29 set 2016

Matemática aponta Tupi como forte candidato ao rebaixamento da Série B



Após o confronto de sexta-feira, 30, contra o Luverdense, a Série B do Campeonato Brasileiro entra na contagem regressiva para o final. Faltarão apenas dez jogos por equipe. Apesar de cada time ainda ter 30 pontos em disputa, já é possível perceber quais as lutas dos clubes. Como era esperado desde o ano passado, o Galo segue brigando contra o rebaixamento.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Tupi aparece como terceiro time com maior probabilidade de descenso (81,1%), a frente de Sampaio Corrêa (97,8%) e Joinville (91,4%). Para os otimistas, um número curioso. Segundo as contas dos mineiros, o Galo ainda possui 0,001% de chance de ficar entre os quatro primeiros do campeonato e disputar a Série A em 2017.

Elenco do Tupi precisará de união para reverter a situação complicada na Série B

Elenco do Tupi precisará de união para reverter a situação complicada na Série B

Reta final

Da 29ª à 38ª rodada, o Tupi fará cinco partidas em casa e cinco como visitante. No Estádio Municipal Mário Helênio o Galo ainda enfrenta Criciúma, Sampaio Corrêa, Vila Nova, CRB e Náutico. Fora de casa, Bahia, Avaí, Ceará, Atlético-GO e Paraná, sendo esse último a despedido do Alvinegro da Série B de 2016. Em Juiz de Fora o último compromisso será diante do Náutico, ainda sem data e horário marcado.

Normalmente as contas feitas pelos matemáticos apontam 45 pontos como o ideal para escapar do rebaixamento. Tomando esse parâmetro como base, o Tupi precisa somar mais 19 pontos até o final. Para isso, seriam necessárias, no mínimo, 7 vitórias – ou 6 vitórias e dois empates. Essa é apenas uma projeção. O ponto de corte pode variar dependendo do desempenho das equipes.

Confira quais as possibilidades de rebaixamento de cada equipe da Série B:

ufmg

 

Torcedor carijó na expectativa de uma reação que possa afastar o risco de rebaixamento

Torcedor carijó na expectativa de uma reação que possa afastar o risco de rebaixamento

Texto: Cérix Ramon, do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias

Fotos: Divulgação Tupi FC

Arte: Departamento de Matemática da UFMG

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 jul 2017
70ª Corrida da Fogueira é atração em JF. Veja favorito, percurso e alterações no trânsito

18 jul 2017
Jogos Sesi: classificação, boletins, tabela diária. Títulos e fotos do tênis de mesa e do basquete

17 jul 2017
Veja os melhores momentos de Tupi 1 x 0 Tombense

12 jul 2017
Jogos Sesi JF: títulos de ciclismo de montanha e sinuca. Com fotos

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse