22 maio 2013

André Melo representa JF e conquista vaga para o Nacional



O juiz-forano André Melo conquistou duas medalhas de bronze e dois índices para a Etapa Nacional do Circuito Caixa de natação. O atleta, do Programa JF Paralímpico (classe S6 – deficiente físico), foi o único representante da cidade na  Etapa Regional Centro-Leste do Circuito Brasil Caixa Loterias de Natação, disputada no final de semana, 18 e 19,  em Uberlândia-MG.

André ficou com o bronze nos 100 e 400 metros livre, mas comemorou ainda mais a conquista da vaga para o Nacional em duas provas: 200 metros medley e 400 metros livre.

 A primeira etapa da Fase Nacional, maior evento paralímpico do país, reúne os melhores atletas espalhados por todo o Brasil e é realizado em junho, na cidade de São Paulo.

Regional equilibrado

O Toque de Bola conversou com o medalhista André Melo, que revelou maior dificuldade na Etapa Regional de 2013, em Uberlândia. Para ele, o surgimento de atletas mais novos aumenta o nível da competição e também a busca pelo índice para o Nacional.

“O campeonato deste ano foi muito mais difícil que o do ano passado, porque apareceram atletas novos, mais jovens, deixando bem mais complicado que o Regional do ano passado. Na última edição, consegui até medalha de ouro e um índice e esse ano foram dois bronzes e dois índices. Nas duas provas em que conquistei o índice, tive melhora do meu tempo. Em geral, a competição está ficando cada vez mais difícil”, disse André.

Orgulho de representar Juiz de Fora 

Embalado pelas conquistas no torneio, o atleta de Juiz de Fora não escondeu a alegria por poder levar o nome da cidade para torneios de dimensão como o Regional e o Nacional. O único representante local na disputa em Uberlândia obervou que vários estados foram representados na competição e que Juiz de Fora tinha que marcar presença.

“Para mim essa conquista é muito gratificante porque eu fui o único atleta de Juiz de Fora que foi para o torneio da Caixa. É importante estar lá representando, em uma competição em que estava praticamente o estado de Minas Gerais inteiro, além de Espírito Santo, Brasília, Mato Grosso, nadadores até do Acre. Levar a bandeira da cidade para um lugar como esse foi bacana demais”, destacou o atleta.

Foco: Etapa Nacional

  Com dois índices, André já volta todas as atenções para a Etapa Nacional. A satisfação pela vaga conquistada aumenta a motivação nos treinamentos. “Conversei com o meu treinador, o Gérson, para intensificar os treinamentos para a etapa nacional, que é muito mais disputada”, adiantou o nadador, que admite já estar contente apenas por estar classificado para uma competição de tanto peso.

Por muitas vezes, o índice é mais comemorado do que a própria medalha. A explicação para isso é a dificuldade de alcançar o tempo determinado em cada prova, que garante a vaga para a próxima etapa. André destaca a importância e dificuldade em se conseguir o tempo.

“Para você estar qualificado para a fase nacional precisa fazer determinados tempos, que não são fáceis, pelo contrário, são índices difíceis de serem alcançados. Até mais importante do que pegar uma medalha no regional,  é conseguir fazer o tempo de classificação para o nacional. Alguns atletas conseguiram seis medalhas de ouro no torneio, mas saíram sem nenhum índice, o que mostra a dificuldade”.

Determinação e exemplo

A força de vontade e a superação de limites dos atletas paralímpicos servem como exemplo para todos que já tiveram a oportunidade de acompanhar uma prova. Mas a determinação dos ídolos da natação paralímpica do Brasil serve como motivação para o nadador de Juiz de Fora, que comemora a oportunidade de estar perto de grandes nomes do esporte brasileiro.

“É muito bom chegar ao torneio e ver ídolos brasileiros da natação paralímpica, como Daniel Dias e Adriano Mendonça, que são caras que ganham medalhas em Olimpíadas, que são profissionais mesmo. Em Juiz de Fora, apesar de ter o apoio da Prefeitura, não é nossa profissão, somos atletas amadores. Treinamos todos os dias, mas não com a intensidade que esses atletas da seleção brasileira se preparam. Eu me espelho neles, principalmente no aspecto da dedicação”, finalizou André.

Texto: Igor Rodrigues

Foto: Secretaria de Esportes e Lazer


Voltar

2 Respostas to “André Melo representa JF e conquista vaga para o Nacional”

Deixe uma resposta

Notícias


20 maio 2018
Que fase! Tupi perde a quarta na Série C

19 maio 2018
Missão cumprida! Tupi Futsal traz a vaga e pega o Corinthians

18 maio 2018
Super promoção “Causos IOR”! Saiba aqui como participar

18 maio 2018
UFJF/Asepel volta à cena no Campeonato Mineiro de base

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.