09 ago 2013

Veja relação completa dos atletas de JF que brilharam nos JEMG



Reconhecimento. Esse foi o objetivo da solenidade que homenageou 24 alunos-atletas de Juiz de Fora que representaram a cidade nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Destes, 18 marcaram presença na etapa única do atletismo, realizada de 15 a 19 de julho, em Belo Horizonte. Os demais competiram na etapa estadual, de 29 de julho a 3 de agosto, em Passos, no sul de Minas.

Clique sobre o anexo abaixo para conferir nomes de todos os relacionados para a homenagem:

Homenagem – atletas JEMG

Foram homenageados também os professores que acompanharam os alunos, além de monitores e o coordenador do projeto “Minas Olímpica”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jorge Perrout, além das escolas representadas pelos atletas. Os diplomas foram entregues pelo prefeito Bruno Siqueira, pelo secretário de Esporte e Lazer, Francisco Canalli, e pelos vereadores Isauro Callais, Rodrigo Mattos e Jucélio Maria.

Para Bruno Siqueira, “é fundamental que essa representatividade seja feita da forma como foi executada, com um trabalho esportivo sendo feito da melhor maneira.” Ainda de acordo com o prefeito, “este retorno que os atletas trazem para o município de Juiz de Fora faz com que todos nós possamos nos encher de orgulho, assim como a cidade, os familiares, a nossa comunidade. Tudo isso contribui para que possamos, a cada ano, melhorar, aprimorar e incentivar o esporte na nossa cidade”.

Rodrigo Mattos, que representou a Câmara Municipal na cerimônia, destacou que são alunos-atletas que estão levando o nome e o esporte de nossa cidade para o estado e para o Brasil. “Estas competições, além da disputa, têm um papel social muito importante, que é o de promover a interação entre os alunos de diversas escolas – municipais, estaduais, particulares e federais. Essa interação também é muito importante no desenvolvimento desses atletas”, enfatizou.

O professor da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Jarbas Duque, um dos que acompanharam os alunos na etapa em Passos, reforçou o papel do esporte na formação do adolescente. “É a base do esporte. É da escola que tiramos os atletas na cidade, tanto a nível local, como estadual e nacional, sem contar a formação do cidadão através do esporte, que é uma das principais ferramentas para isso”.

Francisco Canalli ressaltou que essa ação, naturalmente, muda a visão desses alunos-atletas que estão começando uma vida no esporte. “É uma injeção de ânimo, um incentivo, e esse reconhecimento, como para todo ser humano, pode ser o referencial para o avançar deste atleta na sua modalidade específica. Tenho certeza que ações como essas vão beneficiar cada vez mais crianças e adolescentes, para que, em um futuro bem próximo, possamos ter uma representatividade muito maior nos jogos e termos novos destaques nacionais e, quem sabe, até internacionais no esporte”, destacou o secretário.

Homenageados

Chamados primeiramente, os alunos-atletas se mostraram satisfeitos e felizes com a homenagem recebida. Francisco Perrout de Lima, 13 anos, do Colégio dos Jesuítas, conquistou medalha de prata nos 100m módulo 1 (para nascidos entre 1999 e 2001). “É muito legal, já que a gente treina todo dia, e ver o trabalho ser recompensado com a medalha é muito bom”, comemorou o jovem atleta.

Entre os alunos com deficiência (PCD), dois atletas de Juiz de Fora participaram da etapa de atletismo, sendo conquistadas seis medalhas (quatro de ouro e duas de prata). Samuel Januário Mendes, 16 anos, conquistou uma de ouro e duas de prata. Para o atleta da Escola Estadual “Juscelino Kubitschek”, deficiente auditivo, “foi muito bom. Fiquei com vontade de competir mais, apesar de ter ficado cansado. Minha família me ajudou muito. Conquistar as três medalhas foi muito importante para mim”. Outros 16 alunos-atletas também receberam o diploma. Destes, cinco medalhistas de ouro garantiram vaga na etapa nacional de atletismo dos jogos escolares. Os alunos-atletas do módulo 1 vão competir em Natal, entre 5 e 14 de setembro. O módulo 2 terá suas competições em Belém, de 7 a 16 de novembro

Na etapa estadual, Renata Moreira Borges, de 16 anos, do Colégio Apogeu, foi destaque, conquistando três das quatro medalhas locais em Passos. Com uma medalha de prata e duas de bronze, Renata contou estar muito satisfeita. “Foi um esforço muito grande para conseguir chegar na etapa estadual, e estou muito feliz pelas medalhas”, comemorou. Outros cinco alunos-atletas que se classificaram para a etapa estadual dos Jemgs também foram homenageados, além dos times de handebol feminino, módulo 1, da E. E. “Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães”, e do basquete, módulo 2, do Colégio Apogeu. A diretora da E. M. União da Betânia, uma das escolas homenageadas, Gisele Aparecida de Mattos, destacou a importância do incentivo ao esporte na escola. “É muito importante ver os nossos meninos participarem de uma competição estadual. O esporte agrega valores e disciplina, por isso é importante incentivar a prática do esporte pelos alunos”, finalizou.

Texto, informações e quadro com nomes dos atletas enviados ao Toque de Bola pela Assessoria de Comunicação da SEL

Foto: Toque de Bola


Voltar

2 Respostas to “Veja relação completa dos atletas de JF que brilharam nos JEMG”

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse