26 jul 2016

Alunos voluntários colocam a mão na massa em curso de capacitação do Corpo de Bombeiros na UFJF



A UFJF está investindo na preparação dos alunos que são voluntários para auxiliar as delegações que irão treinar no campus da Universidade. O Corpo de Bombeiros proporcionou capacitação e treinamentos para os estudantes. Nessa terça-feira, 26, as atividades foram práticas e os universitários aprenderam a utilizar extintores e a mangueira profissional.

Sargento explicou como agir em casos de emergência

Sargento explicou como agir em casos de emergência

Ensinamento necessário

Segundo o Sargento André Costa, esses ensinamentos básicos ajudam os bombeiros nas operações de emergência. “Ensinamos os alunos para, caso haja alguma eventualidade, todos possam iniciar o combate. Muitas vezes os próprios brigadistas conseguem resolver o problema e os bombeiros apenas verificam a situação depois”, explicou. O militar ainda chamou atenção para necessidade de instruir a comunidade desde jovem. “A didática deveria vir das escolas. Poderiam ter aulas de primeiros socorros e combate à fogo em todos os colégios. A criança já cresceria com mais informação. O trabalho de prevenção seria mais eficaz”.

Momento único

As aulas foram aprovadas pelos alunos. Matheus Ferreira, do terceiro período de Educação Física, é um dos voluntários da UFJF e destaca a importância dos conhecimentos para toda a vida. “Esse treinamento é essencial não só para esse momento das Olimpíadas como para o cotidiano”. Ele ainda explicou que ser é voluntário “por ser um momento único para a cidade e que cabe a cada brasileiro dar uma parcela de contribuição para o sucesso dos eventos”.

Matheus participou e aprovou as aulas práticas

Matheus participou e aprovou as aulas práticas

O curso teve duração de quatro dias. Os estudantes receberam orientações sobre primeiros socorros e combate a incêndio. Foram aulas teóricas, técnicas e práticas. Nas aulas práticas, o Sargento André Costa explicou as diferenças entre extintores, como manuseá-los e as melhores maneiras de combater incêndios em líquidos e sólidos inflamáveis.

 

Reportagem de Cérix Ramon, do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias, do Toque de Bola

Fotos: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 jan 2018
Clínica com Zico no Maracanã une diferentes gerações em torno do sonho do futebol. Veja fotos

22 jan 2018
Tem de 10 a 16 anos e que jogar futebol? É levar a chuteira e conferir a agenda da semana na Faefid-UFJF

21 jan 2018
Virose no Carijó? Dirigente admite possibilidade, mas não quer usar como desculpa

19 jan 2018
Futebol do Baeta apresenta Comissão Técnica para Módulo 2 e admite que está atrasado

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse