04 jul 2012

De olho na Copa e nas Olimpíadas, Prefeitura cria o GOL



O prefeito Custódio Mattos assinou, na tarde desta terça-feira, 3, o decreto que cria o Grupo de Organização Local de Juiz de Fora e Região (GOL JF e Região) para os megaeventos esportivos, sua estrutura organizacional e competências. Custódio ressaltou que a criação do grupo é mais uma estratégia da Administração para que Juiz de Fora seja Centro de Treinamento (CT) para os eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos. “Este é o fruto de um trabalho grande que estamos desenvolvendo há dois anos, com discrição, e ponto de partida para muito trabalho daqui para frente.” Custódio lembrou, ainda, do sucesso do município, que sediou, em 2010, os Jogos Pan-americanos Escolares. “Pela primeira vez, nossa cidade foi sede de jogos internacionais. Fomos exemplo de competência e receptividade. Para os megaeventos, trabalhamos isoladamente até onde podíamos. Agora, é esforço de todos nós.”

Na oportunidade, o prefeito mostrou o caderno de apresentação de Juiz de Fora e região que foi enviado à Casa Brasil, em Londres, onde estarão centralizadas as informações das cidades escolhidas pela Fifa como possíveis locais de treinamento das delegações na Copa 2014. “Como outros grandes sonhos, não há garantia de sucesso. Pedimos a todos que mergulhem também no projeto e façam ser realidade. Vamos mostrar nosso tamanho, a gentileza, harmonia, o clima, a cultura de nossa cidade”, disse o prefeito.

O evento, no anfiteatro do prédio sede da Prefeitura de Juiz de Fora, contou com a presença dos secretários de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, André Zuchi, e de Esporte e Lazer, Renato Miranda; do presidente do Conselho de Turismo, Gustavo Lemos; do ex-prefeito de Matias Barbosa, Joaquim Nascimento; do proprietário do Haras Morena, José Luiz Magalhães; do secretário de Cultura e Turismo de Matias, Ricardo Sartini; do delegado chefe da Polícia Federal, Cláudio Dornelas; além de representantes de entidades públicas e privadas.

O secretário de Esporte e Lazer ressaltou que, em 2009, com a criação da Secretaria pelo prefeito Custódio Mattos, surgiram os desafios de internacionalizar a cidade pela chegada dos megaeventos esportivos. “Hoje, as condições gerais da cidade são muito boas. Depois de arrumar a casa, setores e sociedade se aproximam para ações mais contundentes que visam angariar seleções para Juiz de Fora e região.”

O secretário André Zuchi explicou a importância de maximizar o legado deixado pelos megaeventos para incrementar a economia local e regional e desenvolver o setor de turismo na cidade. “Juiz de Fora tem vocação no segmento de negócios e eventos. Como polo regional, os eventos esportivos trarão oportunidades de negócios e geração de empregos. Temos pela frente um trabalho gigantesco e promissor”, afirmou.

A gestora do Núcleo de Turismo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SPDE), Danielle Feyo, explica que o GOL surgiu pela necessidade de multiplicar os resultados das competições esportivas. “Foi uma forma de pensar além dos centros de treinamento, para preparar a cidade de forma estratégica, integrando institucionalmente a cidade e região para os megaeventos esportivos. Agora é esporte e turismo trabalhando juntos. De um lado, a avaliação das condições técnicas e, do outro, a preocupação em receber bem, expondo a cidade em uma vitrine mundial”, ressalta.

Coordenados pelo prefeito, assessorados pelas gerências de Estruturação Esportiva e Turística em JF, e integrados com a sociedade, cinco núcleos – Promoção Institucional; Comunicação; Jurídico; Infraestrutura e Serviços; e Logístico – trabalharão na promoção, execução e avaliação de questões relacionadas aos megaeventos. Ao todo, 56 entidades de Juiz de Fora e região estão envolvidas.

A primeira reunião do GOL aconteceu na última semana, quando representantes das prefeituras e entidades do Turismo e do Esporte contribuíram para a conclusão da proposta. O próximo encontro será para definir e assinar uma portaria de participação das instituições nos núcleos de trabalho.

Texto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora


Voltar

Deixe uma resposta

Notícias


25 abr 2018
Copa Prefeitura Bahamas de Futsal: resultados do Boletim 7

24 abr 2018
Série C: Tupi perde seis posições e recebe Operário-PR sábado

24 abr 2018
Mais uma do Toque de Bola: baixe o seu wallpaper do acesso do Baeta!

23 abr 2018
Simão revela que Ademilson não disputaria Módulo 2 e garante artilheiro na Primeira

+ notícias

Toque de Bola

O primeiro portal exclusivo de esportes de Juiz de Fora cresceu rápido! Lançado oficialmente em janeiro de 2011, o Toque de Bola conquistou milhares de seguidores também nas redes sociais. Estamos no Instagram, no face, no Twitter. Informação dinâmica, com credibilidade e agilidade.


Acesse

error: Conteúdo protegido.