09 mar 2016

Tupi recebe Tour da Integridade Esportiva e é orientado para não “frequentar” STJD



Na noite desta terça-feira, 8, no Ritz Hotel, o Tupi e o Panathlon Club Juiz de Fora, que comemora 40 anos este ano, foram anfitriões do Projeto Tour da Integridade Esportiva, da Enajd – Escola Nacional de Justiça Desportiva, entidade criada em 2014. Em pauta, o projeto, que conta com apoio da Confederação Brasileira de Futebol, busca a conscientização e orientação para que atletas e clubes reduzam ao máximo o número de infrações junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O Toque de Bola acompanhou com exclusividade.

Pelo Tupi, estevam a presidente, Myrian Fortuna, o vice-presidente e responsável pelo departamento médico do clube, José Roberto Maranhas, o diretor financeiro Jarbas Cruz, o Gerente de Futebol, Pitti, o treinador Ricardo Drubscky, diversos profissionais da Comissão Técnica e todo o grupo de jogadores.

Pelo Panathlon Club Juiz de Fora, marcaram presença o próprio Maranhas, Sérgio Schmidt de Andrade, Alfredo Coimbra, José Alves Sobrinho, Fernando Costa, Adilson Mattos e Ivan Elias.

Palestrantes, panathletas, dirigentes e Comissão Técnica do Tupi reunidos após as palestras no Ritz Hote

Palestrantes, panathletas, dirigentes e Comissão Técnica do Tupi reunidos após as palestras no Ritz Hotel

 

O quarto mineiro

Depois de passar por Atlético, América e Cruzeiro, o Tupi é o quarto clube mineiro a receber o wokshop da ENAJD (Escola Nacional de Justiça Desportiva).

  O objetivo da ENAJD é informar, orientar e alertar os atletas e profissionais para prevenir e reduzir as infrações disciplinares dentro e fora de campo. Foram realizadas três palestras: Infrações disciplinares, combate à manipulação de resultados e doping.

Primeiro a falar, Marcelo Jucá, Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ e Vice-presidente do TJD/RJ, explicou a composição dos tribunais desportivos e , em seguida, citou as principais infrações disciplinares cometidas pelos atletas em campo. Jucá ouviu os atletas e exibiu vídeos para esclarecer diversas situações.

Logo após, Tiago Barbosa, especialista no combate a Match-Fixing e Procurador do STJD, mostrou um caso concreto de manipulação de resultados ocorrido na Itália e citou oito pontos importantes de alerta aos atletas para evitarem se envolver nessa prática que assombra o futebol no mundo.

O terceiro e último assunto foi debatido e esclarecido pelo Presidente da Comissão Nacional Antidoping da CBF, Fernando Solera. Com muitas dúvidas, os atletas acompanharam todo o processo para realização de doping e ouviram situações concretas por doping involuntário, quando os atletas tem o exame positivo por negligência, falta de atenção e orientação.

O Tour da Integridade Esportiva é um projeto da ENAJD que conta com o apoio da CBF para a visita de clubes de todas as Séries do Campeonato Brasileiro.

Tiago Barbosa, especialista no combate a Match-Fixing e Procurador do STJD, mostrou um caso concreto de manipulação de resultados ocorrido na Itália

Tiago Barbosa, especialista no combate a Match-Fixing e Procurador do STJD, mostrou um caso concreto de manipulação de resultados ocorrido na Itália

 

Marcelo Jucá, Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ e Vice-presidente do TJD/RJ, entre os panathletas Adilson Mattos e Alfredo Coimbra

Marcelo Jucá, Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/RJ e Vice-presidente do TJD/RJ, entre os panathletas Adilson Mattos e Alfredo Coimbra

 

Presidente da Comissão Nacional Antidoping da CBF, Fernando Solera, fala ao elenco carijó

Presidente da Comissão Nacional Antidoping da CBF, Fernando Solera, fala ao elenco carijó

 

20160308_204401 - Cópia

 

20160308_204411 - Cópia

 

 

Texto: Toque de Bola e assessoria do Enajd

Fotos: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


20 set 2017
Tupi fecha treino. Fortaleza em Sampa. Marcelo apita. Ingressos, gramado, reconhecimento, recepção. Veja o diário da decisão

19 set 2017
Com vídeo! Evaldo anula Éder, domina, toca para os companheiros e emenda: “Tupi tem totais condições de reverter”

18 set 2017
Emoção marca abertura da Semana Paralímpica em Juiz de Fora

18 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.