11 dez 2013

STJD marca julgamento do Vasco para dia 13 e da Lusa no dia 16



  O Superior Tribunal de Justiça Desportiva vai julgar na próxima na próxima segunda-feira, 16 (e não quarta-feira, 18, como havia sido divulgado inicialmente) o processo envolvendo a escalação supostamente irregular do meia Héverton, da Portuguesa, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Caso o tribunal confirme que o jogador atuou de forma irregular, o Fluminense será salvo do rebaixamento. Já a Portuguesa cairá para a segunda divisão. Já o julgamento do jogo Atlético Paranaense x Vasco será nesta sexta-feira, 13. O cruz-maltino quer a impugnação da partida.

A suposta irregularidade

  Héverton foi punido na sexta-feira, 6, pelo STJD com duas partidas de suspensão pela expulsão na partida contra o Bahia. Ele já tinha cumprido uma suspensão automática e não poderia enfrentar o Grêmio, no último domingo, 8. Se a Portuguesa for rebaixada no tapetão, uma virada de mesa poderá ocorrer no próximo Brasileiro. O time paulista ameaça entrar na Justiça Comum.

  A Portuguesa encerrou o Campeonato Brasileiro na 12ª colocação, com 48 pontos. Se o STJD punir o clube, o time do Canindé perderá quatro pontos (três pela infração e um conquistado no campo) ficando assim com 44. Já o Fluminense terminou o torneio com 46 pontos, no 17º lugar.

Portuguesa argumenta

  Depois de o vice-presidente da Portuguesa, Roberto dos Santos, dizer que a utilização irregular do meia Héverton contra o Grêmio foi causada por uma falha de comunicação – ou do STJD ou do advogado que representou o clube, Osvaldo Sestário, responsável pelo departamento jurídico da próxima gestão, que assume em janeiro, tentou incriminar o Fluminense, que seria beneficiado pela possível punição da Lusa.

  “O Héverton poderia ter jogado. É muito fácil: quando o tribunal notifica? No primeiro dia útil, que seria na segunda-feira. Se o julgamento foi na sexta, ele poderia jogar no domingo – disse Orlando Cordeiro de Barros, futuro vice jurídico do clube, que apresentou-se para dar entrevista coletiva no Canindé munido de um documento que, segundo ele, é capaz de provar que o Fluminense cometeu a mesma irregularidade”, disse o advogado da Lusa.

  Flamengo também será julgado e pode cair

  A procuradoria do STJD também vai oferecer denúncia contra o Flamengo. O clube escalou o lateral esquerdo André Santos supostamente de forma irregular. Na sexta, 6, ele foi suspenso por uma partida pela expulsão na final da Copa do Brasil, mas enfrentou o Cruzeiro, no sábado, 7.

O jogador ficou de fora do jogo seguinte da final (diante do Vitória), mas, no entender do Tribunal, a sua ausência no Barradão não contou como suspensão. Para o Tribunal, a punição só conta depois do julgamento em competições diferentes. O jogo com o Cruzeiro terminou empatado por 1 a 1.

  Caso seja punido, o Flamengo não será rebaixado porque a Portuguesa entrará no seu lugar. O time da Gávea encerrou o Brasileiro na 11ª colocação, com 49 pontos. Se perder os quatro pontos (três de punição e um obtido no campo), os cariocas vão ficar com 45 pontos, na 16ª posição.

  Porém o clube rubro-negro pode cair se o Vasco conseguir os pontos da partida contra o Atlético-PR. A equipe cruzmaltina também entrou na justiça devido confusão entre as torcidas de ambos os times no último domingo. Se ao menos uma das punições para Portuguesa ou Atlético-PR acontecer, o Flamengo poderia ficar com 45 pontos e ser ultrapassado por um de seus rivais do Rio.

Julgamento marcado

    O STJD  marcou o julgamento de Vasco e Atlético-PR para esta sexta-feira, 13. O Vasco foi denunciado duas vezes no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens na praça de desporto, além de atirar objetos no gramado.

  O Atlético Paranaense foi denunciado em três artigos (191, 211 e 213), as federações paranaense e catarinense foram denunciadas no artigo 191, por deixar de manter o local indicado para a realização da partida com infra-estrutura necessária a assegurar a plena garantia e segurança para a sua realização e o árbitro no artigo 261-A (deixar o árbitro, auxiliar ou membro da equipe de arbitragem de cumprir as obrigações relativas à sua função).

  Os dois clubes correm o risco de perder até 20 mandos de campo e de ainda receberem uma multa de R$ 100 mil.

Texto com informações de agências


Voltar

3 Respostas to “STJD marca julgamento do Vasco para dia 13 e da Lusa no dia 16”

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse