29 set 2016

Matemática aponta Tupi como forte candidato ao rebaixamento da Série B



Após o confronto de sexta-feira, 30, contra o Luverdense, a Série B do Campeonato Brasileiro entra na contagem regressiva para o final. Faltarão apenas dez jogos por equipe. Apesar de cada time ainda ter 30 pontos em disputa, já é possível perceber quais as lutas dos clubes. Como era esperado desde o ano passado, o Galo segue brigando contra o rebaixamento.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Tupi aparece como terceiro time com maior probabilidade de descenso (81,1%), a frente de Sampaio Corrêa (97,8%) e Joinville (91,4%). Para os otimistas, um número curioso. Segundo as contas dos mineiros, o Galo ainda possui 0,001% de chance de ficar entre os quatro primeiros do campeonato e disputar a Série A em 2017.

Elenco do Tupi precisará de união para reverter a situação complicada na Série B

Elenco do Tupi precisará de união para reverter a situação complicada na Série B

Reta final

Da 29ª à 38ª rodada, o Tupi fará cinco partidas em casa e cinco como visitante. No Estádio Municipal Mário Helênio o Galo ainda enfrenta Criciúma, Sampaio Corrêa, Vila Nova, CRB e Náutico. Fora de casa, Bahia, Avaí, Ceará, Atlético-GO e Paraná, sendo esse último a despedido do Alvinegro da Série B de 2016. Em Juiz de Fora o último compromisso será diante do Náutico, ainda sem data e horário marcado.

Normalmente as contas feitas pelos matemáticos apontam 45 pontos como o ideal para escapar do rebaixamento. Tomando esse parâmetro como base, o Tupi precisa somar mais 19 pontos até o final. Para isso, seriam necessárias, no mínimo, 7 vitórias – ou 6 vitórias e dois empates. Essa é apenas uma projeção. O ponto de corte pode variar dependendo do desempenho das equipes.

Confira quais as possibilidades de rebaixamento de cada equipe da Série B:

ufmg

 

Torcedor carijó na expectativa de uma reação que possa afastar o risco de rebaixamento

Torcedor carijó na expectativa de uma reação que possa afastar o risco de rebaixamento

Texto: Cérix Ramon, do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias

Fotos: Divulgação Tupi FC

Arte: Departamento de Matemática da UFMG

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


19 fev 2018
JF Vôlei tem semana de desafios seguidos em busca da reação na Superliga

17 fev 2018
Baeta perde na estreia do Módulo 2

17 fev 2018
Tupynambás estreia no Módulo 2 fora de casa

16 fev 2018
Com Leão ainda treinador interino, Tupi visita URT

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse