16 maio 2017

Rivalidade de nascença, torcida feminina e gol de Pelé em 70, no estádio: conheça o Ypiranga, próximo adversário do Tupi



 

Estádio Colosso da Lagoa: cores do uniforme em verde e amarelo fazem alusão às da bandeira, e o nome faz referência à independência do Brasil

 O Ypiranga Futebol Clube, companheiro de chave e próximo adversário do Tupi, no sábado, 20, às 16h,  foi fundado no dia 18 de agosto de 1924 na cidade de Erechim, Rio Grande do Sul, por um grupo de pessoas que haviam chegado recentemente à cidade.

    Houve um jogo disputado pelo até então único clube da cidade à época, Ítalo-Brasileiro.  E essas  pessoas resolveram, nesta partida, apoiar o Douradense, adversário do Ítalo-Brasileiro. O fato acabou gerando uma grande confusão após a partida. No dia seguinte, o grupo se reuniu com a intenção de criar um novo clube em Erechim.

   Pouco mais de um mês após a fundação, o Ypiranga disputou a primeira partida no dia 20 de setembro do mesmo ano, contra o próprio rival local, o Ítalo-Brasileiro, e acabou vencendo por 1 a 0. Sua primeira torcida organizada foram “As Legendárias”, formada por mulheres, que vendiam botões de rosa durante as partidas, a fim de arrecadar dinheiro para o clube.

 

Gol de Pelé na inauguração do estádio é dado importante na história do Ypiranga de Erechim-RS

 Inauguração do estádio e gol de Pelé

   O Ypiranga manda seus jogos no estádio “Colosso da Lagoa”, que tem capacidade para receber 22 mil pessoas e foi inaugurado em 1970. Para marcar o novo estádio, foi promovido um torneio que reuniu, além do Ypiranga os times do Taguá, Atlântico, Esportivo, Grêmio, Internacional, Santos, Botafogo, Cruzeiro e Independiente.

  A primeira partida foi entre Santos e Grêmio no dia 2 de setembro daquele ano. O Santos contava com o maior jogador de todos os tempos, Pelé, que meses antes havia conquistado o tricampeonato mundial pela seleção brasileira no México. A cidade ficou em festa para receber o craque santista. E o primeiro gol do Estádio Olímpico Colosso da Lagoa não poderia ser de outro. O camisa 10 fez o gol de número 1.040 de sua carreira, recebeu diversas homenagens e o santos venceu o Grêmio por 2 a 0. O Ypiranga estreou com vitória por 3 a 2 sobre o Esportivo.

  História e rivalidade

  Com o fim do clube Ítalo-Brasileiro – em 1929, o Atlântico, clube também de Erechim, tornou-se o grande rival do Ypiranga, a partir da década de 30. A rivalidade entre os clubes e o domínio de ambos nos campeonatos locais fizeram com que o clássico passasse a ter a alcunha de “Atlanga”.

 A primeira conquista a nível estadual ocorreu em 1950, quando a equipe venceu o título estadual de Amadores. Entre 1950 e 1967 participou da segunda divisão do Campeonato Gaúcho, e em 67, sagrou-se campeão estadual da Divisão de Acesso, o que colocou a equipe pela primeira vez na Primeira Divisão do Futebol Gaúcho.

  O time se manteve na primeira divisão gaúcha durante os anos 70, mas no final da década, chegou a paralisar as atividades. O retorno à elite do estado veio com o bicampeonato da Segunda Divisão, conquistado em 1989. Já em 1994, o Ypiranga faturou o título de campeão do Interior, o que se repetiu em 2009, logo após o tricampeonato da Divisão de Acesso em 2008.

Projeção nacional

   Nos últimos anos, o Ypiranga vem tentando se afirmar no cenário futebolístico nacional. Teve suas primeiras participações na Copa do Brasil em 2010 e 2011. Em 2014, a equipe voltou para a elite do futebol do estado com a conquista do título da Divisão de Acesso, o quarto de sua história.  No ano seguinte, em 2015, o time fez uma boa campanha no Campeonato Gaúcho e teve a chance de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. Acabou ficando entre os quatro melhores e subiu para a Série C em 2016.

  Já em 2017, a equipe fez apenas nove pontos em 11 jogos pelo Campeonato Gaúcho e foi rebaixado para a divisão de acesso.

 

Texto: Toque de Bola, com informações de pesquisas no site oficial do Ypiranga, site da Federação Gaúcha de Futebol e Jornal Zero Hora

Fotos: reprodução site Atmosfera Online e site do clube

Edição: Toque  de  Bola

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


21 maio 2017
Aílton lamenta “primeiro tempo para apagar” e admite mudar equipe carijó

21 maio 2017
Tupi decepciona, sofre 2 a 0 do Ypiranga e perde troféu de aniversário

20 maio 2017
Com elenco reduzido e técnico mantido, Baeta encerra temporada 2017

19 maio 2017
Copa Zona da Mata de Vôlei em JF marca retomada da Liga Desportiva

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse