11 abr 2015

No embalo de quatro vitórias em seis provas, Stopa mira Olimpíadas e tem novo desafio em Paraty



Quarta melhor brasileira no ranking mundial e 78ª no geral, a ciclista juiz-forana Roberta Stopa irá participar da XTerra MTB Cup, em Paraty (RJ), no domingo, 12. Está será a sétima prova dela em 2015. Das seis competições disputadas, duas foram de ciclismo e quatro de mountain bike, e Stopa conquistou quatro títulos. Ela está na disputa pela vaga para representar o Brasil nas Olimpíadas de 2016, embora não esteja disputando provas fora do País.

  Para disputar vaga, Stopa precisa estar entre as três melhores

Roberta está cotada para representar o Brasil nas Olimpíadas em 2016, mesmo sem atuar em disputas fora do Brasil e somar pontos preciosos na luta por uma vaga entre as três melhores do país. A ciclista explica como funciona o ranking mundial e como as vagas são conquistadas: “O ranking olímpico tem um ciclo de dois anos, com início em 25 de março de 2013 e termina em 25 de março de 2016. As pontuações das três melhores atletas de cada país são contadas e o somatório delas define a posição na classificação. Os países que ficam do primeiro ao quinto lugar têm direito a ter duas representantes nas Olimpíadas, já os que ficam do sexto ao décimo tem direito a uma atleta. O Brasil hoje está em 10º lugar. Sou a quarta melhor atleta brasileira no ranking e preciso estar entre as três melhores para estar apta à seleção da Confederação Brasileira de Mountain Bike (Cbmtb), que ainda não definiu qual critério será utilizado na escolha da representante nacional nas Olimpíadas. Estamos buscando melhorar a colocação do país no ranking mundial para termos direito a mais uma vaga. Se não conseguirmos ficar entre as dez melhores nações, o Brasil tem uma vaga garantida por ser o país-sede”, declarou

  Prova em Paraty já é conhecida

Em Paraty, prova que ela já participou no ano passado, Stopa busca um resultado mais expressivo, já que em 2014 teve muitos problemas com seus equipamentos. Além disso, o principal objetivo é a preparação para as provas com pontuação convertida para o ranking olímpico.

  Início de ano com pódios

Logo em janeiro, no dia 25, Roberta Stopa ficou em segundo lugar no Desafio Tour do Rio, na modalidade ciclismo de estrada. Um mês depois, veio a primeira conquista do ano, em competição de mountain bike, o MTB Series Race, realizado em Ipiabas (RJ). A atleta juiz-forana, também em fevereiro, estreou em uma prova 24 horas, com a equipe Brou Team, que terminou com o primeiro lugar da Brasil Ride 24h.

 

Quatro título em seis provas disputadas em 2015. (Foto: Blog Roberta Stopa)

Roberta Stopa: Quatro título em seis provas disputadas em 2015. (Foto: Blog Roberta Stopa)

 Após sétimo lugar, mais títulos

Em março, a primeira etapa do Circuito internacional de Mountain Bike (Cimtb) ocorreu em Araxá (MG). A prova, com pontuação para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI), reuniu atletas de fora do País e Stopa conseguiu a sétima colocação geral. A competição foi dividida em três etapas (XCT, XCC e XCO).

Depois da participação na primeira etapa do Cimtb, Roberta conquistou duas vitórias em sequência. A primeira foi na Marathon Cup, prova com percurso de 54 km, e a segunda, na Copa Big Mais, em Governador Valadares.

Atleta juiz-forana sonha disputar Olimpíadas em 2016 (Foto: Blog Roberta Stopa)

Atleta juiz-forana sonha disputar Olimpíadas em 2016 (Foto: Blog Roberta Stopa)

 Resultados até março de 2015 

25/01 – Desafio Tour do Rio – SPEED – VICE-CAMPEÃ
22/02 – MTB Series Race – MTB – CAMPEÃ
28/02 – 24 Horas Revezamento – MTB – CAMPEÃ
08/03 – CIMTB #1 – MTB – 7ª COLOCADA
22/03 – Marathon Cup #1 – MTB – CAMPEÃ
29/03 – Copa Big Mais #1 – MTB – CAMPEÃ

 

Fotos: divulgação


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

16 nov 2017
Saiu a tabela! Tupi encara Cruzeiro e América fora de casa logo no início do Campeonato Mineiro

16 nov 2017
Intercolegiais: professor Tidinho comemora brilho do Jesuítas no vôlei. Veja fotos e nomes de todos campeões

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.