26 jul 2016

Alunos voluntários colocam a mão na massa em curso de capacitação do Corpo de Bombeiros na UFJF



A UFJF está investindo na preparação dos alunos que são voluntários para auxiliar as delegações que irão treinar no campus da Universidade. O Corpo de Bombeiros proporcionou capacitação e treinamentos para os estudantes. Nessa terça-feira, 26, as atividades foram práticas e os universitários aprenderam a utilizar extintores e a mangueira profissional.

Sargento explicou como agir em casos de emergência

Sargento explicou como agir em casos de emergência

Ensinamento necessário

Segundo o Sargento André Costa, esses ensinamentos básicos ajudam os bombeiros nas operações de emergência. “Ensinamos os alunos para, caso haja alguma eventualidade, todos possam iniciar o combate. Muitas vezes os próprios brigadistas conseguem resolver o problema e os bombeiros apenas verificam a situação depois”, explicou. O militar ainda chamou atenção para necessidade de instruir a comunidade desde jovem. “A didática deveria vir das escolas. Poderiam ter aulas de primeiros socorros e combate à fogo em todos os colégios. A criança já cresceria com mais informação. O trabalho de prevenção seria mais eficaz”.

Momento único

As aulas foram aprovadas pelos alunos. Matheus Ferreira, do terceiro período de Educação Física, é um dos voluntários da UFJF e destaca a importância dos conhecimentos para toda a vida. “Esse treinamento é essencial não só para esse momento das Olimpíadas como para o cotidiano”. Ele ainda explicou que ser é voluntário “por ser um momento único para a cidade e que cabe a cada brasileiro dar uma parcela de contribuição para o sucesso dos eventos”.

Matheus participou e aprovou as aulas práticas

Matheus participou e aprovou as aulas práticas

O curso teve duração de quatro dias. Os estudantes receberam orientações sobre primeiros socorros e combate a incêndio. Foram aulas teóricas, técnicas e práticas. Nas aulas práticas, o Sargento André Costa explicou as diferenças entre extintores, como manuseá-los e as melhores maneiras de combater incêndios em líquidos e sólidos inflamáveis.

 

Reportagem de Cérix Ramon, do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias, do Toque de Bola

Fotos: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 nov 2017
Basquete dos Intercolegiais: conheça todos os atletas campeões e veja as avaliações dos professores

22 nov 2017
JF Vôlei receita “foco e determinação” para buscar reação contra dois adversários diretos na pontuação

20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.