14 nov 2013

Juiz de Fora é sede do Troféu Capoeira 2013



A partir desta sexta-feira, 15, Juiz de Fora vai receber o “Troféu Capoeira 2013”. O Encontro Nacional de Capoeira é organizado pela Revista Capoeira, com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora.

  Serão três dias de atividades, reunindo os principais nomes da capoeira do Brasil no ginásio da UFJF, entre eles, Luís Roberto “Beto” Simas capoeirista, modelo e ator brasileiro conhecido também como Mestre Boneco, que foi professor de capoeira da atriz Halle Berry quando esta se preparava para o papel de mulher gato no filme de 2004.

  Em Juiz de Fora os principais mestres de capoeira já confirmaram sua participação como Mestre Pinheiro, Mestre Israel, Mestre Paulo Elias, Mestre Kiko e Mestre Gato. A entrada será 1Kg de alimento não perecível a ser doado para instituições de caridade do município.

Competição

  No sábado, 16, a partir das 15h, será realizado o Campeonato Troféu Capoeira no Ginásio Esportivo da UFJF. As competições individuais nas categorias Biribinha (2 a 5 anos), Pré-mirim (6 a 8 anos), Mirim (9 a 11 anos), Infantil (12 a 15 anos), Juvenil (16 a 19 anos), Adulto (acima de 20 anos).

  Os atletas terão oportunidade de participar das modalidades de saltos, solos e acrobacias, além do Festival de Música. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site da Revista Capoeira e na abertura do evento, agendada para esta sexta-feira, às 12 horas, no Ginásio da UFJF.

 Premiações

  O Troféu Capoeira 2013 vai premiar as melhores apresentações individuais em diferentes ritmos da capoeira a serem definidos pelos Mestres presentes. Não serão permitidas atitudes de agressão intencional. Caso isso ocorra, o participante será desclassificado. Será analisado o jogo livre da capoeira com suas tradições, técnicas e fundamentos. Nas apresentações individuais “Adulto”, os primeiros destaques “feminino” e “masculino” serão respectivamente “Ela é bonita e é ligeira” e “O menino é bom, bate palmas pra ele” da edição da Revista Capoeira número 21. Haverá também premiação em todas as categorias das apresentações.

  O Troféu Capoeira tem como proposta enfatizar a força da capoeira, esporte genuinamente brasileiro, que traz inúmeros benefícios aos seus praticantes. O objetivo é proporcionar um forte intercâmbio entre capoeiristas de diferentes regiões do Brasil. Dentro da sua programação, destacam-se: palestras, cursos, Festival Individual (masculino e feminino), Festival de Música, Festival de Saltos, apresentações culturais e muita vivência na capoeira. O evento é aberto a todos os praticantes e simpatizantes da Capoeira do Brasil.

 Programação

 Dia 15 de Novembro (sexta-feira)

Local: Ginásio Esportivo da UFJF

12h: Credenciamento, inscrições e entrega de material

13h30 às 17h30: Cursos com certificados

Módulo 04: Capoeira Angola: Mestre Meinha / Mestre Paulo Elias

Módulo 05: Berimbau – Fundamentos e toques: Mestre Israel e Professor Pardal

Módulo 06: Capoeira Contemporânea – Mestre Catitu / Mestre Kall

17h30: Palestras: A saúde na Capoeira; Capoeira na Escola; e A Capoeira e as Políticas de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial

Dia 16 de Novembro (sábado)

Local: Ginásio Esportivo da UFJF10h às 12h: Cursos com Certificados

Módulo 02: Capoeira Contemporânea – Mestre Niltinho / Mestre Tucano Preto

Módulo 03: Capoeira Contemporânea – Mestre Gibbi / Mestre Capixaba

14h: Apresentação dos convidados e Show de Capoeira

14h30h: Aula recreativa com as crianças – Mestre Hulk

15h – Campeonato Troféu Capoeira – Competições

19h – Festival de Música

20h – Roda com os Mestres

Dia 17 de Novembro (domingo)

Local: Concha Acústica UFJF

10h: Integração/Apresentação de Capoeira

11h: Aulão aberto com Mestres de Juiz de Fora e convidados

12h: Papoeira com Mestres e Personalidades

13h: Entrega de Premiação/Encerramento

 Informações enviadas ao Toque de Bola pela assessoria de comunicação da SEL

 

 

 

 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 nov 2017
Basquete dos Intercolegiais: conheça todos os atletas campeões e veja as avaliações dos professores

22 nov 2017
JF Vôlei receita “foco e determinação” para buscar reação contra dois adversários diretos na pontuação

20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.