25 fev 2016

No ano do centenário, Sport Club Juiz de Fora anuncia participação no Campeonato Mineiro Sub-20



No ano do centenário do Sport Club de Juiz de Fora, a direção do clube anuncia que o futebol volta à ativa na categoria adulta, e principalmente, na sub-20. Em 2016, o clube participará do Campeonato Mineiro de Juniores e sonha, no ano que vem, estar disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

 

Sport Club completa 100 anos em 2016

Sport Club Juiz de Fora foi fundado em 24 de setembro de 2016

 

  O projeto

A iniciativa de retornar com o futebol na categoria sub-20 partiu de Ronaldo Araújo e de Amarilio Arrila. Os dois se reuniram com a diretoria do Sport e apresentaram a proposta de um projeto para reativar as atividades nesta faixa etária: “Entramos em contato com o Walmir Santos e com o Waltinho Moraes para que nós dois começássemos a trabalhar nessa categoria. Eles levaram a ideia para diretoria, que acatou. Contudo, não vão nos ajudar financeiramente. A diretoria disponibilizou toda a estrutura do Sport para que possamos trabalhar, e todo o espaço livre do clube para divulgação de marcas que nos patrocinem. Espaço nas camisas, banners, nas paredes do clube, tudo está liberado para patrocinadores que nos ajudem a arcar com esse investimento. Estamos aproveitando o gancho dos 100 anos do Sport para reativar o futebol no clube, que na minha opinião tem a melhor estrutura para a categoria de base da cidade, e alavancar essa categoria para que possamos recolocar Juiz de Fora no cenário estadual e, quem sabe, até nacional”, revela Arrila.

 

  Experiência

Amarilio tem experiência na competição estadual, pois já dirigiu o Uberabinha no torneio: “De 2009 até 2014 fui presidente do Uberabinha. Em 2012, fomos o único time da cidade que disputou o Campeonato Mineiro infantil e juvenil. No ano seguintes, fomos nas mesmas categorias e em 2014 disputamos no juniores e também a Copa TV Alterosa/Zona da Mata na categoria sub-20, onde terminamos em terceiro lugar. Inclusive, revelamos alguns jogadores nessas competições, como o Jacaré, que hoje atua no Clube Brugge, e o Albert, que teve uma passagem pelo Tupi e hoje está no futebol goiano”, conta.

Amarílio Canuto recebeu aval da diretoria para tocar o time sub-20

Amarílio Canuto recebeu aval da diretoria para tocar o time sub-20

 

 

  Time adulto

A equipe adulta, segundo explicou Arrila, foi montada para atrair patrocinadores para o time sub-20: “Vamos disputar a Copa TV Alterosa/Zona da Mata, na categoria adulta, e estamos montando o sub-20, que começa a treinar no dia 24. No adulto teremos alguns jogadores que são ex-associados do Sport, garotos que passaram dos 20 anos e que jogam juntos há algum tempo e outros que já atuaram profissionalmente, como o Maicon, que estava no Ponte Nova e o Douglas, que estava no Uberaba. Montaremos um grupo forte para buscar uma boa campanha e alavancar o nome do clube, para atrair patrocinadores para o time sub-20, que é o nosso grande foco”, explica.

 

Foto: Facebook Amarilio Arrila

Foto: Facebook Amarilio Arrila

 

    Sub-20

Um sonho motivou a dupla Amarilio e Ronaldo a iniciar o projeto no Sport: levar o time a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior: “A categoria sub-20 vai ser aberta a quem estiver interessado em fazer parte da equipe. Já temos uma base de atletas que atuaram com a gente no Uberabinha e no Sport. Muita gente de fora tem me procurado, mas como ainda não temos condição de alojar os atletas, vamos focar no jogadores de Juiz de Fora. O nosso objetivo é montar um elenco forte para a disputa do Campeonato Mineiro dessa faixa etária neste ano, e o nosso sonho é em 2017 conseguir participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior, tornando-se a primeira equipe da cidade a atuar no torneio. Nós ainda não temos condições de alojar jogadores de fora, mas seria importante para fortalecer a nossa equipe. O Campeonato Mineiro sub-20 é muito pesado, a disputa é intensa porque é a última chance dos garotos subirem para o profissional. Temos uma boa relação com o Rafael Novaes, do Pérolas Negras, time do Haiti que tem um projeto em Paty do Alferes (RJ) com o apoio da ONG Viva Rio. Eles disputaram a Copa São Paulo em 2015 e se interessaram em disputar o Campeonato Mineiro, mas a Federação Mineira estabelece um limite de cinco atletas estrangeiros por equipe.  Tentamos até trazer o projeto para cá, mas a ONG tem o foco no estado do Rio de Janeiro, porém nada impede de, quando conseguirmos alojamento, convidar alguns jogadores deles para atuarem pela nossa equipe. Mas meu objetivo principal é aproveitar o máximo jogadores da cidade e da região”, projeta Arrila.

 

  Pés no chão

Walmir Evangelista dos Santos é o atual diretor de esporte do clube e explicou que a diretoria do Sport trata toda essa iniciativa com muita cautela, sem criar ilusões ou falsas esperanças, dando um passo de cada vez: “Quando o Ronaldo e o Amarilio me procuraram, a proposta deles foi disputar a Copa TV Alterosa/Zona da Mata como laboratório com a intenção de participar do Campeonato Mineiro sub-20. Eu disse que tudo no Sport é decidido com aval da diretoria e fomos bem claros com eles que nós não teríamos condições de bancar esse projeto com garotos acima de 15 anos. O Sport é muito transparente em relação a isso. Fornecemos toda a estrutura física, como o campo, que passa por uma reforma padrão no início do ano, e os vestiários, o que já é muita coisa. Em relação a parte financeira seria com eles.  Estamos providenciando toda a documentação necessária junto à Federação para habilitar o clube a participar do Campeonato Mineiro. Nós já disputamos essa competição por cerca de 10 anos e sabemos dos custos, por isso temos os pés no chão sobre isso. Essa primeira competição é uma porta de entrada dos dois no clube. Nós conhecemos a índole do Ronaldo e do Amarilio, o trabalho sério que eles fazem, e se, depois desse campeonato, os dois gostarem do trabalho e a diretoria gostar do que está sendo feito, vamos trabalhar para dar prosseguimento à parceria”, declarou.

Campo do Estádio José Procópio Teixeira passa por reformas

Campo do Estádio José Procópio Teixeira recebe tratamento

Preparação

Para preparar o grupo sub-20 para as competições que estão por vir, o time do Sport já tem conversas avançadas com o América-MG para a realização de um amistoso em Belo Horizonte, tudo isso graças a relação dos velhos tempos entre Amarilio e o técnico do Coelho: “Temos alguns convites para participar de amistosos no sub-20. Inclusive, o técnico da categoria sub-20 do América-MG, o Marquinhos Milagres, é cria do Sport e ficou sabendo que estamos reativando o futebol no clube e  já se prontificou a nos ajudar e marcar um jogo lá em Belo Horizonte”, relata.

Os treinos da categoria tiveram início na quarta-feira, 24, e já reuniram mais de 40 atletas. As atividades continuam nesta quinta, 25, a partir das 16h. A entrada dos jogadores que desejam participar deve ser feita pela portão da Avenida Brasil.

Ronaldo se reúne com os atletas que compareceram ao primeiro treino no Sport (Foto: Amarilio Arrila)

Ronaldo Araújo em reunião com os atletas que compareceram ao primeiro treino no Sport (Foto: Amarilio Arrila)

 

  Edital de Convocação

A Federação Mineira de Futebol divulgou, na tarde desta quarta, 24, o edital de convocação para o primeiro Arbitral do Campeonato Mineiro sub-20. 12 clubes estão listados como convocados, e o Sport Club não está entre eles. O diretor de esporte do clube, Walmir Evangelista, explicou que o motivo para o nome do time juiz-forano não estar relacionado é que a documentação está sendo providenciada e ainda não chegou a entidade, porém isso não interfere no ingresso da equipe na competição.

 

Clique aqui e confira o edital de convocação na íntegra

 

  Categorias de base em JF

Recentemente, o Uberabinha e a UFJF anunciaram uma parceria para participação no Estadual. Amarilio  se mostra favorável a esse tipo de atitude em conjunto e demonstra um certo descontentamento pelo Tupi não investir nas categorias de base: “Eu vejo com muitos bons olhos a parceria do Uberabinha com a UFJF, que tem uma estrutura incrível, e é importante para fortalecer o futebol de base na cidade. Eu tentei por algumas vezes como dirigente do Uberabinha fazer coisas nesse sentido, mas por conta da rivalidade entre as equipes acabou sendo inviável. O Tupi é a referência do futebol em Juiz de Fora por ter uma equipe profissional e acho que faz falta o trabalho de base no clube. Eu joguei nas categorias de base do Sport em 1982, com o saudoso Ratinho (treinador), e ficou esse vínculo. Por isso escolhi o Sport para iniciar o projeto e recuperar o futebol do Verdão”, declara.

 

    Tupi “parou”

O Tupi disputou o Campeonato Mineiro Sub-20 pela última vez em 2011. Desde então, a diretoria carijó tem alegado dificuldades financeiras e o clube não participou mais da competição.

 

Sala de troféus do Sport Club Juiz de Fora pode ser "reforçada" no ano do centenário

Sala de troféus do Sport Club Juiz de Fora pode ser “reforçada” no ano do centenário

 

Texto: Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola, com edição e supervisão de Ivan Elias – Toque de Bola

Fotos: Toque de Bola e divulgação

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


23 jun 2017
Futuro do Tupi na Série C passa pelo sábado à noite. Primeiro, o Botafogo

22 jun 2017
Alex Nascif aceita convite de Moacir Júnior e acerta com o Cuiabá

21 jun 2017
Ataque produtivo e elenco experiente são armas do líder Botafogo-SP diante do Tupi

20 jun 2017
Em sexto na chave, Tupi faz dois jogos em casa. Veja panorama da Série C

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.