06 nov 2015

Toque Especial: a bola vai subir! Veja os elencos da Superliga Masculina 2015/2016



A bola sobe para a Superliga Masculina de Vôlei 2015/2016 a partir do sábado, 7. A 22ª edição do campeonato nacional novamente é disputada por 12 equipes, com todas se enfrentando em turno e returno na primeira fase. O Juiz de Fora Vôlei, presente pela quarta temporada consecutiva na elite, visita o Voleisul/Paquetá Esportes em Novo Hamburgo (RS), domingo, 8, às 18h.

Os participantes

Além do JF Vôlei, entram em ação na disputa masculina da Superliga 15/16 as equipes do Sada Cruzeiro (MG), Sesi-SP, Funvic/Taubaté (SP), Minas Tênis Clube (MG), Brasil Kirin (SP), Copel Telecom Maringá Vôlei (PR), Lebes/Gedore/Canoas (RS), Voleisul/Paquetá Esportes (RS), Bento Vôlei/Isabela (RS), São José dos Campos (SP) e Montes Claros (MG).

Juiz de Fora Vôlei

Deixando o nome UFJF, a equipe comandada pelo treinador Alessandro Fadul inicia campanha com elenco reformulado. Após um Campeonato Mineiro abaixo das expectativas, a equipe da Zona da Mata se reforçou e promete evolução ao longo da temporada. O capitão do time é o brasileiro com dupla nacionalidade inglesa, Mark Plotyczer, ponteiro que defendeu a Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O levantador de 31 anos, Maurício, ex-Voleisul/Paquetá e com sete anos no voleibol europeu, e o ponta Djalma, que estava no Oriente Médio, foram os últimos reforços da equipe para a estreia na competição. Confira o elenco:

Levantadores: Maurício, Felipe Hernandez e Tarik
Opostos: Ricardo Faccin e Leandrão
Ponteiros: Mark Plotyczer, Laerte, André Santos, Renato Hermely e Djalma
Centrais: Diego, Igor, Ninão, Filipe Cipriani e Matheus
Líbero: Fábio Paes e Tatinho

Juiz de Fora Vôlei se reforçou e sonha com vaga nos playoffs da Superliga

Juiz de Fora Vôlei se reforçou e sonha com vaga nos playoffs da Superliga

Voleisul/Paquetá Esportes

Com orçamento modesto, a equipe de Novo Hamburgo (RS), primeira adversária do JF Vôlei, segue sob o comando do experiente Paulo Roese, anunciou nomes de destaque no voleibol nacional para encorpar o elenco, como o do experiente central Acácio, de 37 anos, ex-Montes Claros, do ponteiro Andre Lukianetz, que atuou nas duas últimas temporadas pelo Al Ain e Al Saad, dos Emirados Árabes, e recentemente do ponteiro Samuel, prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, pela Seleção Brasileira.

Com a saída de Maurício para o JF Vôlei, a direção gaúcha agiu rapidamente e contratou o também levantador Carlos Moreno, de 35 anos, que acumula passagens por times da França e Eslovênia. O central Robinho com passagem pelo time juiz-forano, também defende as cores do Voleisul.

 

Confira como está o elenco do Voleisul/Paquetá Esportes:

Levantadores: Bernardo, Rafa e Carlos Moreno
Opostos: Franco e Renan Santos
Ponteiros: Bitello, Samuel, André Lukianetz, Mão, Jonatas e Composto
Centrais: Acácio, Satiro, Robinho e Nicolas
Líbero: Thales

Copel Telecom/Maringá Vôlei

O elenco paranaense, adversário do JF Vôlei na segunda rodada da Superliga, na estreia juiz-forana no Ginásio da Faefid, foi apresentado com novidades que vão dos integrantes ao nome da equipe. Além da manutenção do treinador argentino, Horacio Dileo, e da comissão técnica de 2014/2015, cinco atletas também permanecem: os levantadores Ricardinho e Thiago Gelinski, o líbero Rogerinho, o central Mudo e o oposto ex-UFJF (agora JF Vôlei), Luan. O campeão olímpico em Atenas, Ricardinho, segue também como presidente do time.

Entre as novidades, destaque para o oposto Edinho, que estava no Montes Claros, o central Ualas, que atuou na UPCN, da Argentina, e os ponteiros Thiago Sens, ex-Funvic/Taubaté, e Tatsuya Fukusawa, que defendia o Panasonic Panthers-JAP e conta com mais de 100 jogos pela seleção japonesa. O central Aureliano, ex-UFJF, também é novidade na equipe paranaense.

Confira como está o elenco do Maringá Vôlei:

Levantadores: Ricardinho, Thiago Gelinski e Elder
Opostos:  Luan e Edinho
Ponteiros: Kaio, Thiago Sens, Tatsuya Fukusawa, Arthur Zaiek e Deivid Mota
Centrais: Mudo, Aureliano, Michel, Ualas e Guilherme Lima
Líberos: Rogerinho e Guilherme Gentil

Sada Cruzeiro

O tricampeão da Superliga Masculina de Vôlei e atual medalha de ouro no Campeonato Mineiro apostou novamente na manutenção da equipe vitoriosa para a temporada 2015/2016. Os atletas William, Wallace, Fillipe, Leal, Éder, Isac, Serginho e o canadense Winters estenderam o vínculo com o clube celeste por mais uma temporada sob o comando do argentino Marcelo Mendez. Esta é a sétima temporada do técnico à frente da Raposa.

Com as saídas do oposto PV e central Douglas Cordeiro, o time de Belo Horizonte planeja ainda dar maior espaço aos jovens da base que conquistaram o título da Superliga B em 2015.

Confira como está o elenco do Sada Cruzeiro:

Levantadores: William, Fernando Cachopa
Opostos: Wallace e Alan Souza
Ponteiros: Leal, Filipe, Winters, Leozinho e Rodriguinho
Centrais: Isac, Éder, Éder Levi e Pedrão
Líbero: Serginho e Vanderson

Atuais campeões do Sada, da esquerda para a direita: técnico argentino Marcelo Mendez, central Isac, ponteiro cubano Leal e oposto Wallace

Atuais campeões do Sada, da esquerda para a direita: técnico argentino Marcelo Mendez, central Isac, ponteiro cubano Leal e oposto Wallace

Minas Tênis Clube

A equipe surpresa da última Superliga apostará novamente no poder de sua formação. Ainda assim, alguns nomes de destaque em 2014/2015 possuem permanências confirmadas. O técnico Nery Tambeiro, o oposto Escobar, o levantador Everaldo, o central Flávio e o ponteiro Bruno Canuto acertaram a renovação com a equipe mineira, mantendo a base da última edição da Superliga. Quem também segue na equipe são os centrais Nicolas e Pétrus e o líbero Lucianinho.

Uma das novidades no elenco é o cubano Raidel Delgado Gonzalez, ofensivo ponteiro de 27 anos. O jogador estava no Al Shabab, de Dubai, nos Emirados Árabes. Quem não segue no time é o jovem central Otávio, que assinou com o Funvic/Taubaté.

Confira como está o elenco do Minas Tênis Clube:

Levantadores: Everaldo e Carísio
Opostos: Yadrian Escobar e Leozão
Centrais: Nicolas, Flávio e Pétrus
Ponteiros: Canuto, Raidel, Willian e Thiago Vanole
Líberos: Lucianinho e Victor

Montes Claros Vôlei

O Pequi Atômico, como é popularmente chamado por seus torcedores, é uma das equipes que mais se reforçou para a Superliga. Foram mantidos apenas três jogadores do elenco da temporada passada: o central Thiago Salsa, o líbero Gianzinho e o levantador Índio. A principal contratação da equipe mineira comandada por Marcelinho Ramos foi a do campeão olímpico em Atenas (2004), André Nascimento.

Além do vitorioso oposto de 36 anos, nomes como o do levantador ex-UFJF, Rodrigo Ribeiro, do central sérvio Milan Celic e do ponta ex-Sada, Kadu, foram anunciados pela diretoria. O elenco ainda conta com dois atletas que passaram pelo Granbery, de Juiz de Fora, na base: o central Maycon Leite e o oposto Wagner.

Confira como está o elenco do Montes Claros Vôlei:

Levantadores: Rodrigo Ribeiro, Índio e Gabriel
Opostos: André Nascimento, Wagner
Centrais: Salsa, Milan Celic, Maycon Leite e Rafael Martins
Ponteiros: Kadu, Renan Purificação, Juninho e Bob
Líberos: Kachel e Gian

Andre Nascimento (primeiro plano) e Rodrigo (esquerda) são peças importantes do Moquê

Andre Nascimento (primeiro plano) e Rodrigo (esquerda) são peças importantes do Moquê

Sesi-SP

O vice-campeão da Superliga na temporada passada e do Campeonato Paulista de 2015 perdeu alguns de seus principais atletas, mas também contratou nomes de peso. Com a permanência de Marcos Pacheco no comando da equipe, o Sesi-SP começou com as renovações de jovens do grupo (Thiaguinho, Rafa Araujo, Aracaju, Alisson, Fabio e Douglas Souza). Na sequência, segurou dois pilares do projeto, Murilo e Serginho, além de renovar com o oposto Theo e contratar o ponteiro Thiago Alves e centrais Gustavão e Sidão, com passagem pelo clube anteriormente.

O Sesi-SP, no entanto, não contará com o ponteiro Lucarelli e o central Riad, que assinaram com o Funvic/Taubaté, e o central Lucão, que acertou transferência para o Modena, da Itália, mesma equipe do levantador Bruninho.

Confira como está o elenco do Sesi-SP:

Levantadores: Jonatan, Thiaguinho e Vinhedo
Opostos: Theo e Rafa Araujo
Ponteiros: Murilo, Thiago Alves, Alisson, Fábio, Vaccari e Douglas
Centrais: Sidão, Gustavão, Aracaju, Bastos e Johan
Líbero: Serginho e Pureza

Funvic/Taubaté

Uma das grandes novidades oficializadas para a temporada 2015/2016 da Superliga foi a parceria entre a equipe do Vale do Paraíba e o São Paulo Futebol Clube. Por conta de repasse financeiro interrompido da Capes (Centro de Ajuda Profissionalizante Educacional Social), empresa responsável pela transferência, no entanto, a parceria foi rompida.

Mesmo sem o Tricolor Paulista, dois nomes de Seleção Brasileira foram anunciados e permanecem no elenco taubateano, atual bicampeão paulista: o ponteiro Lucarelli e o central Riad, que sofreu lesão e só volta em 2016. Além deles, já integram o grupo outros jogadores que vestem a amarelinha, casos do líbero Felipe, o ponteiro Lipe e o levantador Rapha. A equipe segue com Cezar Douglas como treinador, mas com um elenco totalmente reformulado.

O oposto canadense, Gavin Schmitt, chegou a ser anunciado pelo clube, mas o acerto foi congelado com a rescisão do contrato com o São Paulo e lesão do atleta. Com esta indefinição, a diretoria da Funvic/Taubaté anunciou a contratação do oposto Yadier Sanchez, que estava no Personal Bolivar, da Argentina. O cubano de 30 anos já teve passagem pelo Sada/Cruzeiro.

Ex-UFJF, agora JF Vôlei, o central Ialisson e o ponteiro Japa assinaram com a Funvic/Taubaté. Além deles, houve ainda a contratação do central Otávio, que defendeu o Minas Tênis Clube na última Superliga. Uma das estrelas da equipe na temporada passada, o ponteiro Dante deixou a equipe.

Confira como está o elenco da Funvic/Taubaté:

Levantadores: Rapha e Pedro
Opostos: Leozão e Yadier Sanchez
Ponteiros: Lipe, Lucarelli, Japa e Ricardo Júnior
Centrais: Lucas, Deivid, Otávio, Ialisson e Riad
Líberos: Diego e Felipe

Técnico Cézar Douglas e pontas Lucarelli e Lipe são os destaques do Funvic/Taubaté

Técnico Cézar Douglas e pontas Lucarelli e Lipe no lançamento da Superliga: trio é destaque do Funvic/Taubaté

Brasil Kirin

A equipe campineira é outra do Estado a já ter confirmado o elenco para 2015/2016. De contrato renovado, o técnico Alexandre Stanzioni conta muitos reforços: o central Maurício Souza, ex- Funvic/Taubaté, o líbero Thiago Bendle, ex-Ziober/Maringá, os ponteiros Lucas Lóh, que estava no voleibol polonês, Piá, ex-Ziober/Maringá, Ygor Ceará, ex-Montes Claros, e o romeno Olteanu, que estava jogando na Itália, e o levantador e capitão da Seleção Argentina, Demian Gonzalez, ex-UPCN, que chegou inclusive a realizar amistosos contra a Federal no início da temporada passada.

O time do interior paulista ainda renovou com atletas que se destacaram na campanha de 2014/2015, caso do oposto Wallace, capitão, e dos centrais Vini, Luizinho e Michael.

Confira como está o elenco do Vôlei Brasil Kirin:

Levantadores: Demian Gonzalez e Jotinha
Centrais: Vini, Luizinho, Michael e Maurício Souza
Ponteiros: Olteanu, Lucas Lóh, Ygor Ceará e Piá
Opostos:  Wallace e Gregore
Líberos: Pará e Thiago Brendle

São José dos Campos

Por ter finalizado a Superliga Masculina de Vôlei 2014/2015 na penúltima posição, o time do interior paulista teve que vencer um torneio classificatório para conquistar vaga na próxima edição do campeonato nacional entre os dias 30 de julho e 1° de agosto.

A principal novidade da equipe de São José dos Campos no início da temporada foi o acerto com o experiente ponteiro Dante, ex-Funvic/Taubaté. No entanto, após apenas quatro meses no time, tempo de contrato, o campeão olímpico com a seleção brasileira em 2004 optou por voltar a defender o Panasonic Panthers-JAP.

Além do jogador multicampeão, o time paulista comandado agora pelo treinador da seleção brasileira juvenil masculina, Leonardo Carvalho,  se reforçou com outros grandes nomes do voleibol nacional: o líbero Mario Júnior e o oposto Lorena.

Chegaram ainda ao time do Vale do Paraíba o argentino Christian Poglajen, que estava no Montes Claros, o experiente Diogo, que disputou a última Superliga pelo Ziober/Maringá e o central Júnior Santos, de 28 anos, que estava no voleibol argentino e foi destaque da UPCN, de San Juan, onde ficou por cinco anos.

Confira como está o elenco do São José Vôlei:

Centrais: Bruno Felício, Alberto, Everton e Junior
Opostos: Lorena e Alemão
Ponteiros: Hugo Hamacher, Christian Poglajen, Diogo
Levantadores: Rodriguinho e Lucas Salim
Líberos: Matheus Henrique, Mário Júnior e Matheus Natividade

Lebes/Gedore/Canoas

O central campeão olímpico pela Seleção Brasileira, Gustavo Endres, anunciou aposentadoria e passou a integrar a diretoria da equipe gaúcha, que já conquistou o título estadual em 2015. Em processo de renovação para a temporada, o primeiro reforço anunciado foi o novo comandante, Marcelo Fronckowiak. Destaque na temporada passada pelo então Vôlei UFJF, o meio de rede Victor Hugo, o Pirulito, fechou com o Vôlei Canoas, assim como os ex-companheiros da equipe mineira, Henrique Batagim, ponta, e Tarcísio Guinter, central.

Os meios Matheus, ex-Ziober/Maringá, e Rafael, ex-Voleisul, o levantador Sandro, que estava no Vôlei Brasil Kirin, e o ponta Ary, ex-Brasil Kirin, também acertaram. Foram oficializadas ainda as renovações dos líberos Palotti e Jeffe, do ponteiro Alê e do levantador Evandro. A última contratação da equipe que mira o Campeonato Gaúcho e Superliga 2015/2016 foi o ponteiro Léo Caldeira, de 32 anos, com carreira fora do país. O jogador estava no Besiktas, da Turquia.

Confira como está o elenco do Vôlei Canoas:

Levantadores: Sandro e Evandro
Centrais: Victor Hugo, Matheus, Rafão e Tarcísio Guinter
Ponteiros: Bozko, Alê, Ary, Batagim, Bruno Borghetti, Alison e Léo Caldeira.
Opostos: Dennis e Wanderson
Líberos: Palotti e Jeffe

 

Bento Vôlei/Isabela

Vice-campeão da Superliga B na temporada passada, o time de Bento Gonçalves (RS) contratou o campeão olímpico em Barcelona (1992), Paulão, como treinador da equipe para 2015/2016. Quatro atletas possuem permanências confirmadas: o líbero Daniel, o levantador ex-JF Vôlei, Rívoli e os centrais Giovani e Zé Ricardo.

Ex-Funvic Taubaté, o central Renato foi o primeiro contratado para a temporada 15/16, seguido pelos pontas de 29 anos Lucas Ocampo, argentino ex-Lomas Volley, e Bruno Temponi, brasileiro que estava vestindo a camisa do Revivre Milano, da Itália, pelos levantadores Pedrinho, que vestiu a camisa do São José dos Campos na temporada passada, e o experiente Marlon, de passagens pela seleção brasileira, que estava no voleibol russo, os opostos Rivaldo, ex-Maringá, e Bergamo, ex-UFJF, e os ponteiros Dante Trevisan e Willian Reffatti, ex-UFJF e Voltaço.

Confira como está o elenco do Bento Vôlei/Isabela:

Levantadores:  Marlon, Rodrigo Rivoli e Pedrinho
Opostos: Rivaldo e Bergamo
Centrais: Henrique, Giovanni, Renato e Zé Ricardo
Ponteiros: Dante Trevisan, Ocampo, Temponi e Reffatti
Líberos: Daniel Rossi

 

Texto: Bruno Kaehler – Toque de Bola

Fotos: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br

 

 

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


21 set 2017
Tupi pode ter até quatro desfalques. Aílton receita “guerrear e batalhar demais para conseguir o objetivo”

20 set 2017
Tupi fecha treino. Fortaleza em Sampa. Marcelo apita. Ingressos, gramado, reconhecimento, recepção. Veja o diário da decisão

20 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

19 set 2017
Com vídeo! Evaldo anula Éder, domina, toca para os companheiros e emenda: “Tupi tem totais condições de reverter”

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.