13 nov 2012

Juiz de Fora sedia Etapa Estadual dos Jogos de Minas até domingo



Nesta quarta-feira, 14, às 20h30, no ginásio Francisco Queiroz Caputo, ocorre a cerimônia de abertura da Etapa Estadual dos Jogos de Minas, mas já na parte da manhã têm início os duelos. A competição vai até domingo, 18, e neste período, serão cerca de 2200 atletas de 55 cidades em quadra. Por ser anfitriã, Juiz de Fora terá representes nas quatro modalidades em disputa – Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei – tanto no masculino, quanto no feminino. Confira os representes de JF na competição estadual e suas expectativas.

Leia também:
Jogos de Minas: 2200 atletas esperados em JF. Veja as tabelas
UFJF em busca do bi no Vôlei dos Jogos de Minas. Antes, participação em três eventos
Judô de alto nível nos Jogos de Minas: veja entrevista exclusiva com Ketleyn Quadros

Basquete Feminino – Projeto Basquetebol do Futuro/Olímpico

No Basquete feminino, caberá às meninas do Projeto Basquetebol do Futuro (PBF/Olímpico) defender o nome de Juiz de Fora na competição estadual, o que elas têm feito com muita competência nos últimos anos. Segundo o técnico Sérgio Rodrigues, o objetivo é repetir o desempenho das edições anteriores.

“Nos últimos seis anos, nos mantivemos entre os três primeiros. Foram três terceiros, dois segundos e um título. A expectativa é nos mantermos entre os três. É claro que o fato de jogar em casa favorece. Trata-se de uma competição desgastante. Tem a viagem, os atletas dormem mal, comem mal e isso reflete muito mais nos últimos jogos, que geralmente são os mais pesados. Em casa, a capacidade de recuperação é melhor e isso ajuda muito. Vamos tentar manter essa escrita de terminar entre os três primeiros e tentar se campeão”, explica o técnico Sérgio Rodrigues, que também treina a equipe masculina de Basquete. Segundo ele, os principais adversários são Uberaba e Montes Claros.

Elenco do PBF/Olímpico: Ana Paula, Ana Mirian, Camila, Bianca, Raquel, Verônica, Aline, Ariane, Cristiane, Thiara, Vanessa e Luísa. Técnico: Sérgio Rodrigues.

A equipe do PBF/Olímpico estreia nesta quarta-feira, 14, às 18h, contra Conselheiro Lafaiete, no ginásio poliesportivo do Sesi. Integram a chave de Juiz de Fora (A) João Monlevade e Teófilo Otoni.

Basquete Masculino – Instituto Vianna Júnior

No Basquete masculino, Juiz de Fora será representada pelo Instituto Vianna Júnior. Para o coordenador técnico da equipe, Guilherme Facio, a meta inicial é chegar entre os quatro primeiros.

“A princípio, a nossa meta é passar da primeira fase e chegar entre os quatro primeiros. Temos a pretensão de chegar a final. Não sabemos o que pode acontecer, depende muito das equipes que vamos enfrentar. Mas acredito que temos condições reais de chegar em uma boa colocação. Nossa equipe é constante há vários anos, tem uma base, justamente o contrário do que ocorre em outras cidades. É uma equipe de Juiz de Fora. É difícil saber como as equipes adversárias estão vindo para os Jogos de Minas. O Minas é um adversário forte vindo com a equipe principal ou não. Acredito que seja o favorito ao título. Acredito que o time de Itaúna também venha com um time forte. São João-del Rei, Viçosa e Ubá: conheço os três times e são fortes”, analisa Facio.

Elenco do Instituto Vianna Júnior: Carlos Filipe, Márcio Moreira e José Henrique Casarim (armadores); Lawrens Makkai, Edvaldo Tomé, Wagner Costa, Guilherme Facio, Rodrigo, Iago Fortini (laterais); Felipe Amaral, Eduardo Schwin, Igor Luna, Marcos “Monstro” (pivôs). Técnico: Sérgio Rodrigues.

O Instituto Vianna júnior estreia nesta quarta-feira, 14, às 18h, no Sport, contra Ipatinga. Também estão na Chave A Ubá e Conselheiro Lafaiete. Clique no link abaixo e confira a tabela do torneio de Basquete nos naipes masculino e feminino.

Tabela-Estadual-BASQUETEBOL

Handebol – ADJF/Instituto Vianna Júnior

Time feminino da ADJF é o segundo mais vitorioso do estado (Foto: Divulgação)

Juiz de Fora é uma das principais cidades no Handebol de Minas Gerais. Tanto que a equipe masculina da Associação Desportiva de Juiz de Fora (ADJF) é a maior vencedora dos jogos: são dez títulos. O time feminino só perde em número de conquistas para Além Paraíba. Por isso, segundo o coordenador técnico da ADJF, Carlos Dias, essas duas equipes são sempre consideradas favoritas.“As nossas duas equipes estão entre as melhores do estado nos últimos anos. O time masculino é o atual bicampeão mineiro e dos Jogos de Minas. O feminino é campeão mineiro e vice dos Jogos de Minas. Por isso, entramos sempre como favoritos. Não sei como será jogar em casa, já que crescemos muito nas viagens, quando ficamos todos concentrados e juntos. Desta vez, cada um vai ficar em sua casa. Acho que podemos perder um pouco em concentração”, pondera Dias. Mesmo assim, ele acredita que a ADJF vai fazer, mais uma vez, uma boa participação na competição estadual.Elenco da ADJF/Instituto Vianna Júnior (Masculino): Plínio, Thiago, Flávio, Felipe, Guilherme, Evandro, Pedro Panda, Gláucio, Pablo, Coca, Rafael, Edinho, Fabrício, Tatão e Samuel. Técnico: Carlos Dias.

A estreia do time masculino será contra São Lourenço, nesta quarta-feira, 14h, na Faculdade de Educação Física da UFJF. Também estão na Chave C Ipatinga e Montes Claros.

Elenco da ADJF/Instituto Vianna Júnior (Feminino): Dayane, Flávia, Letícia, Patrícia, Leila, Fabíola, Lê, Amanda, Aline, Tuany, Laura, Leila Santos, Dani, Fernanda e Natália. Técnico: Carlos Dias.

Estreia da equipe feminina também será nesta quarta-feira, 14, mas às 18h30, contra Montes Claros, na Faculdade de Educação Física da UFJF. Os outros adversários da primeira fase são Lavras e Manhuaçu. Clique no link abaixo para conferir a tabela do torneio de Handebol nos dois naipes.

Tabela-Estadual-HANDEBOL

Vôlei Masculino

A equipe de Vôlei da UFJ vai representar Juiz de Fora nos Jogos de Minas, quando tentará o bi-campeonato da competição. Para o técnico Maurício Bara, o importante é representar a cidade: “Sempre participamos e valorizamos os JIMI e é um orgulho representar a cidade mais uma vez, além de uma oportunidade para brigar por mais um título”. Os principais adversários na competição serão o Minas e o Uberlândia, times que a UFJF enfrentou no Campeonato Mineiro. A Federal joga contra o Minas Tênis Clube/Belo Horizonte na quarta, 14, contra Conceição do Mato Dentro na quinta, 15, e contra Governador Valadares na sexta, 16. Todos os jogos ocorrem às 19h, no Ginásio da Faefid, na UFJF. Se a UFJF passar para as semifinais, o jogo será sábado, 17, às 16h, contra o 1º colocado da chave C (Itanhandu, Uberaba ou Buritizeiros). A grande final acontece no domingo, 18, às 14h. A disputa da terceira colocação será às 12h.

UFJF quer o bicampeonato diante de sua torcida (Foto: ETC Comunicação)

Elenco da UFJF: Aureliano, Clinty, Danilo Gelinski, Fábio Paes, Filipe, Hugo, Japa, Juninho, Luan, Lucão, Ricardinho, Robinho, Tatinho, Victor Hugo e Wanderson. Técnico: Maurício Bara.

Vôlei Feminino

No Vôlei feminino, a equipe do Instituto Vianna Júnior será a representante da cidade. Para reforçar o time, quatro jogadores de Barbacena foram inscritas na competição. Segundo a jogadora Érika Freitas, o grupo juiz-forano encontrou algumas dificuldades na preparação para os Jogos de Minas, mas ela espera que tudo seja superado dentro de quadra.

“A gente sempre espera o melhor, mesmo tendo caído na chave mais difícil. Vamos buscar o melhor dentro de quadra, superando as nossas limitações. A gente buscou se empenhar, mas não conseguimos ter todas as jogadoras durante os treinamentos. Mas, quando conseguíamos nos reunir, os treinamentos renderam. Uberlândia e Belo Horizonte são os principais adversários. Montes Claros também tem tradição, mas não sabemos como está”, observa Érika.

Elenco do Instituto Vianna Júnior: Cátia Pedrosa, Fabíola Pedrosa. Priscila Waidt, Fernanda Soares, Adriana, Camila Araújo, Joseane, Louise, Joseane, Érika Freitas.

Juiz de Fora estreia no torneio de Vôlei feminino dos Jogos de Minas nesta quarta-feira, 14, às 18h, contra o Mackenzie Esporte Clube, de Belo Horizonte, no Clube Bom Pastor. Os outros adversários na primeira fase são Montes Claros e Uberlândia. Clique no link abaixo e veja a tabela de Vôlei.

Tabela-Estadual-VOLEI

Futsal feminino

Segundo a treinadora da equipe que tem a responsabilidade de levar o nome de Juiz de Fora no torneio de Futsal feminino, Thaís Tales, o principal adversário é a falta de apoio. Ela revela que, diante dos problemas enfrentados , o mais importante é uma participação honrosa nos Jogos de Minas.

“Nós ganhamos a fase microrregional e de lá para cá passamos muito aperto. Ficamos quase três meses sem treinar. Uma escola particular cedeu a quadra para a gente, mas quando chove não podemos treinar. Acredito no talento individual das jogadoras. Estamos treinando apenas há dois meses. Vamos cumprir a nossa parte e jogar com alegria. Me dou por satisfeita de fazer uma boa primeira fase. Se der para ir para a semifinal, ótimo! Mas quero que elas mostrem que sabem jogar. Quero que elas sintam-se satisfeitas. Estamos indo porque gostamos do esporte. E isso é o mais importante”, revela.

Equipe: Fernanda, Taiane, Michele, Rafaela Aline, Rafaela Alves, Mila, Juliana, Cristina, Daiane, Jéssica e Katlen. Técnica: Thaís Tales.

A equipe de Futsal de Juiz de Fora estreia nos Jogos de Minas contra Uberaba, às 18h30 desta quarta-feira. Ouro Branco e Ipatinga são os outros adversários da primeira fase.

No Futsal masculino, o time do Clube Bom Pastor, treinado por Sérgio Maraes, será JF. A estreia será às 16h desta quarta-feira, 14, no Tupynambás, contra Pompeu. Os outros adversários são Brumadinho e Francisco Sá. Confira a tabela no link abaixo.

Tabela-Estadual-FUTSAL

Texto: Thiago Stephan


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


20 nov 2017
Com títulos e recordes, CRIA-UFJF brilha nos Jogos Escolares da Juventude

17 nov 2017
Rodrigo Rezende é 27º lugar no Mundial de Ginástica de Trampolim na Bulgária

16 nov 2017
Saiu a tabela! Tupi encara Cruzeiro e América fora de casa logo no início do Campeonato Mineiro

16 nov 2017
Intercolegiais: professor Tidinho comemora brilho do Jesuítas no vôlei. Veja fotos e nomes de todos campeões

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.