01 out 2015

Veja elencos dos participantes da Superliga 2015/2016



Com início programado para novembro, a Superliga Masculina de Vôlei 2015/2016 já possui os 12 participantes definidos e com elencos finalizando as disputas dos estaduais na preparação para o torneio nacional. De vaga assegurada com exclusividade ao Toque de Bola, o Juiz de Fora Vôlei, ex-UFJF, terminou o Campeonato Mineiro na lanterna com elenco formado por jovens da base e novidades no voleibol brasileiroO técnico, Alessandro Fadul, e a direção, seguem na busca por reforços. Depois do oposto Ricardo Faccin, mais quatro nomes foram apresentados.

 

Participantes da Superliga

Ao todo, 12 equipes disputarão a próxima temporada da principal competição do vôlei brasileiro: Sada Cruzeiro (MG), Sesi (SP), Funvic/Taubaté (SP), Minas Tênis Clube (MG), Montes Claros Vôlei (MG), Vôlei Brasil Kirin (SP), Lebes/Gedore/Canoas (RS), Voleisul/Paquetá Esportes (RS), Copel Telecom/Maringá Vôlei (PR), Bento Vôlei/Isabela (RS), São José dos Campos (SP) e Juiz de Fora Vôlei (MG).

  Elencos  

Tricampeão da Superliga, o Sada Cruzeiro manteve sua base vitoriosa, mas vê o Funvic/Taubaté, contratar em peso e despontar como um dos favoritos aos títulos da temporada. A equipe paulista, no entanto, ainda não tem a nova parceria com o São Paulo Futebol Clube garantida para a Superliga. Equipes como o Sesi-SP, Montes Claros e Vôlei Brasil Kirin também passaram por mudanças no elenco e prometem confrontos em alto nível, mesmo caso do São José dos Campos, que anunciou medalhões do vôlei, se destacando no vai-e-vem.

Equipe celeste mantém base campeã da Superliga 2014/2015 e encorpa elenco com jovens

Equipe celeste mantém base da Superliga 2014/2015 e encorpa elenco com jovens campeões da Superliga B

 

Confira abaixo como estão os elencos das principais equipes de vôlei do país:

Sada Cruzeiro

O tricampeão da Superliga Masculina de Vôlei apostou novamente na renovação da equipe vitoriosa para a temporada 2015/2016. Os atletas William, Wallace, Fillipe, Leal, Éder, Isac, Serginho e o canadense Winters estenderam o vínculo com o clube celeste por mais uma temporada sob o comando do argentino Marcelo Mendez. Será a sétima temporada do técnico à frente do time mineiro.

Com as saídas do oposto PV e central Douglas Cordeiro, o time de Belo Horizonte planeja ainda dar maior espaço aos jovens da base que conquistaram o título da Superliga B em 2015.

Confira como está o elenco do Sada Cruzeiro:

Levantadores: William, Fernando Cachopa e Cristiano
Opostos: Wallace e Alan
Ponteiros: Leal, Filipe, Winters, Kadu, Leozinho e Rodriguinho
Centrais: Isac, Éder, Éder Levi e Pedrão
Líbero: Serginho e Vanderson

Sesi-SP

Elenco do Sesi-SP sofreu as perdas de Lucarelli e Riad

Elenco do Sesi-SP sofreu as perdas de Lucarelli, Riad e Lucão, mas repôs com Sidão, Thiago Alves e Gustavão

O vice-campeão da Superliga na temporada passada perdeu alguns de seus principais atletas, mas também contratou nomes de peso. Com a permanência de Marcos Pacheco no comando da equipe, o Sesi-SP começou com as renovações de jovens do grupo (Thiaguinho, Rafa Araujo, Aracaju, Alisson, Fabio e Douglas Souza). Na sequência, segurou dois pilares do projeto, Murilo e Serginho, além de renovar com o oposto Theo e contratar o ponteiro Thiago Alves e centrais Gustavão e Sidão, com passagem pelo clube anteriormente.

O Sesi-SP, no entanto, não contará com o ponteiro Lucarelli e central Riad, que assinaram com o Funvic Taubaté, e o central Lucão, que acertou transferência para o Modena, da Itália, mesma equipe do levantador Bruninho.

Confira como está o elenco do Sesi-SP:

Levantadores: Thiaguinho e Vinhedo
Opostos: Theo e Rafa Araujo
Ponteiros: Murilo, Thiago Alves, Alisson, Fabio e Douglas Souza
Centrais: Sidão, Gustavão, Aracaju
Líbero: Serginho

 

Funvic Taubaté

Uma das grandes novidades oficializadas para a temporada 2015/2016 da Superliga foi a parceria entre a equipe do Vale do Paraíba e o São Paulo Futebol Clube, que pode não seguir na principal competição de vôlei do país. A empresa Capes (Centro de Apoio Profissionalizante Educacional Social) entrou como parceira do clube do Morumbi no acordo com Taubaté e está com o repasse financeiro atrasado, desde julho, num contrato que dura dez meses.

Embalados pela então parceria com o Tricolor Paulista, dois nomes de Seleção Brasileira foram anunciados para o elenco taubateano: o ponteiro Lucarelli e o central Riad. Além deles, já integram o grupo outros jogadores que vestem a amarelinha, casos do líbero Felipe, o ponteiro Lipe e o levantador Rapha. A equipe segue com Cezar Douglas como treinador, mas com um elenco totalmente reformulado.

O oposto canadense, Gavin Schmitt, chegou a ser anunciado pelo clube, mas o acerto foi cancelado. A decisão foi notificada em entrevista do diretor de Taubaté, Ricardo Navajas: “Não temos como pagar”. A Prefeitura seguirá custeando as despesas da equipe taubateana, com valores que giram em torno de R$ 150 mil por mês.

Ex-JF Vôlei, o central Ialisson e o ponteiro Japa assinaram com o Funvic/Taubaté/São Paulo. Além deles, houve ainda a contratação do central Otávio, que defendeu o Minas Tênis Clube na última Superliga. Uma das estrelas da equipe na temporada passada, o ponteiro Dante acertou sua transferência para o São José Vôlei.

Confira como está o elenco do Funvic Taubaté/São Paulo:

Levantadores: Rapha e Pedro
Opostos: Leozão
Ponteiros: Lipe, Lucarelli, Japa e Ricardo Júnior
Centrais: Deivid, Otávio, Ialisson, Riad e Mesa
Líberos: Diego e Felipe Lourenço

 

Lucarelli (esquerda) e Riad já vestiram a camisa com o escudo do Tricolor Paulista

Lucarelli (esquerda) e Riad: craques chegaram a usar uniforme com o escudo do Tricolor Paulista

Minas Tênis Clube

A equipe surpresa da última Superliga apostará novamente no poder de sua formação. Ainda assim, alguns nomes de destaque em 2014/2015 já possuem permanências confirmadas. O técnico Nery Tambeiro, o oposto Escobar, o levantador Everaldo, o central Flávio e o ponteiro Bruno Canuto acertaram a renovação com a equipe mineira, mantendo a base da última edição da Superliga. Quem também segue na equipe são os centrais Nicolas e Pétrus e o líbero Lucianinho.

O cubano Raidel Delgado Gonzalez teve sua contratação oficializada pelo Minas. O ponteiro de 27 anos tem como característica marcante a força de ataque e passagens pela seleção caribenha. O jogador estava no Al Shabab, de Dubai, nos Emirados Árabes. O elenco também contará com jogadores da base.

 

Quem não segue no time é o jovem central Otávio, que assinou com o Funvic Taubaté.

 

Levantadores: Everaldo
Opostos: Yadrian Escobar e Leozão
Centrais: Flávio, Pétrus e Lindomar
Ponteiros: Bruno Canuto, Raidel Delgado, Willian e Thiago Vanole
Líberos: Lucianinho e Victor

Montes Claros Vôlei

O Pequi Atômico, como é popularmente chamado por seus torcedores, é outra equipe que vem se reforçando em peso para a Superliga. Foram mantidos apenas três jogadores do elenco da temporada passada: o central Thiago Salsa, o líbero Gianzinho e o levantador Índio. A principal contratação da equipe mineira foi a do campeão olímpico em Atenas (2004), André Nascimento.

Além do vitorioso oposto de 36 anos, nomes como o do levantador ex-JF Vôlei, Rodrigo Ribeiro, do central sérvio Milan Celic, e do oposto Wanderson foram anunciados pela diretoria. Marcelinho Ramos segue no comando do time montes-clarense.

Confira como está o elenco do Montes Claros Vôlei:

Levantadores: Rodrigo Ribeiro e Índio
Opostos: André Nascimento, Wagner e Wanderson
Centrais: Salsa, Milan Celic, Maycon Leite e Rafael Martins
Ponteiros: Kadu, Renan Purificação, Juninho e Bob
Líberos: Kachel e Gianzinho

Ídolo do voleibol mundial, mineiro André Nascimento é um dos pilares da nova equipe de Montes Claros

Ídolo do voleibol mundial, mineiro André Nascimento é um dos pilares da nova equipe de Montes Claros

Vôlei Brasil Kirin

A equipe campineira é outra do Estado a já ter confirmado o elenco para 2015/2016. De contrato renovado, o técnico Alexandre Stanzioni conta com sete reforços: o central Maurício Souza, ex- Funvic Taubaté, o líbero Thiago Bendle, ex-Ziober/Maringá, os ponteiros Lucas Lóh, que estava no voleibol polonês, Piá, ex-Ziober/Maringá, Ygor Ceará, ex-Montes Claros, e o romeno Olteanu, que estava jogando na Itália, e o levantador e capitão da Seleção Argentina, Demian Gonzalez, ex-UPCN, que chegou inclusive a realizar amistosos contra a Federal no início da temporada passada.

O time do interior paulista ainda renovou com atletas que se destacaram na campanha de 2014/2015, caso do oposto Wallace e dos centrais Vini, Luizinho e Michael.

O Vôlei Brasil Kirin não parou por aí. Fora das quatro linhas, a equipe ainda acertou parceria com nova fornecedora de material esportivo, a Kappa, e lançou novo distintivo.

Confira como está o elenco do Vôlei Brasil Kirin:

Levantadores: Demian Gonzalez e Jotinha
Centrais: Vini, Luizinho, Michael e Maurício Souza
Ponteiros: Olteanu, Lucas Lóh, Ygor Ceará e Piá
Opostos: Baiano e Wallace
Líberos: Pará e Thiago Brendle;

Elenco de 2015/2016 do Brasil Kirin (Foto: Divulgação)

Elenco de 2015/2016 do Brasil Kirin (Foto: Divulgação)

São José dos Campos

Por ter finalizado a Superliga Masculina de Vôlei 2014/2015 na penúltima posição, o time do interior paulista teve que vencer um torneio classificatório para conquistar vaga na próxima edição do campeonato nacional entre os dias 30 de julho e 1° de agosto.

A principal novidade da equipe de São José dos Campos foi o acerto com o experiente ponteiro Dante, ex-Funvic/Taubaté. Além do jogador multicampeão, o time paulista se reforçou com outros grandes nomes do voleibol nacional: o líbero Mario Júnior e o oposto Lorena.

Chegaram ainda ao time do Vale do Paraíba o argentino Christian Poglajen, que estava no Montes Claros, o experiente Diogo, que disputou a última Superliga pelo Ziober/Maringá e o central José Jorge Souza Santos Júnior, de 27 anos, que estava no voleibol argentino. O jogador, mais conhecido por Júnior, foi destaque da UPCN, de San Juan, onde ficou por cinco anos. O grupo será comandado por Leonardo Carvalho, outra cara nova no elenco que segue em formação.

Confira como está o elenco do São José Vôlei:

Centrais: Alberto, Everton, Athos e Junior
Opostos: Lorena, Alemão
Ponteiros: Dante, Hugo Hamacher, Christian Poglajen, Diogo
Levantadores: Rodriguinho
Líberos: Mário Júnior e Matheus Andrade

Dante deixou Taubaté para reforçar a equipe de São José na próxima temporada

Dante deixou Taubaté para reforçar a equipe de São José na próxima temporada

Lebes/Gedore/Canoas

O central campeão olímpico pela Seleção Brasileira, Gustavo Endres, anunciou aposentadoria e passou a integrar a diretoria da equipe gaúcha. Em processo de renovação para a temporada 2015/2016, o primeiro reforço anunciado foi o novo comandante, Marcelo Fronckowiak. Destaque na temporada passada pelo então Vôlei UFJF, o meio de rede Victor Hugo, o Pirulito, fechou com o Vôlei Canoas, assim como os ex-companheiros da equipe mineira, Henrique Batagim, ponta, e Tarcísio Guinter, central.

Os meios Matheus, ex-Ziober/Maringá, e Rafael, ex-Voleisul, o levantador Sandro, que estava no Vôlei Brasil Kirin, e os pontas Mineiro, ex- São José, e Ary, ex-Brasil Kirin, também acertaram. Foram oficializadas ainda as renovações dos líberos Palotti e Jeffe, do ponteiro Alê e do levantador Evandro. A última contratação da equipe que mira o Campeonato Gaúcho e Superliga 2015/2016 foi o ponteiro Léo Caldeira, de 32 anos, com carreira fora do país. O jogador estava no Besiktas, da Turquia.

Confira como está o elenco do Vôlei Canoas:

Levantadores: Sandro e Evandro
Centrais: Victor Hugo, Matheus, Rafael e Tarcísio Guinter
Ponteiros: Alê, Ary, Batagim, Bruno Borghetti, Mineiro e Léo Caldeira.
Opostos: Dennis
Líberos: Palotti e Jeffe

 

Voleisul/Paquetá Esportes

Com orçamento mais modesto, a equipe de Novo Hamburgo (RS), que segue sob o comando do experiente Paulo Roese, anunciou nomes de destaque no voleibol nacional para encorpar o elenco, como o do experiente central Acácio, de 37 anos, ex-Montes Claros, do ponteiro Andre Lukianetz, que atuou nas duas últimas temporadas pelo Al Ain e Al Saad, dos Emirados Árabes, e recentemente do ponteiro Samuel, prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, pela Seleção Brasileira.

Confira como está o elenco do Voleisul/Paquetá Esportes:

Levantadores: Bernardo, Rafa Almeida e Maurício
Opostos: Franco e Renan
Ponteiros: Samuel, André Lukianetz, Mão, Jonatas e Composto
Centrais: Acácio, Satiro, Robinho e Nicolas
Líberos: Thales e Bitello

 

Copel Telecom/Maringá Vôlei

O elenco paranaense foi apresentado com novidades que vão dos integrantes ao nome da equipe. Com a perda do patrocinador master da temporada passada, a cidade abraçou o clube presidido pelo levantador campeão olímpico, Ricardinho, em busca de apoio e uma nova parceria foi anunciada, agora com a Copel Telecom. Além da manutenção do treinador argentino, Horacio Dileo, e da comissão técnica de 2014/2015, cinco atletas também permanecem: os levantadores Ricardinho e Thiago Gelinski, o líbero Rogerinho, o central Mudo e o oposto ex-JF Vôlei, Luan.

Entre as novidades, destaque para o oposto Edinho, que estava no Montes Claros, o central Ualas, que atuou na UPCN, da Argentina, e os ponteiros Thiago Sens, ex-Funvic/Taubaté, e Tatsuya Fukusawa, que defendia o Panasonic Panthers e conta com mais de 100 jogos pela seleção japonesa.

Confira como está o elenco do Maringá Vôlei:

Levantadores: Ricardinho, Thiago Gelinski e Elder
Opostos:  Luan e Edinho
Ponteiros: Thiago Sens, Tatsuya Fukusawa, Arthur Zayek e Daivid Mota
Centrais: Aureliano, Michel e Ualas
Líberos: Rogerinho e Guilherme Gentil

Bento Vôlei/Isabela

Vice-campeão da Superliga B na temporada passada, o time de Bento Gonçalves (RS) vem finalizando a montagem do elenco para a disputa na elite do voleibol nacional. Campeão olímpico em Barcelona (1992), Paulão foi contratado como treinador da equipe para 2015/2016. Quatro atletas possuem permanências confirmadas: o líbero Daniel, o levantador ex-JF Vôlei, Rívoli e os centrais Giovani e Zé Ricardo.

Ex-Funvic Taubaté, o central Renato foi o primeiro contratado para a temporada 15/16, seguido pelos pontas de 29 anos Lucas Ocampo, argentino ex-Lomas Volley, e Bruno Temponi, brasileiro que estava vestindo a camisa do Revivre Milano, da Itália, pelos levantadores Pedrinho, que vestiu a camisa do São José dos Campos na temporada passada, e Marlon Yared, de passagens pela Seleção Brasileira, que estava no voleibol russo, os opostos Rivaldo, ex-Maringá, e Bergamo, ex-JF Vôlei, e os ponteiros Dante Trevisan e Willian Reffatti, ex-JF Vôlei e Voltaço.

Uma das principais novidades gaúchas vem de fora das quadras. A diretoria do Bento Vôlei anunciou plano de sócio-torcedor para a temporada, apostando na força das arquibancadas para a consolidação na elite do voleibol brasileiro.

Confira como está o elenco do Bento Vôlei/Isabela:

Levantadores:  Marlon, Rodrigo Rivoli e Pedrinho
Opostos: Tuba, Rivaldo e Bergamo
Centrais: Giovanni, Renato e Zé Ricardo
Ponteiros: Dante Trevisan, Ocampo, Bruno Temponi e Willian Reffatti
Líberos: Daniel Rossi

 

 

Texto: Bruno Kaehler – Toque de Bola, com informações dos clubes, do site Espaço do Vôlei e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)

Fotos: Divulgação

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Uma Resposta to “Veja elencos dos participantes da Superliga 2015/2016”

  1. Cássia regina Meneze
    21/01/2016 às 15:37

    Por favor,
    por onde anda o técnico Ricardo Navaja?

    Obrigada

    Cássia

Deixe uma resposta

Notícias


22 jan 2018
Clínica com Zico no Maracanã une diferentes gerações em torno do sonho do futebol. Veja fotos

22 jan 2018
Tem de 10 a 16 anos e que jogar futebol? É levar a chuteira e conferir a agenda da semana na Faefid-UFJF

21 jan 2018
Virose no Carijó? Dirigente admite possibilidade, mas não quer usar como desculpa

19 jan 2018
Futebol do Baeta apresenta Comissão Técnica para Módulo 2 e admite que está atrasado

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse