16 mar 2013

Equipe de bocha da SEL participa de festival beneficente



Na sequência da divulgação das modalidades paralímpicas desenvolvidas pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a equipe de bocha do Programa JF Paralímpico fará uma apresentação no 3º Festival Beneficente da Associação de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais (AAPNE). O evento será realizado no domingo, 17, às 15 horas, na quadra do Sport Club Juiz de Fora.

A bocha paralímpica foi adaptada para atender a pessoas com paralisia cerebral e outros tipos de deficiência que apresentam um grau severo de comprometimento motor. Ela pode ser praticada individualmente, em duplas ou em equipes. A partida é realizada com um conjunto de bolas de bocha que consiste em seis azuis, seis vermelhas e uma branca, em uma quadra especialmente marcada, de superfície plana e lisa.

A finalidade principal é a mesma da bocha convencional, ou seja, encostar o maior número de bolas na bola-alvo (branca). As vertentes deste jogo vão do lazer e recreação ao mais alto nível de competição e está, neste âmbito, reconhecido pelas entidades oficiais de nível mundial. No Brasil, o esporte é administrado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande).

Para o secretário de Esporte e Lazer, Francisco Canalli, “esta é uma oportunidade da população juiz-forana tomar conhecimento das possibilidades de práticas esportivas direcionadas para pessoas com algum tipo de deficiência”.

 Programa JF Paralímpico

O Programa JF Paralímpico tem como objetivo oferecer e oportunizar a prática de modalidades paralímpicas para pessoas com deficiência, despertando o potencial atlético e esportivo deste público, tendo como foco o trabalho de iniciação esportiva (base) e a formação de equipes para representar a cidade em competições regionais e nacionais, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida, autonomia e autoestima para estas pessoas. Além da bocha, o Programa JF Paralímpico oferece a prática de natação e goalball. Em breve novas modalidades paralímpicas serão inseridas.

 Texto, foto e informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer 


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


22 jan 2018
Clínica com Zico no Maracanã une diferentes gerações em torno do sonho do futebol. Veja fotos

22 jan 2018
Tem de 10 a 16 anos e que jogar futebol? É levar a chuteira e conferir a agenda da semana na Faefid-UFJF

21 jan 2018
Virose no Carijó? Dirigente admite possibilidade, mas não quer usar como desculpa

19 jan 2018
Futebol do Baeta apresenta Comissão Técnica para Módulo 2 e admite que está atrasado

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse