25 set 2015

Segunda Semana Paralímpica é considerada sucesso pela Secretaria de Esporte e Lazer em Juiz de Fora



A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora promoveu, por meio do Departamento de Lazer e Exercício Físico, a Segunda Semana Paralímpica de 2015. O evento foi realizado entre 14 e 19 deste mês e contou com a participação de 109 paratletas de diferentes instituições e de várias cidades da região. A competição foi considerada sucesso pelos organizadores, que destacam a empolgação dos participantes. Animados, já começam a planejar a sexta edição da Semana Paralímpica, agendada para o primeiro semestre de 2016.

Para o chefe do Departamento de Lazer e Exercício Físico, Abemar Tadeu, a Segunda Semana Paralímpica “foi extremamente proveitosa. Observamos um grande crescimento, sobretudo no atletismo, com destaque para as participações de paratletas de Lima Duarte e Rio Novo. Em outras modalidades, tivemos representantes de Guarani, Piau, Matias Barbosa e Coronel Pacheco. Além disso, registramos grande melhora nos índices, o que mostra o desenvolvimento dos paratletas, nos motiva a começar a planejar a Primeira Semana Paralímpica de 2016 e nos faz sonhar com a participação de um número maior de cidades, inclusive de outros estados.”

A supervisora de Esporte Adaptado da SEL, Karla Belgo, também ressaltou a melhora na performance dos participantes e a descoberta de paratletas com “altas habilidades esportivas”. Ela destaca, ainda, a satisfação de realizar o evento: “Nada foi mais gratificante do que o sorriso largo, o brilho nos olhos e alegria dos participantes durante a realização das provas e ao receberem suas medalhas. Foi emocionante”.

Segunda Semana Paralímpica: mais de 100 atletas em atividade

Segunda Semana Paralímpica: mais de 100 atletas em atividade

Destaques por modalidade

No primeiro dia de competição, segunda-feira, 14, ocorreram as partidas de futebol paralímpico, com destaque para as atuações de Pablo Crovato, Luiz Felipe Reis e Gustavo Richard Reis, artilheiros com quatro gols marcados. Na terça-feira, 15, ocorreram as provas de natação na piscina do Sport Club. A organização da competição destacou as participações de Welson Oliveira (50 metros borboleta), Leonardo Miquéias (50 metros livre), Jhonas Rômulo (50 metros costas) e Sarah Ilydia (50 metros borboleta). A bocha paralímpica foi a atração da quarta-feira, 16. As duplas Anservis Ribeiro/Lucas Trindade e Gonçalves Domingos Ávila/Cassyano Jacinto tiveram as melhores atuações.

O polybat teve disputas na quinta-feira, 19, no ginásio da SEL. Nesta modalidade, Érico Veríssimo e Romerito Batista foram os destaques. Sexta-feira, 18, ocorreram as provas de atletismo na pista da UFJF. Os seguintes atletas do Programa JF Paralímpico tiveram os melhores desempenhos: Vitória Josiane (100 e 400m – infantojuvenil); Bruno Guedes e Gerson Júnior (ambos nos 400 e nos 1500m); Rosângela Celestino (lançamentos de disco e peso). Destacam-se, ainda, as performances de Raíssa Oliveira (Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque) no salto em distância, Wendel Martins (Escola Municipal Núbia Pereira de Magalhães Gomes – Caic Santa Cruz) também no salto em distância, e Leandro de Souza (Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque) no lançamento da pelota. A última modalidade em disputa foi o goalball. Rosângela Celestino e Maria Luzia Carias marcaram cinco gols cada uma.

Participaram da Segunda Semana Paralímpica de 2015 os seguintes programas e instituições: Programa JF Paralímpico; Programa JF Esporte e Cidadania; Escola Municipal Núbia Pereira de Magalhães Gomes – Caic Santa Cruz; Escola Estadual Maria Ilydia Resende Andrade (Lima Duarte); Apae de Lima Duarte; Escola Estadual Joaquim Delgado de Paula (Lima Duarte); Escola Municipal Pedro Vaz (Lima Duarte); e Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque (Lima Duarte).

 

2309_pjf_semana_sel_1_163835

“Sei o quanto meu filho melhorou”

“Ai de nós se não fosse esse trabalho! Valorizo muito porque sei o quanto meu filho melhorou após o início nas atividades esportivas. Ele faz natação e, agora, o atletismo. É autista e queria se isolar. Corri para os esportes. Melhorou a parte física, principalmente a postura, e também a socialização. Atualmente, ele tem prazer de ver suas fotos no facebook”, comentou Wilma Rocha, mãe de Jader Rocha, enquanto o filho terminava a participação em uma das provas de atletismo da Segunda Semana Paralímpica de 2015.

O atletismo da Semana Paralímpica é cercado de muita expectativa por todos os envolvidos. Com Gedair Reis não é diferente. Atleta muito querido entre os corredores de rua da região, ele participou do evento como guia para deficientes visuais, o que já faz há alguns anos. Apesar de toda a sua experiência, ele não conseguiu segurar a emoção. “É uma via de mão dupla. Quando se pensa que estamos doando, estamos é recebendo. Não tem como eu transmitir o meu sentimento, a minha satisfação. Já faço trabalho voluntário há 15 anos e a minha emoção hoje ao ajudar um atleta de Lima Duarte valeu mais que ouro ou prata”, comentou Reis.

O garoto a que o guia se referia era Robson Geraldo Pires, da Apae de Lima Duarte, fala sobre a ajuda recebida. “Ele me perguntou se batesse palmas eu conseguiria segui-lo. Demorei um pouco para me sintonizar, mas consegui. Foi a primeira vez que corri assim. Percebi que posso correr sem precisar segurar no braço ou no ombro de alguém. Isso é muito importante para mim. Eu posso, eu quero, eu consigo”, revelou Pires, feliz também pela nova amizade que fez.

A delegação de Lima Duarte contou, ainda, com a presença de alunos da Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque. O professor de Apoio à Educação Especial da instituição, Marcelo de Paula, que também foi guia, era só elogios. “A participação está sendo muito produtiva, já que valoriza os alunos especiais. Penso que outras cidades deveriam se espelhar em Juiz de Fora. É um evento muito marcante na vida dos participantes. Ficaram sonhando com o dia da competição”, disse Marcelo, fazendo referência a Carlos Germano, atleta cego: “Participei da corrida de cem metros e cheguei em primeiro lugar. Gostei muito, tanto da corrida como do contato com as pessoas. Que Deus ajude os envolvidos e que, no ano que vem, possamos marcar presença novamente.”

1709_pjf_semana_paralimpica_1_194818

 

Informações e fotos enviadas ao Toque de Bola pela assessoria da SEL

Edição: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


19 set 2017
Com vídeo! Evaldo anula Éder, domina, toca para os companheiros e emenda: “Tupi tem totais condições de reverter”

18 set 2017
Emoção marca abertura da Semana Paralímpica em Juiz de Fora

18 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

16 set 2017
Diretoria do Tupi estuda manter preços promocionais para o jogo de volta

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.