do Vasco



 

Marco Aurélio Ayupe: de craque a descobridor de craques

 O Vasco anunciou recentemente um projeto que busca captar talentos para as categorias de base. De olho no futuro, a equipe de São Januário reuniu vários ex-atletas e lançou o programa “Descobridores”, que tem como objetivo “mapear” todo o território futebolístico do país. Entre os nomes escolhidos pela diretoria cruzmaltina, destaque para um são-joanense: Marco Aurélio Ayupe, que além de ter vestido a camisa do Vasco por mais de dez anos (entre os anos 80 e 90), defendeu outras grandes equipes do futebol brasileiro, como: Grêmio, América-RJ, Sport, Bragantino e Corinthians.

  Aposentado do futebol profissional desde 2002, quando deixou o América-RJ, seu primeiro e último clube, Ayupe comanda um projeto social em parceria com a prefeitura de São João Nepomuceno, cidade da Zona da Mata mineira, que tem como prioridade ocupar o tempo dos jovens com a prática do esporte. Com isso, foi formado o Núcleo Esportivo São João Nepomuceno, time amador, com categorias de base e composto apenas por jogadores da cidade.

  Em bate-papo com o Toque de Bola, o ex-lateral, falou sobre a emoção em fazer parte do projeto, os talentos da região, os jogadores já revelados e explicou como vai funcionar essa nova etapa

Marco Aurélio ao lado de Roberto Dinamite, ídolo nos tempos de goleador cruzmaltino

 A EMOÇÃO DE VOLTAR AO VASCO

“É uma emoção muito grande, gosto muito do Vasco. É um lugar onde todos me recebem muito bem. Joguei lá por muito tempo. O clube tem um histórico muito bom em revelar jogadores. Isso tem diminuído muito. Está faltando identidade, e é isso que eles querem, nossa experiência em ter jogado lá e a identificação com o clube. Até em São Januário já morei. Realmente é gratificante”.

TALENTOS NA REGIÃO

  “Nossa região é muito rica, sempre falo isso. Mesmo sem ter uma categoria de base de um clube profissional, já saíram muitos jogadores. Vai ser uma oportunidade de dar chance a esses garotos. O Núcleo Esportivo São João Nepomuceno, projeto que comando enfrenta muitos times em toda a região. Além dos nossos jogadores, vou poder observar e avaliar o máximo dos outros times”.

  JOGADORES JÁ REVELADOS

  “Hoje, graças a Deus, temos jogadores em muitos clubes. Da base até os profissionais, nosso projeto tem conseguido ter as portas abertas. Os principais exemplos são o Iago, hoje no Coritiba; o Stefano, que atua hoje no United, dos Estados Unidos; o Pablo, que ano passado estava no América Mineiro, hoje joga no Fortaleza, e o Michael Robô, no Juventude de Évora, de Portugal. Além dos meninos espalhados pelas categorias de base”.

Ayupe com uma das equipes de base que comenda em São João Nepomuceno

  NOVA ETAPA

“Depois que parei de jogar, me dedico somente ao projeto aqui (São João Nepomuceno), vou continuar dando meu  melhor, só que agora com um olhar diferente. Pensando em quem pode ser útil para o Vasco e receber uma oportunidade”.

   O projeto

  Como vai funcionar o projeto: Através dos captadores, será formada uma equipe em cada categoria. Sendo elas do sub-13 até o sub-20. Essas “seleções” vão fazer amistosos e disputar campeonatos, quem se destacar, vai ter a oportunidade de integrar o elenco do clube.

  Além da Marco Aurélio Ayupe, outros ex-jogadores farão parte do time de captadores, confira a lista:

  Aloísio Chulapa, Perdigão, Cocada, César Prates, Fernando, Cadu, Botti, Ernane, Erivélton, Fabrício Eduardo, Thiago Maciel, Hernande, Moisés, Pedro Diniz, Ricardinho, Possato, Orlando Fumaça, Gilberto, Romulo, Guto, Léo Macaé, China, André Pimpolho, Azul, Luis Henrique, Carlitos, Géder, Brenner, Odvan, Fabrício Carvalho, Fabiano Eller, Luciano, Bruno Siqueira, Valkmar, Caetano, João Marcos, Toninho, Marco Aurélio Ayupe, Toninho Barroso e Valdir Bigode.

   Recentemente, o juiz-forano Raphael Botti anunciou sua aposentadoria como jogador profissional e também revelou que estará fazendo parte dessa iniciativa do clube cruzmaltino. Durante a semana, inclusive, esteve na Copa Zico Juiz de Fora em atividade na nova função.

 

Texto: Toque de Bola, com informações do site do Vasco

Fotos: Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Voltar

Deixe uma resposta


Mais notícias



15 jan 2018

Van Gasse recebe condecoração da FIFA na CBF


12 jan 2018

Tupi anuncia Passaporte Mineiro 2018


20 dez 2017

Ribeiro Junqueira x Flamengo: saudade, emoção e solidariedade em Leopoldina

Notícias


16 jan 2018

Primeira transexual da Superliga, Tiffany foi grande destaque como Rodrigo no acesso de JF à elite do vôlei


16 jan 2018

Eleições no Tupynambás: Justiça determina posse da chapa eleita nesta terça


15 jan 2018

Tupi apresenta uniformes e parceiros. Veja o que disseram Tchô, Sidimar, Georgemy e Vitinho ao Toque de Bola


14 jan 2018

Chapa “Baeta para o Futuro” vence eleições no Tupynambás


+ notícias

Toque de Bola


O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.

Desenvolvimento




Acesse