29 ago 2013

Renato Miranda lança livro sobre a melhoria do desempenho humano aliado ao esporte



  Questões que relacionam a vida cotidiana e o esporte são abordadas no livro “Reflexões do Esporte para o Desempenho Humano”, escrito pelo professor da Faculdade de Educação Física e chefe do Gabinete do Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Renato Miranda.

  capa_renato_miranda_livro_UFJF-714x1024

  A apresentação da obra é feita pelo jornalista da Rede Globo, Tino Marcos, e o posfácio é assinado pelo ex-jogador e técnico Zico. O lançamento será nesta quinta-feira, 29, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). A entrada é gratuita.

  Miranda, que também é especialista em psicologia do esporte e possui uma ampla experiência em orientação sobre prática desportivas, tem como objetivo tornar mais aberto ao grande público o conhecimento sobre hábitos ligados ao esporte e como eles auxiliam a saúde física e mental das pessoas.

  “O que me motivou a escrever foi a vontade de atender uma demanda sobre as produções fomentadas em formato acadêmico que, muitas vezes, não são traduzidas para um linguajar comum, acessível a atletas, pais com filhos iniciando a vida esportiva e até mesmo jornalistas”, explica o professor.

  “Ao longo de quatro anos e meio, escrevi para suprir essa crítica. Bolei uma estratégia para escrever, fazendo uma espécie de filtro, com a ajuda de um amigo jornalista, de modo que os textos ficassem em formato sintético, de fácil acesso, bem ao alcance de todos. Os assuntos tratados estavam em voga na mídia e nos estudados pela Universidade”, declara.

  A influência que temas como estresse, disciplina, concentração, motivação e equilíbrio emocional possuem na melhoria do desempenho humano pessoal e profissional, aliados à qualidade de vida e à prática de exercícios físicos, são trabalhados por toda a obra. Miranda também ressalta que tópicos polêmicos e complexos são citados, com o cuidado de serem observados sob a ótica psicofísica (psicológica e física) que envolvem casos esportivos e o cotidiano humano.

  Na apresentação do livro, o jornalista Tino Marcos reforça a ideia sobre como esses campos se interligam: “Não há experiência física sem experiência psíquica. Os textos de Renato Miranda nos convidam a um mergulho peculiar: os segredos para a formação de um atleta vencedor, meios que permitam alcançar a manifestação da energia mais harmoniosa possível”, relata.

  Em um dos textos da obra, intitulado “Atletas que se divertem ao competir têm melhor rendimento”, Miranda demonstra um viés da sua argumentação. “A competição esportiva afinal existe para preencher uma lacuna de lazer em nossas vidas, para fazer bem às pessoas e tornar o mundo um pouco mais alegre”, comenta.

  “Especulo que a base de tudo isso está, desde a iniciação esportiva, em aceitar o esporte como uma possibilidade que repercute não apenas a vitória em si ou a expectativa de alguém se tornar um atleta profissional, mas no sucesso de utilizá-lo para a formação de um adulto saudável, otimista, ético, sociável e modelo de cidadão”, prossegue no texto.

  Para o professor, o intuito dos mais de cem textos contidos no livro é servir às pessoas. “A ideia do livro é uma espécie de utilidade pública, não apenas voltado aos especialistas da área, mas sim ao público em geral, interessado em esportes, exercícios físicos e bem-estar”, conclui Miranda.

Serviço:

Lançamento do livro “Reflexões do Esporte para o Desempenho Humano” – Editora CRV

29 de agosto, quinta-feira, às 19h

No Museu de Arte Murilo Mendes (Rua Benjamin Constant, 790, Centro)

Texto e informações: Secretaria de Comunicação da UFJF

Fotos:  Divulgação


Voltar

Uma Resposta to “Renato Miranda lança livro sobre a melhoria do desempenho humano aliado ao esporte”

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse