29 ago 2012

Professor da UFJF convidado para a Academia Brasileira de Treinadores



Com o objetivo de melhorar o desempenho brasileiro nos Jogos Olímpicos, entre eles o do Rio de Janeiro, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou, recentemente, a criação da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), da qual vai fazer parte o chefe do Departamento de Desportos da Faculdade de Educação Física da UFJF, Jeferson Vianna. Ele foi o único profissional de Minas Gerais convidado neste primeiro momento. A ideia do COB é usar o conhecimento de doutores das universidades brasileiras para melhorar o desempenho dos técnicos e, consequentemente, dos atletas. No último dia 22, Vianna participou de reunião na sede do comitê, quando foi revelada a intenção de construir dois centros de treinamento, ambos no Rio de Janeiro.

De acordo com o professor da UFJF, três modalidades serão o foco inicial da ABT: Atletismo, Natação e Ginástica Artística, principalmente pelo número de medalhas que esses esportes distribuem nas Olimpíadas. “Inicialmente, a preparação vai ocorrer junto aos treinadores de Atletismo, Natação e Ginástica Artística. Eles vão ser submetidos a um curso de 750 horas, sendo que 160 horas serão dedicadas a estágios com os principais treinadores do mundo. O COB vai investir pesadamente nisso e melhorar a preparação dos nossos treinadores. Eles querem que os doutores das universidades que trabalham com pesquisa dentro da área fiquem com a co-responsabilidade de preparar melhor nossos treinadores visando o aprimoramento dos atletas”, explicou Vianna

Segundo o professor, a escolha das modalidades também está relacionada aos resultados obtidos nos Jogos de Londres, quando Atletismo e Natação ficaram aquém das expectativas do comitê. “Normalmente, nos Jogos Olímpicos existem 750 medalhas em disputa, sendo que 150 vêm do Atletismo e 104 da Natação. Só nestas duas modalidades são 254. E o Brasil, juntando as duas, conseguiu apenas duas medalhas. Então, se a gente conseguir trabalhar melhor a preparação dos treinadores e, consequentemente, o aprimoramento de nossos atletas, há uma possibilidade de melhora. A meta do COB é o Brasil entrar e ficar entre os Top 10 nos próximos anos”, revelou Vianna.

No projeto, o professor da UFJF vai trabalhar ao lado de técnicos medalhistas olímpicos, caso de José Roberto Guimarães e Bernardinho, além de psicólogos, sociólogos, médicos, fisiologistas e outros profissionais de Educação Física. Vianna ficará responsável por ministrar a disciplina “Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo”.

Novos Centros de Treinamento

No último dia 22, o pesquisador da Faculdade de Educação Física participou de reunião no COB, quando foi revelada a construção de dois grandes centros de treinamentos, ambos no Rio de Janeiro. Também existe a previsão de, posteriormente, o COB investir na criação de centros de excelência em outras partes do Brasil. Os investimentos seguiriam o modelo adotado na Inglaterra, que teve impacto direto no quadro de medalhas dos jogos olímpicos.

“Confidenciaram que estão montando dois grandes centros de treinamento no Rio de Janeiro no Cefan [Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes] e na Urca. Estão investindo pesado e possivelmente vão criar outros centros de excelência pelo Brasil. Verificaram o efeito disso na Inglaterra. Foram construídos oito grandes centros de treinamento, onde atletas e treinadores ficavam permanentemente trabalhando junto com pesquisadores para desenvolver as atividades. Viram quanto isso foi importante em relação ao quadro de medalhas e ao número de finais que os atletas ingleses participaram. A proposta é começar com esses dois pilotos no Rio de Janeiro”, disse Vianna, que vai ministrar seu módulo presencial em outubro.

Texto: Thiago Stephan


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


14 dez 2017
JF Vôlei recebe Corinthians-Guarulhos pela última rodada do turno. Veja panorama completo da Superliga

13 dez 2017
Confira o ranking atualizado da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador

11 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora: resultados e galeria de fotos

09 dez 2017
Copa Zico Verão Juiz de Fora é atração no Centro de Futebol Zico. Com novidades extra-campo!

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse