06 set 2015

Felipe e Geraldo desencantam, Tupi bate Caxias por 2 a 0 e inicia “operação acesso”. Veja fotos e classificação



O Tupi é mais líder do que nunca. Com gols de Felipe Augusto, de cabeça, aos 44 do primeiro tempo, e Geraldo, de pênalti, aos 22 da etapa final, o Carijó bateu o lanterna Caxias por 2 a 0 na tarde deste domingo, 6, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

Os gols tiveram um sabor especial, já que os autores marcaram pela primeira vez com a camisa alvinegra na Série C, fazendo do Galo líder isolado do grupo B com 30 pontos, três a mais que o vice, Londrina, e oito para o quinto, Juventude (derrotado na noite de segunda-feira por 4 a 2 para a Portuguesa no complemento da rodada), aproximando ainda mais a classificação matemática juiz-forana. Faltando três rodadas para o fim da fase de grupos, se o campeonato terminasse neste momento o adversário do Tupi nas quartas-de-final seria o América-RN, quarto colocado no Grupo A.

A Comissão Técnica carijó considera a classificação garantida, em função dos confrontos que envolverão alguns concorrentes nas rodadas restantes desta primeira fase. Assim que o árbitro encerrou a partida deste domingo, portanto, o Carijó anunciou o início da “operação acesso”, em busca da sonhada e inédita vaga na Série B do Campeonato Brasileiro em 2016.

  O jogo

Com maior posse de bola no início de partida, o Caxias chegou primeiro em duas oportunidades. Aos 4, Edson cabeceou para defesa de Glaysson e, no lance seguinte, David recebeu livre na entrada da área, mas chutou por cima do gol alvinegro.

A resposta do Tupi veio aos 11, mas de forma precipitada. Em contra-ataque de três carijós contra dois gaúchos, Bruno Aquino optou por chutar de fora da área, sem sucesso. O Tupi acabou crescendo, ameaçando principalmente em bolas paradas, com Marco Goiano. Aos 19, o goleiro Pitol espalmou cobrança fechada do camisa 10. Dois minutos depois, a resposta. Escanteio pela direita de ataque e o zagueiro Jean cabeceou por cima do gol de Glaysson.

Felipe Augusto comemora seu primeiro gol no Carijó (Foto: Léo Comello)

Felipe Augusto comemora seu primeiro gol no Carijó (Foto: Léo Comello)

Felipe usa a cabeça: 1 a 0

Aos 24, a melhor chance da etapa veio em escanteio cobrado por Goiano. A bola desviou na primeira trave e passou por baixo do pé de Felipe Augusto, livre, no segundo pau. Sete minutos depois, o lateral-esquerdo Bruno Ré passou por dois e arriscou de fora da área, passando muito perto da trave esquerda gaúcha.

O gol amadurecia. E saiu quando as duas equipes faziam jogo moroso. Aos 44, Vinicius Kiss, pela direita, efetuou cruzamento preciso para Felipe Augusto, que acertou linda cabeçada, com a bola tocando na trave direita gaúcha e entrando. Fim de jejum do atacante, que balançou as redes pela primeira vez na Série C, levando o Tupi ao intervalo com vantagem no placar.

A segunda etapa começou sem grandes oportunidades de gol, mas com superioridade de posse de bola da equipe mandante. O Caxias parava o Alvinegro com faltas na intermediária e pouco ameaçava a meta juiz-forana. Aos 15 minutos, o atacante camisa 97 do Galo, Geraldo, entrou sob aplausos no lugar de Bruno Aquino. Sete minutos depois, o jogador já justificava sua entrada. Geraldo recebeu na área de costas para o gol e sofreu pênalti do defensor adversário. A torcida pediu e ele mesmo cobrou, balançando as redes e dando tranquilidade ao Tupi na sequência da partida.

Do lado mandante, Carlos Renato e Gabriel Davis ainda substituíram Felipe Augusto e Marco Goiano, mantendo a posse de bola da equipe, que administrou a vitória por 2 a 0 até o apito final.

Leston: “Acredito que o Tupi está classificado”

“Agora você tem que ter um direcionamento. Eu acredito que com os 30 pontos o Tupi está classificado, até porque tem confrontos diretos entre os adversários, então fica complicado para eles nos alcançarem. E agora nós começamos a fazer a “operação acesso”, que não é só o jogo das quartas, é se preparar para ele. Temos que zerar cartões nesses três jogos, preparar quem está vindo de lesão para lá na frente ter todos em condições para conseguir o acesso lá na frente”, declarou após a vitória o treinador Leston Júnior.

  Sem “inhaca”

Felipe Augusto, titular em toda a campanha do Tupi nesta Série C, assinalou o seu primeiro gol com a camisa alvinegra e admitiu que estava ansioso para balançar as redes: “Eu vinha tentando há vários jogos tirar essa “inhaca”. Falava com os meus companheiros que todo jogo que passava eu ficava mais ansioso. Mas eu acho que o gol saiu na hora certa, porque era um momento do jogo em que não tínhamos nos encontrado em campo e o Kiss conseguiu fazer um belo cruzamento. Fui feliz na cabeçada”.

  Sem vaidade

O camisa 11 ainda destacou a união do grupo e enalteceu o pensamento coletivo da equipe, que não prioriza o individual: “A união do grupo é importante demais. Na nossa equipe não tem ninguém vaidoso. Se tiver que sair para entrar outro jogador para melhorar o jogo, ninguém vai fazer biquinho. Nossa equipe tem essa qualidade importante que é ninguém ser vaidoso e dar a oportunidade para o companheiro se ele estiver pedindo passagem”, declarou Felipe Augusto.

Acabou o “caô”

Embalado pelo grito da torcida carijó, o camisa 97, Geraldo, entrou no lugar de Bruno Aquino, sofreu  pênalti e converteu, dando números finais ao confronto: “Foi um jogo difícil contra uma equipe que veio para o tudo ou nada. Agora é continuar trabalhando para conquistar o acesso. O nosso time é muito aguerrido. Entrei para tentar mexer com o brio da nossa equipe e graças a Deus consegui fazer o meu primeiro gol com a camisa do Tupi”, comemorou.

  Beto Campos: “Temos que continuar”

O treinador do Caxias-RS, Beto Campos, lamentou a derrota diante do Tupi, mas mantém a esperança na permanência da equipe do Sul do País na Série C: “Os profissionais que aqui estão têm demonstrado uma força de vontade muito grande e temos que continuar, enquanto tivermos condições matemáticas de escapar, mas não tem acontecido. Fizemos um primeiro tempo muito bom, mas tomamos um gol no final. No segundo tempo, tivemos que ir mais para frente, tivemos mais uma vez um jogador expulso e aí acabamos sofrendo outro gol”, analisou.

Veja a sequência das fotos do pênalti que sacramentou a vitória na partida:

Geraldo, camisa 97, sogreu o pênalti e converteu, fazendo 2 a 0 para o Tupi sobre o Caxias

Geraldo, camisa 97, sofre o pênalti

Tupi x Caxias 3 11995569_922994911106445_57080213_n

Geraldo (97) comemora o segundo gol do Tupi diante do Caxias-RS

Geraldo (97) comemora o segundo gol do Tupi diante do Caxias-RS

Tupi x Caxias 11997022_922998007772802_1025343872_n

Ficha Técnica – Tupi 2 x 0 Caxias

TUPI: 1-Glaysson; 2-Osmar, 3-Sidimar, 6-Fabrício Soares e 4-Bruno Ré; 5-Genalvo, 8-Felipe Alves, 7-Vinicius Kiss e 10-Marco Goiano (17-Gabriel Davis); 11-Felipe Augusto (19-Carlos Renato) e 20-Bruno Aquino (97-Geraldo).

CAXIAS: 1-Marcelo Pitol; 2-Bebeto, 3-Jean, 4-Laerte e 6-Matheus; 5-Baiano, 7-Packer (13-Dener) , 8-David, 10-Leo (16-Negueba) e 11-Diego Torres (18-Laécio); 9-Edson.

Cartões amarelos:

Tupi – Sidimar e Marco Goiano

Caxias – Laerte e Negueba

Cartão vermelho:

Caxias – Davi

Público pagante: 1185 pessoas

Público total: 1283 pessoas

Renda: R$15.840,00

Resultados do Grupo B no fim de semana

Sábado, 5:

Madureira-RJ 0 x 0 Guarani-SP

Guaratinguetá-SP 2 x 1 Londrina

Domingo, 6:

Brasil-RS 2 x 2 Tombense

Tupi 2 x 0 Caxias-RS

Segunda-feira, 7:

Portuguesa 4 x 2 Juventude

Classificação (se preferir, clique para ampliar)

Sem título

 

Olho no regulamento

Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para a segunda fase em confrontos de cruzamento olímpico entre os grupos (1°A x 4°B, 2°A x 3°B, 1°B x 4°A e 2°B x 3°A). Os semifinalistas garantem o acesso para a Série B 2016 e os dois piores de cada grupo são rebaixados.

Art. 13 – Em caso de empate em pontos ganhos ao final da segunda fase, semifinal e final, o desempate será efetuado observando-se os critérios abaixo, aplicados à fase:

1º) maior saldo de gols;

2º) maior número de gols assinalados no campo do adversário;

3º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.

  • 1º – A disputa de pênaltis, quando aplicável, deverá ser iniciada em até 10 (dez) minutos após o encerramento da partida de volta.
  • 2º – Caso 02 (dois) clubes de uma mesma cidade joguem as duas partidas no mesmo estádio, o qual será considerado neutro, não será aplicado o item 2º do presente artigo, para efeito de desempate.

Art. 14 – Para a segunda fase os 02 (dois) clubes melhores colocados em cada grupo na primeira fase farão a segunda partida como mandantes; na terceira e quarta fases os mandos de campo dos jogos de volta pertencerão aos clubes que obtiverem sucessivamente:

  1. a) maior número de pontos ganhos em toda a competição (soma das fases);
  2. b) maior saldo de gols em toda a competição (soma das fases).

Parágrafo único – Caso os 02 (dois) clubes tenham empatado em ambos os critérios, os mandos de campo serão determinados através de sorteio público, a ser realizado pela DCO, para cada fase, não sendo permitido acordo entre clubes para a não realização do sorteio.

Clique aqui e leia o regulamento da Série C completo

Próxima rodada

Grupo A

Sábado,12

16h: ASA-AL x Salgueiro – Municipal de Arapiraca

19h: Botafogo-PB x Vila Nova – Almeidão

Domingo, 13

16h: Águia de Marabá x Icasa – Zinho de Oliveira

16h: Cuiabá x América-RN – Arena Pantanal

19h: Fortaleza x Confiança-SE – Castelão

Grupo B

Sábado, 12

11h: Madureira x Brasil de Pelotas – Conselheiro Galvão

16h: Tombense x Guaratinguetá – Antônio de Almeida

Domingo, 13

16h: Juventude x Tupi – Alfredo Jaconi

19h: Londrina x Caxias – Estádio do Café

Segunda, 14

20h30: Guarani x Portuguesa – Brinco de Ouro

Texto e reportagens:

Bruno Kaehler – Toque de Bola, e Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias

Fotos: Léo Comello

O Toque de Bola é administrado por www.mistoquentecomunicacao.com.br

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


21 set 2017
Tupi pode ter até quatro desfalques. Aílton receita “guerrear e batalhar demais para conseguir o objetivo”

20 set 2017
Tupi fecha treino. Fortaleza em Sampa. Marcelo apita. Ingressos, gramado, reconhecimento, recepção. Veja o diário da decisão

20 set 2017
Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador: resultados e próximos jogos

19 set 2017
Com vídeo! Evaldo anula Éder, domina, toca para os companheiros e emenda: “Tupi tem totais condições de reverter”

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.